Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tenho um primo de 10 anos com Coxa Vara e Joelho Valgo. Tratamento tá rolando faz tempo, mas ele tem altura de um garoto de 6 anos.

Minha vó percebeu o problema logo após o nascimento do guri (!). Mas como não foi tratado logo, ele parece o Forrest Gump.

Publicidade

Postado

Hoje tivemos 3 casos, sendo 2 raros. Hoje a noite posto um raro (e adiciono a parte da fimose no caso 6), e vou postando os outros casos no decorrer da semana pro pessoal conseguir acompanhar.

Sim, ela tem esquizofrenia grave, com distúrbios psíquicos grandes que se mostraram evidentes no relato.

ok, errei no 'leve' hehehe

se você visse o documentario que assisti ontem na aula

sobre capitalismo, você ia ter um treco

é chocante

os abatedouros de animais, as granjas de pintinhos

os caras matam a sangue frio

nos matadouros, sangram o boi vivo (porque o coração precisa bombear o maximo de sangue que puder) de ponta cabeça, é muito triste ver

deixam o pintinho morrer de fome, pra não ter gasto com funcionario pra matar, pra você ter ideia

jogam ele lá na jaula especial pra pintinhos que nascem deficientes, e deixam lá por meses, imagine isso....

me manda!!!

Postado (editado)

Caso 7

Matheus, de 32 anos, programador, veio ao hospital de dermatologia reclamando de descamação nas pontas dos dedos, com espessamento das unhas e lesões sangrentas em ambas as mãos (nos 9 dos 10 dedos das mãos) há 2 meses, que o impedia de digitar no computador. Relatou ter tomado analgésico no último mês para melhorar a dor (porém não melhorava os machucados). Chegou a usar corticoide por conta própria por 7 dias, que melhorou bastante as lesões, porém, quando parou, piorou muito. Matheus também relatou que sua irmã já teve lesões semelhantes nas unhas dos pés. Além disso, cuida de pássaros em casa sem proteger as mãos, e era usuário regular de álcool. À parte da pele, não apresenta outros problemas de saúde.

Ao exame dermatológico, através da análise das lesões dos dedos e unhas, foi possível o diagnóstico de psoríase ungueal, condição genética que se diferencia de micoses de unhas pelo aspecto da lesão e possibilidade de acometimento de outras áreas. Foi descoberta também uma placa branca no cotovelo bem característica de psoríase, que, juntando com outros fatores (provavelmente a irmã também tinha a mesma doença), contribuiu para o diagnóstico da doença.

Psoríase ungueal sem outros acometimentos claros da pele ocorre apenas em 5% dos portadores da doença. Psoríase é uma doença inflamatória crônica presente em cerca de 3% da população mundial que, geralmente, além de afetar unhas e pele, afeta também articulações (não foi o caso). As lesões tendem a piorar com consumo de álcool, frio, e corticóides. Portanto Matheus foi orientado a nunca se automedicar e, muito menos, usar corticóides, que são proibidos para portadores de psoríase. Corticoides tipicamente levam a uma melhora temporária da lesão, com progressiva piora e piora acelerada quando o medicamento é retirado.

psoungueal6.jpg

Continuando o exame dermatológico, foi constatada a presença de pequenas crostas no lábio inferior, resultado de exposição ao sol sem proteção (Matheus é um indivíduo muito branco), essas placas são denominadas queratose solar. Matheus foi orientado de acordo com a receita a passar pomada de proteção labial, assim como filtro solar especial para seu tipo de pele.

Queratose solar é uma lesão de pele induzida por raios ultravioletas que pode progredir para carcinoma escamocelular (um tipo de câncer de pele), o que define a queratose solar como uma lesão pré-maligna, muito comum, vista com frequência em pessoas de pele clara, sendo uma das razões mais comuns para procura de dermatologistas (com razão). A queratose solar pode tomar 3 caminhos: pode regredir, continuar inalterada ou evoluir para carcinoma escamocelular. Apesar de não ser possível prever que tipo de lesão evoluirá para um câncer, essa lesão tem tratamento, e deve ter acompanhamento regular.

1-s2.0-S0190962211011960-gr2.jpg

E ainda, ao fim do exame, foi observado que Matheus apresentava no dorso da mão uma verruga vulgar, com aspecto muito semelhante à foto:

verrugas-mao.jpg

Foi sugerido tratamento imediato com nitrogênio líquido (crioterapia), que foi aceito por Matheus. A lesão foi queimada com a substância (que se encontra a -198°C), e foi receitada pomada com antibióticos, pois ocorreria no local um processo de cicatrização semelhante a uma queimadura por fogo.

Verruga vulgar é causada pela proliferação de pele causada pelo papiloma vírus humano (HPV). Existem mais de 100 tipo de HPV. Certos tipos tem predileção por certas áreas da pele. O tratamento é difícil, com frequentes falhas e recidivas. Apesar disso, algumas regridem em alguns anos sem tratamento. Um pequeno número de subtipos de HPV de alto risco são associados ao desenvolvimento de malignidade, que é mais comumente vista em pacientes com verrugas genitais e em pacientes imunossuprimidos.

Editado por Taels
Postado

sse paciente tem 3 problemas totalmente diferentes. O Caso de psoríase ungueal parece Zebra.

Crioterapia foi sugerida pelo próprio Matheus?

Como assim parece zebra? Verruga e queratose solar são bem comuns... Tem etiologias diferentes entre si, e diferentes em relação aos sintomas de psoríase.

Crioterapia foi sugerida pela professora. A professora sugeriu que a verruga fosse tratada ali mesmo, e Matheus concordou.

Postado (editado)

Eu tenho psoríase, mas não ungueal. É bem leve e eu nem me importo, porque as placas ficam acima da nuca, na área que tem cabelo. Tipo onde começa a ter cabelo sabe, atrás do pescoço. Não dá nem pra ver porque o cabelo tapa, mas se você afastar ele, dá pra ver que é vermelho e com umas plaquinhas que descamam, tipo casquinha de ferida. Mas eu levo numa boa, graças aos céus que é nesse lugar. Surgiu há uns 5 anos eu acho, quando era mais nova já tratei com umas pomadas receitadas pela dermatologista, já usei shampoo com cetoconazol também, mas não adiantou nada então parei.

Antes era ruim pq eu também tinha no joelho e nos cotovelos, e aí baixava demais a auto-estima. Ficava descamando, com aspecto seco, horrível. Mas sumiu e agora é só na cabeça mesmo

Ninguém nunca me disse nada sobre as placas na nuca, porque não dá pra ver. O único jeito de desconfiar é que eu fico cutucando às vezes, mas é muito de boa, se alguém percebe eu falo e pronto.

Mas eu lembro como eu me sentia quando a psoríase era pior, nos joelhos e cotovelos. E era péssimo, é uma coisa que deixa REALMENTE pra baixo.

Editado por amandarun
Postado

Taels, psoríase ungueal é bem comum? tipo, nunca vi ninguém com isso a vida inteira

Vocês identificaram a patologia através dos sintomas ou por causa do uso de corticoides? o por que ele cuida de pássaros sem usar luvas?

Amanda, essa na nuca não sai de jeito nenhum? as outras sairam...

Postado

Taels, psoríase ungueal é bem comum? tipo, nunca vi ninguém com isso a vida inteira

Vocês identificaram a patologia através dos sintomas ou por causa do uso de corticoides? o por que ele cuida de pássaros sem usar luvas?

Amanda, essa na nuca não sai de jeito nenhum? as outras sairam...

O caso dele é raro, no qual a psoríase praticamente só se manifesta nas unhas. Psoríase acontece em menos de 5% da população.

No caso dele, as lesões estavam bem sugestivas de psoríase. Não precisava nem pensar em micose de unha. A reação de corticoide foi só um fator que somou pontos para o diagnóstico. Já a questão dos pássaros não tem muito a ver, mas pode causar outras doenças de pele.

No exame físico a professora até fez um procedimento chamado "Curetagem metódica de Brocq" no cotovelo do paciente, que tinha uma lesão de psoríase, para mostrar que a pele no local da lesão se descamava como uma vela, e que após a descamação ocorriam pontos de sangramento, que é um sinal claro de psoríase. Porém ela explicou que, se fosse uma consulta normal, ela não faria aquilo, pois a certeza era grande demais.

caso92_g5.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...