Jucilan Lima 53 Postado Maio 22, 2013 às 14:08 Postado Maio 22, 2013 às 14:08 tenso que na minha cidada tem rio, mas mesmo assim o peixe é o olho da cara.
TsuG 1.056 Postado Maio 22, 2013 às 14:21 Postado Maio 22, 2013 às 14:21 Putz que peixe barato. na boa, eu gosto muito de peixe, mas montar uma dieta a base deles é praticamente impossivel. pois nos mercados tradicionais eles são muito caros. Vou procurar depois por aqui pra ver se encontro desse ai. vc achou esses files aonde? em supermercado tradicional mesmo ou foi em alguma peixaria? vlws
romario_xtz 298 Postado Maio 22, 2013 às 14:33 Postado Maio 22, 2013 às 14:33 Putz que peixe barato. na boa, eu gosto muito de peixe, mas montar uma dieta a base deles é praticamente impossivel. pois nos mercados tradicionais eles são muito caros. Vou procurar depois por aqui pra ver se encontro desse ai. vc achou esses files aonde? em supermercado tradicional mesmo ou foi em alguma peixaria? vlws Aqui tem varios açudes, represas grandes, onde o pessoal cria em tanques. Não só de tilápia, mas de um peixe que aqui é conhecido com "traira" que é muito saboroso por sinal Valor da tilapia: Porção de 100g (1 Unidade) Quantidade por porção % VD (*) Valor Energético 89 Kcal = 374 kJ 4% Carboidratos 0g 0% Proteína 19g 25% Gorduras Totais 1,5g 3% Gorduras Saturadas 0,6g 3% Gorduras Trans 0g ** Ômega 3 0,03g ** Ômega 6 0,24g ** Fibra Alimentar 0g 0% Sódio 17mg 1% * % Valores Diários com base em uma dieta de 2000 kcal o Pesquisando isso, vi que o pirarucu, tem 38,7gramas de proteina em 100gr., caralho... INTRODUÇÃO O peixe é um dos recursos naturais mais abundantes e mais intensamente explorados na região amazônica. O número estimado de peixes de água doce existentes gira em torno de 3000 espécies. A variedade de espécies consumidas oferece uma diversidade de opções e sabores. As espécies de peixes da Amazônia, brasileira em especial, possuem grande importância para a alimentação humana. OBJETIVOS Estudar o valor nutricional das principais espécies de peixes consumidas em populações ribeirinhas quilombolas da Amazônia. METODOLOGIA O estudo foi realizado a partir de um levantamento de 17 espécies de peixes consumidas por populações amazônicas, onde foram analisadas as calorias, proteínas, lipídeos e micronutrientes utilizando-se de tabelas de composição química dos alimentos, tais como: FRANCO 2008, TACO 2006 e TBCA - USP 2008. A nomenclatura das espécies de peixes foi referida conforme informado pela população. Os resultados foram tabulados e analisados no Microsoft Excel versão 2007. RESULTADOS Os peixes consumidos com mais freqüências foram o Aracu camisa de meia, Aracu branco, Acará roxo, Acará branco, Acarí cachimbo, Aracu, Cujubinha, Peixe Cachorro, Jaraqui, Jacundá, Pacu branco, Pescada branca, Piranha, Pirarucu, Surubim, Traíra e Tucunaré. Dentre os peixes relatados, somente 10 espécies apresentavam na literatura a referência do valor nutricional. Para os peixes Aracu, Jaraqui e Pacu branco encontrou-se apenas calorias, proteínas e lipídeos, enquanto que os peixes Acarí Cachimbo, Jacundá, Pescada branca, Pirarucu, Surubim, Traíra e Tucunaré, verificou-se também a composição de alguns micronutrientes. Constatou-se que a quantidade destes nutrientes em 100 g do pescado, variou em calorias de 72 Kcal (Traíra) a 292 Kcal (Pacu branco); Proteínas: 16,3g (Pescada branca) a 38,7 g (Pirarucu); Lipídeos: 0,3 (Traíra) a 24,9 (Pacu branco); Vitamina A de 0 (Acarí cachimbo) a 32 mg (Traíra); Tiamina de 30 mcg no Jacundá e Traíra; Riboflavina de 120 mcg (Jacundá) a 0,04 mg (Pescada branca); Niacina de 0,9 mg (Tucunaré) a 3,1 mg (Jacundá); Cálcio de 12mg (Surubim) a 645mg (Traíra); Fósforo de 116 mg (Acarí cachimbo) a 225 mg (Traíra); Ferro de 0,20 mg (Acarí cachimbo) a 3,3 mg (Pirarucu). CONCLUSÃO Constatou-se que o valor nutricional de espécies de peixes da Amazônia é pouco referenciado na literatura, entretanto as espécies analisadas possuem alto valor protéico com diferenças nutricionais em calorias, lipídeos e micronutrientes
Saintgraal 3.463 Postado Maio 22, 2013 às 14:36 Postado Maio 22, 2013 às 14:36 mother of god isso é foda
Supermoderador mpcosta82 2.967 Postado Maio 22, 2013 às 14:49 Supermoderador Postado Maio 22, 2013 às 14:49 Esse valor do Pirarucu é para o peixe salgado, ou seja, com teor de água baixo. Aí a quantidade de proteína em 100g naturalmente aumenta. http://www.ateliergourmand.com.br/br/ingredientes.aspx?ukey=54
Jucilan Lima 53 Postado Maio 22, 2013 às 14:54 Postado Maio 22, 2013 às 14:54 Irei pesquisar o preço do Pirarucu na minha cidade. Mas acredito que seja bem salgado.
romario_xtz 298 Postado Maio 22, 2013 às 14:56 Postado Maio 22, 2013 às 14:56 Esse valor do Pirarucu é para o peixe salgado, ou seja, com teor de água baixo. Aí a quantidade de proteína em 100g naturalmente aumenta. http://www.ateliergourmand.com.br/br/ingredientes.aspx?ukey=54 Ta explicado
TsuG 1.056 Postado Maio 22, 2013 às 14:58 Postado Maio 22, 2013 às 14:58 hmmmm mas me interessei mesmo é na tal do polaca la. eu moro no litoral do nordeste, aonde era pra se ter peixe fresco e a um baixo custo. mas nao é isso que acontece, se quer peixe fresco tem que ir nas peixarias fedidas la do porto, o que é uma contra mão do caramba, pois o porto nao é caminho de nada. entao pra mim que iria comprar uns 2kg, 3 no maximo nao compensa ir ate la. e nos mercados sãos os mesmos peixes congelados e caros que vendem para o restante do pais, as vezes ate mais caro, pela questao do frete de ter ido ser processado em outro estado e voltar para ser vendido embalado aqui. ai o preço nao compensa. se eu achar desse polaco por aqui, ai capaz que eu passe a por peixe na minha dieta.
AllanValente 56 Postado Maio 22, 2013 às 15:40 Postado Maio 22, 2013 às 15:40 Aqui nos mercados do Rio de Janeiro é bem comum de se encontrar o filé de polaca... Meu pai compra todo fds, é barato e bem gostoso por sinal. Só não sei dizer se a tabela nutricional é verdadeira, mas de fato é brancão, sem gordura, sem pele e sem espinhas.
Supermoderador mpcosta82 2.967 Postado Maio 22, 2013 às 16:39 Supermoderador Postado Maio 22, 2013 às 16:39 peixes brancos em geral são assim, em torno de 20g de proteína e 1g de gordura a cada 100g. Peixe é uma excelente fonte de proteína com pouca gordura. Alexandre Coutinho reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora