Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Medicine 101

AlvinhoRJ

Posts Recomendados

Taels, psoríase ungueal é bem comum? tipo, nunca vi ninguém com isso a vida inteira

Vocês identificaram a patologia através dos sintomas ou por causa do uso de corticoides? o por que ele cuida de pássaros sem usar luvas?

Amanda, essa na nuca não sai de jeito nenhum? as outras sairam...

nem sai... já usei bastante coisa, as outras qdo eu usava a pomada amenizava um pouco mas só foi sumir quando eu já tinha perdido as esperanças e não tava mais usando nada hahaha mas na nuca é bem leve mesmo, só umas poucas placas. mas não sai nem por reza braba

O caso dele é raro, no qual a psoríase praticamente só se manifesta nas unhas. Psoríase acontece em menos de 5% da população.

No caso dele, as lesões estavam bem sugestivas de psoríase. Não precisava nem pensar em micose de unha. A reação de corticoide foi só um fator que somou pontos para o diagnóstico. Já a questão dos pássaros não tem muito a ver, mas pode causar outras doenças de pele.

No exame físico a professora até fez um procedimento chamado "Curetagem metódica de Brocq" no cotovelo do paciente, que tinha uma lesão de psoríase, para mostrar que a pele no local da lesão se descamava como uma vela, e que após a descamação ocorriam pontos de sangramento, que é um sinal claro de psoríase. Porém ela explicou que, se fosse uma consulta normal, ela não faria aquilo, pois a certeza era grande demais.

caso92_g5.jpg

o meu cotovelo e joelho eram parecidos, só que menos

mas mesmo assim é horrível, é que nem vc disse, fica descamando e se vc tenta "arrancar" as placas, sangra. mas o meu da nuca não descama quase nada, são mais as placas mesmo. mas se eu tiro as placas dá pra ver direitinho como elas são, é tipo casquinha de ferida só que branca/bege

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

Eu também já tive, saíram nos braços e pernas e um pouco no rosto. Hoje já não tenho mais, na época a médica receitou um creme que usei só por uns 3 meses e me indicou tomar sol. Não sei se há relação do sol ou da vitamina D sobre a psoríase, se alguém souber responder...

Lembro da médica ter dito que a flutuação de sentimentos (tristeza, depressão) podem desencadear isso, sei lá se é verdade

Não pra ver nada aí, Amanda.

Link para o comentário

Eu também já tive, saíram nos braços e pernas e um pouco no rosto. Hoje já não tenho mais, na época a médica receitou um creme que usei só por uns 3 meses e me indicou tomar sol. Não sei se há relação do sol ou da vitamina D sobre a psoríase, se alguém souber responder...

Lembro da médica ter dito que a flutuação de sentimentos (tristeza, depressão) podem desencadear isso, sei lá se é verdade

Ah ;/ é que o cabelo cobre mesmo, mas é bem pouco

No rosto nunca tive, mas deve ser horrivel

Link para o comentário

o meu cotovelo e joelho eram parecidos, só que menos

mas mesmo assim é horrível, é que nem vc disse, fica descamando e se vc tenta "arrancar" as placas, sangra. mas o meu da nuca não descama quase nada, são mais as placas mesmo. mas se eu tiro as placas dá pra ver direitinho como elas são, é tipo casquinha de ferida só que branca/bege

Sangra porque há um alongamento das papilas dérmicas (com vasos superficiais) e afinamento da epiderme logo acima das papilas... Então ao tentar tirar as placas, logo se chega à papila dérmica alongada, que tem vasos sanguíneos superficiais que se rompem. Ver a imagem:

1048885-1108072-1079.jpg?n=3792

Microfotografia da psoríase. (1) Hiperqueratose (excesso de queratina) e paraqueratose (presença de núcleos em células queratinizadas superficiais), (2) neutrófilos na epiderme, (3) adelgaçamento da epiderme sobrejacente à papila dérmica, (4) vasos sanguíneos próximos à epiderme, e (5) cristas interpapilares alongadas. Cortesia de Richard Crawford, MD, Universidade de British Columbia, Divisão de Dermatologia.

