Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala ai,

Venho aqui fazer um relato de como a receita federal do Brasil é um órgão que age de forma completamente ilegal e incoerente.

Hoje, fui nos correios retirar a primeira compra de suplemento importado que já fiz, foi uma VP2, vindo da HD, o valor com o frete foi de U$49,38. A receita me taxou R$129,04. Na minha ingenuidade, eu fui pra casa meio puto, mas não fiz nada na hora. Ao chegar, comecei a dar uma olhada nos papéis que vieram junto da encomenda e percebi que a receita levou em consideração que o valor da encomenda foi de U$110,00, convertendo pra real, com a tarifa de 1,9552, o valor tributável foi de R$215,07 e assim, eles puderam me tributar em 60%, dando os tais R$129,04.

Se eu fosse experiente com compras teria feito o procedimento correto, que é não retirar o produto e apresentar justificativa para um pedido de revisão de tributos, agora, o máximo que posso fazer é ir num posto da receita e abrir um processo, este, dificilmente, resultará em alguma coisa, considerando tudo o que já conhecemos sobre os órgãos públicos do nosso país.

Postado

Exatamente isso que aconteceu, na nota feita pela Health Designs, o valor total era de 40 dólares, ainda menor que 49. Cara, to muito puto, vou lá no posto da receita hoje abrir o tal processo e ver no que dá

Postado

Pelo que eu entendi, se vc não retirar o produto e não pagar, vc deve apresentar uma defesa, explicando a situação e anexar o comprovante de pagamento e o de cobrança pra comparar. Eles aí pegam de volta o seu produto, reanalisam e depois decidem o que fazer. Só que como eu só descobri isso tudo depois de chegar em casa, eu não sei :ohno01:

Postado

Neste caso basta preencher o formulário que o próprio Correio fornece, alegando que o valor declarado está incorreto e anexando documentos que COMPROVEM o valor REAL do produto.

Uma vez importei produtos eletrônicos e eles jogaram o valor que quiseram, como foi muito acima do que paguei, levei cópia do meu pedido junto ao site (Ebay), comprovante de pagamento (Paypal), etc e pedi a revisão.

O produto foi enviado de volta a alfandega e depois de 10 dias retornou com taxação acima do valor REAL que comprovei.

Só fique atento ao tempo que seu produto fica parado nos correios porque quando se recebe a declaração de taxação você tem um determinado periodo para fazer a retirada, e se passar desse número de dias, é cobrada uma diária pela permanência do objeto nos correios e depois de um certo período se não for retirado pode retornar ao remetente.

Abraço

• Supermoderador
Postado

Só para lembrar:

Taxação é sobre o valor aduaneiro, ou seja, produto + frete.

E, sobre isso, ainda incide ICMS (que vai sobre Produto + frete + Imposto de Imposto de importação).

Portanto o imposto (que existe em virtude de lei) é de 60% mas NÃO sobre o valor do produto apenas.

Postado

Só para lembrar:

Taxação é sobre o valor aduaneiro, ou seja, produto + frete.

E, sobre isso, ainda incide ICMS (que vai sobre Produto + frete + Imposto de Imposto de importação).

Portanto o imposto (que existe em virtude de lei) é de 60% mas NÃO sobre o valor do produto apenas.

[2]

O imposto sobre importação nao seria justamente a taxação? Eu paguei como se o valor do produto mais frete tivesse sido 110 quando na verdade foi 48

A autoridade aduaneira pode decidir pela não aplicação do cálculo pelo valor declarado, havendo dúvidas sobre a veracidade do mesmo.

Consta no artigo 82 do regulamento aduaneiro.

Amigo, não querendo defender o órgão onde trabalho, mas o fiscal simplesmente está cumprindo o seu papel. Se a carga tributária é justa... aí é outra história.

Eu acabei de ser tributada numa compra também. Paciência. Já estava precavida diante dessa possibilidade antes de comprar.

Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...