Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Tá ai uma coisa que precisa ser testada para ver se os resultados são tão diferentes assim.

Fazer um exame com 12 horas em jejum, e outro com menos de 3 horas em jejum.

Alguns óbvios como glicêmia - insulina e etc fazem sentido, mas outros eu não sei a diferença que faz

Um que eu acho inútil é o de prolactina, alguns médicos colocarem para ficar 30 minutos em repouso... Mas pensando logicamente, se fora do repouso está alta, que diferença 30 minutos fará? A pessoa terá que viver em eterno repouso para ter os níveis normais?

Uma enfermeira me disse que os de colesterol alteram o resultado até se fizer mascando chiclets (mesmo sem açucar).

Queria mesmo saber a veracidade disso, ou se é só mais um dos muitos mitos que são tomados como verdade e nunca questionados.

Pois é carlos, tem muitos mitos nesse meio, mas alguns são verdades por mais incoerentes que sejam.

Por exemplo, alguém ai sabia que a posição do paciente no qual o sangue é retirado pode interferir diretamente no perfil lipídico?

"Quando o paciente se encontra em pé, e depois reclina, a água extravascular se transfere para o sistema vascular e dilui os constituintes plasmáticos incapazes de difundir. Reduções de até 10 % nas concentrações de colesterol, HDL, LDL, apo A-I e apo A-B foram observadas [...]"

Henry, JB. Diagnósticos clínicos e tratamentos por métodos laboratoriais. 20° ed. 2008 ( eu considero uma verdadeira bíblia do clinico)

Por isso a posição mais utilizada é sentado e sem reclinação de preferência.

Para o perfil lipídico o jejum de no minimo 9h é crucial.

Sobre o repouso e a prolactina isso só é válido quando o paciente foi exposto algum tipo de stress antes do exame, entendam que a condição de stress tem um conceito bem amplo.

Aqui só um estudo exemplificando a relação de stress(no caso depois do exercício físico) e a PRL:

http://jap.physiology.org/content/94/2/518.full

Sobre o chiclete, se for sem açúcar realmente não vejo problema.

Publicidade

Postado

Porque em toda área tem profissionais que ficam engessados, não buscam se renovar e nem saber o porquê das coisas. Fora que esses 30 min deve ser protocolado, poupa eles de fazer uma anamnese mais prolongada, poupando o tempo e aumentando o dinheiro que cai no bolso( se for clinica particular) deles também..

No caso de uma requisição de exame é até "aceitável", mas em outros casos a anamnese bem feita é crucial para o diagnóstico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...