Fluações de humor costumam afetar grande parte das doenças auto-imunes, mas nem todos respondem de forma sensível a essas variações.

Link para o comentário

Caso 8

Sra. Olinda, de 68 anos, procurou a dermatologia se queixando de coceira intensa que começou nas costas e se extendeu por todo o corpo. Quando questionava o que fazia para lidar com essas lesões, Sra. Olinda relatou tomar 3 banhos por dia, sabonete por todo o corpo, passar álcool no corpo após o banho e usar hidratante com perfume assim que termina de se secar. Sra. Olinda, além das coceiras, relatou ser portadora de diabetes, ter hipertensão e colesterol alto. Além disso, tem labirintite, rinite e sinusite. Já teve câncer de mama e foi tratada com quimioterapia e mastectomia. Sra. Olinda aparentava estar aflita por causa da coceira, tão intensa que provocava lesões sangrentas.

Ao exame físico, Sra. Olinda apresentava pele bastante seca. Nas costas, região que mais coçava, havia pápulas e placas inchadas e escurecidas, espessadas, ulceradas, descamando e com cascas de coágulos, estes últimos resultantes da coceira intensa. A parte de trás de seu sutiã inclusive estava manchado de sangue devido a uma crise de coceira recente.

À parte das regiões machucadas, as placas tinham este aspecto:

img0054.jpg

Devido ao comportamento e aspecto das lesões, Sra. Olinda foi diagnosticada com Dermatite atópica e Líquen simples crônico.

Dermatite atópica é uma doença pruriginosa (gera coceira) de origem desconhecida. É caracterizada por coceira, lesões eczematosas (inflamadas), pele seca e espessamento das regiões acometidas. Dermatite atópica tem uma prevalência grande e crescente no mundo. É caracterizada como atópica (caracterizada pela produção de anticorpos contra proteínas ambientais), assim como certos tipos de alergias, asma e rinite alérgica.

Líquen simples crônico é um espessamento da pele de grau variável que acomete áreas sujeitas a arranhões ou esfregaços contínuos, portanto não é um processo primário, e sim uma consequência de outro processo nem sempre conhecido (no caso, provavelmente a dermatite atópica, mas não necessariamente). Tensões emocionais em sujeitos predispostos tem um papel provável na indução da sensação de coceira, levando a um tipo de coceira que é auto-perpetuativo (a coceira aumenta quanto mais se coça). Essa possível influência de fatores psíquicos, lesões primárias e a intensidade da coceira influenciam na lesão e severidade do líquen simples crônico.

Além da conduta medicamentosa para esse tipo de doença, Sra. Olinda foi orientada a diminuir a quantidade de banhos por dia, não passar álcool na pele e não passar sabonete no corpo todo (só nas áreas principais), pois cada um desses fatores sozinhos já contribuem para a pele seca, que tem naturalmente um limiar de coceira menor (quem tem pele seca se coça mais). Banhos muito frequentes, álcool e muito sabonete lavam a gordura natural que a pele produz, que a protege de agentes externos e a hidrata. O próprio fato de Sra. Olinda ser idosa já contribui para o ressecamento da pele. Sra. Olinda também foi orientada a não usar hidratante com perfume, pois o perfume (assim como algumas outras substâncias presentes em certos hidratantes) podem gerar coceira em pacientes com dermatite atópica.

Nenhuma das outras queixas de Sra. Olinda tinham relação com suas doenças de pele.

Editado por Taels
Link para o comentário

@Taels: "Sra. Olinda, além das coceiras, relatou ser portadora de diabetes, ter hipertensão e colesterol alto. Além disso, tem labirintite, rinite e sinusite. Já teve câncer de mama e foi tratada com quimioterapia e mastectomia. Sra. Olinda aparentava estar aflita por causa da coceira, tão intensa que provocava lesões sangrentas."

OMG :ohno02:

Essa macumba que fizeram pra ela foi forte mesmo hein! tá loko.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...