Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida] Jejum Dos Exames.


Posts Recomendados

Tá ai uma coisa que precisa ser testada para ver se os resultados são tão diferentes assim.

Fazer um exame com 12 horas em jejum, e outro com menos de 3 horas em jejum.

Alguns óbvios como glicêmia - insulina e etc fazem sentido, mas outros eu não sei a diferença que faz

Um que eu acho inútil é o de prolactina, alguns médicos colocarem para ficar 30 minutos em repouso... Mas pensando logicamente, se fora do repouso está alta, que diferença 30 minutos fará? A pessoa terá que viver em eterno repouso para ter os níveis normais?

Uma enfermeira me disse que os de colesterol alteram o resultado até se fizer mascando chiclets (mesmo sem açucar).

Queria mesmo saber a veracidade disso, ou se é só mais um dos muitos mitos que são tomados como verdade e nunca questionados.

Pois é carlos, tem muitos mitos nesse meio, mas alguns são verdades por mais incoerentes que sejam.

Por exemplo, alguém ai sabia que a posição do paciente no qual o sangue é retirado pode interferir diretamente no perfil lipídico?

"Quando o paciente se encontra em pé, e depois reclina, a água extravascular se transfere para o sistema vascular e dilui os constituintes plasmáticos incapazes de difundir. Reduções de até 10 % nas concentrações de colesterol, HDL, LDL, apo A-I e apo A-B foram observadas [...]"

Henry, JB. Diagnósticos clínicos e tratamentos por métodos laboratoriais. 20° ed. 2008 ( eu considero uma verdadeira bíblia do clinico)

Por isso a posição mais utilizada é sentado e sem reclinação de preferência.

Para o perfil lipídico o jejum de no minimo 9h é crucial.

Sobre o repouso e a prolactina isso só é válido quando o paciente foi exposto algum tipo de stress antes do exame, entendam que a condição de stress tem um conceito bem amplo.

Aqui só um estudo exemplificando a relação de stress(no caso depois do exercício físico) e a PRL:

http://jap.physiology.org/content/94/2/518.full

Sobre o chiclete, se for sem açúcar realmente não vejo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Porque em toda área tem profissionais que ficam engessados, não buscam se renovar e nem saber o porquê das coisas. Fora que esses 30 min deve ser protocolado, poupa eles de fazer uma anamnese mais prolongada, poupando o tempo e aumentando o dinheiro que cai no bolso( se for clinica particular) deles também..

No caso de uma requisição de exame é até "aceitável", mas em outros casos a anamnese bem feita é crucial para o diagnóstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi umas coisas nesse site aqui do IAMSPE.. tomei por base algumas coisas

http://www.iamspe.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=549%3Apreparo-laboratorio&catid=109%3Apreparo-laboratorio&Itemid=27

eh bem massa, estranho eh que pra maioria dos hormonais só sao exigidas 4 horas minimas o.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...