Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá amigos tenho vários scoops de marcas/modelos diferentes aqui em casa e no uso do dia a dia notei que todos aparentavam possuir o mesmo volume. Tirei esta duvida enchendo todos com água e pesando um por um. Todos depois de cheios apresentaram o mesmo peso de água, o que leva a conclusão que todos possuíam o mesmo volume de água.

Para tirar a dúvida, fiz o teste da medida com vários produtos, utilizando todos os scoops. Utilizei como parâmetro para comparação aveia (em flocos finos e grossos), whey (2 marcas), albumina e Carnivor.

Para minha surpresa, quando cheios até em cima, sem fazer monte acima da linha superior do scoop, todos apresentaram o mesmo peso do produto utilizado, ou seja, ficou confirmado que todos possuem o mesmo volume.

Fiquei mais curioso ainda quando percebi que este peso é exatamente o peso que vem indicado como uma porção nas informações nutricionais do produto.

Cheguei então à premissa que 1 scoop é igual o ao volume de uma porção utilizada em qualquer produto para se determinar o seu peso por porção e os nutrientes ali contidos. Se for assim mesmo, ficará muito mais fácil de montar uma dieta utilizando suplementos, pois no dia a dia será somente necessário contar scoops e não pesar cada porção.

Pergunto ao pessoal que trabalha com nutrição ou engenharia de alimentos, se está correta essa dedução.

Obrigado antecipadamente.

• Supermoderador
Postado

Olá,

Não, não está.

Qual é a precisão da sua balança? Não tem como dar o mesmo peso aveia em flocos finos e grossos, no primeiro caso o peso vai ser um pouco maior para um mesmo volume porque terá menos ar no scoop. A não ser que o scoop seja tão pequeno que a diferença esteja dentro da margem de erro da balança. Qual a diferença de peso entre a aveia em flocos e água, por exemplo? Não dá o mesmo peso, né?

Como a densidade de cada produto varia (embora a variação deva ser relativamente pequena para proteínas em pó), vai ter alguma diferença.

Se você tem balança, é simples, pese cada produto.... o que importa não é a quantidade de "porções" e sim o "peso" do produto que você vai utilizar.

E com certeza há scoops diferentes, eu tenho o de um whey que cada scoop dá em torno de 15g... e outro de uma caseína em que cada scoop tem 35g. No seu caso deve ter sido coincidência os scoops serem similares.

abraços

Postado

Olá,

Não, não está.

Qual é a precisão da sua balança? Não tem como dar o mesmo peso aveia em flocos finos e grossos, no primeiro caso o peso vai ser um pouco maior para um mesmo volume porque terá menos ar no scoop. A não ser que o scoop seja tão pequeno que a diferença esteja dentro da margem de erro da balança. Qual a diferença de peso entre a aveia em flocos e água, por exemplo? Não dá o mesmo peso, né?

Como a densidade de cada produto varia (embora a variação deva ser relativamente pequena para proteínas em pó), vai ter alguma diferença.

Se você tem balança, é simples, pese cada produto.... o que importa não é a quantidade de "porções" e sim o "peso" do produto que você vai utilizar.

E com certeza há scoops diferentes, eu tenho o de um whey que cada scoop dá em torno de 15g... e outro de uma caseína em que cada scoop tem 35g. No seu caso deve ter sido coincidência os scoops serem similares.

abraços

Obrigado amigo!

Usei balança de precisão (0,01g) que uso em aeromodelismo.

O peso das aveias em flocos e em farelo deu diferente. Cada produto teve seu resultado. Obviamente, a aveia em farelo pesou mais.

A água peso 70g e a aveia em flocos fino 30g.

Também pensei na coincidência, mas 8 scoops de marcas e modelos diferentes, achei estatisticamente provável que fosse uma medida padrão.

• Supermoderador
Postado

Ahh bom, achei que tivesse dado tudo a mesma coisa :D

De qualquer forma a diferença deve ser pequena entre os pós, que devem ter densidade parecida. Você pode considerar cada scoop como o mesmo peso para o que você consome, facilita seus cálculos. Mas isso não significa que isso valha para todos os scoops de todo mundo hehe

por exemplo, estes scoops aqui com certeza são diferentes:

protein-powders-serving-sizes-scoops-siz

De qualquer forma é provável sim que muitos fabricantes usem scoops iguais (mas não todos).

Abraços

Postado

Realmente a diferença entra foi pequena entre as aveias, por exemplo, que foi de 8 gramas.

Vou então considerar que, para o volume de um scoop que cheio de água pesa 70 gramas (descontado o peso do scoop), ele irá pesar o mesmo que a porção indicada nos suplementos que agora uso.

Quando comprar novos, vou conferir se funciona do mesmo jeito.

Vou tentar conversar com um engenheiro de alimentos, para ver se confere minha dedução.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...