Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)
Tipos de Flexibilidade
Neste post vou falar um pouco a respeito dos tipos de flexibilidades, sendo apenas 3 que eu conheço... a primeira é a mais vista em academias que serve para alongar como inicio para algum exercicio [hipetrofia ou qualquer outro exercicio] e também para ganhar flexibilidade e dar inicio a outro tipo de flexibilidade... vou citar cada uma delas com descrição e alguns videos meus como exemplo [para que possam entender melhor]...
Flexibilidade Passiva --> É quando você tem algum apoio (ou equipamento) para se esticar/alongar, e também é muito bom antes dos treinos e depois (algumas pessoas afirmam de tal forma), assim podendo ajudar a previnir lezões musculares em hipertrofia ou em qualquer outro exercicio... podendo ficar até 30 segundos na posição, se passar disso corre perigo de lezionar o musculo esticado / rasgar a musculatura (como já ocorreu comigo).
Também pode-se ser uma forma de iniciar o treino da flexibilidade ativa...
Um exemplo meu de flexibilidade Passiva -->
Flexibilidade Ativa --> Esse tipo de flexibilidade é usado no ballet, ginastica artistica / ritimica, artes marciais, entre outros esportes... É quando você usa a própria contração muscular para elevar sua perna a determinada altura, é essencial a flexibilidade passiva para dar inicio a isso... As pessoas que treinam hipertrofia podem conseguir ela apartir da flexibilidade passiva, por que na flexibilidade ativa, a contração que é usada é apartir da fibra de ação rapida (de curta duração de força) e é esse tipo de fibra que a maioria das pessoas tem quando se faz hipertrofia muscular...
Além de precisar da flexibilidade passiva para tal tipo de flexibilidade, também é preciso de pouco condicionamento na parte alongada, por que um chute não vai subir sozinho, precisa de algum esforço muscular... É muuito bom para quem pratica Muay Thai ou qualquer outra luta no qual exige um minimo de flexibilidade.
Apartir disso, você pode passar para a flexibilidade ativa estática.
Um exemplo meu de flexibilidade Ativa -->
Flexibilidade Ativa Estática --> Para quem sabe o que é Flexibilidade ativa, a ultima palavra não esconde nenhum segredo... se refere a um tipo de flexibilidade no qual você usa uma grande contração muscular com uma certa resistencia no pico maximo [se usa fibra de resistencia, de ação lenta], estábilizando assim, a parte do corpo... isso seria você parar um chute lá no alto e ficar segurando ele como um exemplo. Essa flexibilidade é vista em ginastica olimpica principalmente... e conseguindo ela, você pode fazer muitos exercicios isométricos, como o proprio exemplo foi você segurar a perna alto, é um excelente exercicios isométrico para pernas, gluteos, e até os obliquios externos (se você contrair seu tronco contra sua perna no ar)... Ela é conseguida apenas você ganhando ''RESISTENCIA e força na posição de alongamento''... ou seja, você quer deixar um chute alto estático no ar, você tem que começar gradualmente e fazer muitos exercicios isométricos na mesma posição... irei dar um exemplo: fique sentado com as pernas esticadas e coloque as mãos na linha da coxa e tente levantar as duas pernas com apoio dessas duas mãos, e com o tempo, vá deixando as mãos mais perto do joelho, e assim ganhando mais flexibilidade ativa estática!... vejam esse exercicio no meu video abaixo;
Agora devem entender o por que eu digo ''ganhar força na posição de alongamento'', é isso que tem que fazer para ir treinando ela.
Sugiro que comecem com as mãos perto da coxa e gradualmente passem a colocar as mãos mais longe... Esse é um abdominal bem avançado na realidade.
Para esse tipo de flexibilidade normalmente tem que ter uma flexibilidade passiva e ativa muito boa e treinada, pois, quanto mais flexibilidade passiva e ativa, mais facilidade terá na flexibilidade ativa estática...
Outro exemplo de Flexibilidade ativa estática;
Enfim, falei o que eu tinha em mente a respeito disso para falar para vocês, espero que vocês gostem!
Editado por Lucas Abner
Postado

Quais alongamentos devem ser feitos para segurar um chute na altura do rosto (durante xseg)?

Como que passa da flexibilidade ativa para flexibilidade ativa estática?

Postado (editado)

Um alongamento bom seria agachamento com uma perna esticada para o lado (alongamento da virilha)... e também praticar o proprio chute! kkkk

E também seria interessante você usar pesos no tornozelo e ficar na posição do chute, fazer por exemplo 3 de 15 segundos e deixar o mais alto que você conseguir...

E para segunda pergunta, geralmente você precisa ter uma grande flexibilidade passiva e ativa, assim deixa mais facil Pense voce tentando colocar uma pulseira de borracha pequena no pulso, quanto mais você tentar, mais laceia ela, e quanto mais lacear, mais facil fica você coloca-la kkk... mesma coisa é com o músculo na flexibilidade ativa estática, o musculo pode ser laceia-do (esticado) e fica mais facil quando se tem a flexibilidade passiva muito bem construida, ou seja, você pode elevar sua perna com uma certa contração muscular, por que ele já ta muito esticado.

Editado por Lucas Abner
  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...