Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Semana passada comecei a minha dieta de jejum pois voltei para a cidade aonde moro e estudo. Depois de 2 meses morando com os pais e comendo várias vezes ao dia, engordei uns 2kg de banha pura e agora volto ao jejuar pois gosto disso.

Estou engordando pra caralho. E ficando preocupado.

Sério, estou engordando com uma miséria de comida por dia. Então resolvi pesquisar.

A tireoide funciona basicamente assim: produz T4, e a T4 excedente vira T3r (T3 Reversa). Quando sobe a T3r, a sensibilidade à T3 (forma ativa do hormonio, produzida a partir da clivagem da T4) normal é reduzida: metabolismo cai.

Achei um estudo de 1980 sobre redução da tireoide durante jejum.

When compared to the five fed controls, the four fasting subjects showed a decrease of mean T3 disposal from 41 to 18 micrograms/day, an increase of mean rT3 disposal from 49 to 61 micrograms/day. The mean serum TA4 concentration rose from 53 to 112 ng/dl, while the TA4 metabolic clearance remained unchanged. The fraction of T4 metabolized by deiodination changed from 79.0% to 77.5% in the fasting subjects as the fraction of T4 metabolized by deamination changed from 1.1% to 2.2%.

Só 4 integrantes, mas o resultado é claro. Redução de T3 para aumento de T3r, ou seja, mais T3r significa que há menor utilização do T3 (forma ativa do hormonio).

Therefore, fastinginduces a significant shunting of T4 away from T3 production into rT3 and TA4 production. However, oxidative deamination remains a minormetabolic pathway of T4 in man during both normal and fasting conditions. Given its low disposal rate and low biological potency, the increased TA4 production during fasting is probably not the inhibitory factor of TSH response to the lowered T3 production during fasting.

Aqui diz que houve redução da desaminação de T4 para formação de T3, aumento de T3r e de TA4, que é outra forma de T4 e não ajuda em muita coisa. No estudo, é dito que a resposta do TSH (hormonio estimulador da tireoide) nao é inibido pela baixa produção de T3 durante o jejum.

Estava conversando com o Niel89 e ele me disse que a tireoide diminui suas funções durante até as 2 primeiras semanas de jejum, e que depois isso é estabilizado. Faz sentido, e, afinal de contas, eu já jejuei antes e engordei no início, mas estou comendo MUITO menos:

2 bananas, 50g aveia, 2 col sopa de leite em pó, mamão e no máááááximo 50g de abacate.

1 copo iogurte natural+ 1 copo de leite

4 col sopa de arroz integral

150g~200g de frango + 4 ovos.

Gira em torno disso faz uns 3 dias.

Tenho um dia mais parado e, presumo que assim que voltar à faculdade e precisar me locomover mais isso mude. Saio só para treinar.

Mas é preocupante.

Há uma série de problemas que podem ser a origem disso. Semestre passado Jejuei por 4 meses e me senti bem, so what tha fuck is going on?!?!

Estou fora do RS e meu plano de saúde não cobre nada por aqui.

Editado por lourensini

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Aprovado. Bom tópico para falar sobre jejum, dá uma olhada no tópico fixo na área Geral, tem bastante conteúdo lá que dá para ir atrás dos artigos. O site da leangains também tem vários estudos.

Postado

hahaha mais uma obra de Lourensini, vou acompanhar for sure!

2 bananas, 50g aveia, 2 col sopa de leite em pó, mamão e no máááááximo 50g de abacate.

1 copo iogurte natural+ 1 copo de leite

4 col sopa de arroz integral

150g~200g de frango + 4 ovos.

brother, isso deve dar em torno de 1600 kcals?

a tireoide abaixa o metabolismo, possivelmente para poupar energia?

trabalha em modo de racionamento?

mas ai tem a termodinâmica

energia não se cria

de algum lugar ele vai ter que tirar mais energia se você forçar ele (vulgo aerobios)

• Supermoderador
Postado

Lourensini,

tem certeza de que foi gordura que você ganhou? Não é retenção? De repente seu corpo se comporta assim (retém mais água) no início de uma dieta de jejum intermitente.

Você tem o fulltext deste estudo aí? O abstract não menciona o tempo de jejum, só fala em "fasting". E outra, os dois grupos ingeriram a mesma quantidade de calorias? Não fala nada, provavelmente os pesquisadores não se preocuparam com isso.

Eu não entendo nada de hormônios da tireóide, mas a utilização de T4 não mudaria algo também? Quero dizer, os dois grupos (fed/fasted) ingeriram T4; não foi simplesmente analisada a variação hormonal de fed/fasted (não sei dizer se essa ingestão de T4 seria obrigatória para poder analisar a variação hormonal).

De qualquer forma, a não ser que você tenha algum problema com esses hormônios, o jejum por si só não causaria redução do metabolismo; lembre-se deste estudo que mostrou um aumento no metabolismo durante 4 dias em jejum: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10837292

Abraços

Postado

Mas faz sentido isto de o metabolismo reduzir , quando você fica muito tempo em jejum o corpo acha que você está num racionamento de comida e começa a armazenar energia em forma de gordura certo? Ou estou falando besteira?

Postado

Mas faz sentido isto de o metabolismo reduzir , quando você fica muito tempo em jejum o corpo acha que você está num racionamento de comida e começa a armazenar energia em forma de gordura certo? Ou estou falando besteira?

hahaha

eu acho que isso é mito

aqui tem estudos

http://www.leangains...nd-on-meal.html

Postado

O Interessante desse tópico é que eu sou O Defensor do jejum por aqui. Já debati várias vezes, inclusive sobre o aumento do metabolismo, mas nessa semana a coisa ocorreu de uma forma estranha. Ainda mais com uma dieta tão baixa assim.

Eu estou pensando nas variáveis, a retensão hídrica durante o período de adaptação é uma delas. Regulação do balanço sódio-potássio, PA, supra-renal.

Não consultei outros artigos do site pois entendo que partem em defesa do Jejum, e eu precisava de um que fosse contra. Então fui pesquisar e, interessante, achei 1 só, e não tem o fulltext, não diz nada, só diz isso daí. Outra coisa é que eu queria ver de onde saiu a info sobre a adaptação demorar entre 1 e 2 semanas para que a tireoide volte ao normal... queria algo mais direcionado à isso.

MAAAAAAAAAAAAAAAAAS, como já fiz isso antes e agora estou tendo mais problemas comendo pouco então logo pensei no que pudesse estar havendo de errado. A literatura médica não me mostrou nada palpável.

Acabei de ir dar uma caminhada que, como eu disse, faz com que me sinta melhor durante o Under. E de fato, estou me sentindo melhor.

Terei que continuar fazendo isso durante o período de adaptação para ver como meu corpo reage.

Se alguém mais tiver um highlight sobre essa questão da tireoide adaptar-se, poste aí para a gente debater.

Abraços, e obrigado, não sabia que teríamos várias respostas rápido assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...