Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Excesso De Proteína E Armazenamento De Gordura

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado172373
Postado

Fala galera, blz?

Li esse texto:

Question: I have done a lot of study in diets and
nutrition but to this day I have not been able to get any concrete
evidence on what happens with excess protein in the body and I’m hoping
you can help.

To make things simple, lets take a theoretical diet consisting of 5000 calories of pure protein for a 60kg, 175cm female.

Many people claim that excess protein will get wasted while others
say that all excess calories eventually end up being stored as fat.

I have done my own research on the breakdown of protein into amino
acids and I understood it as: some of the amino acids are wasted while
others will go through the cycle of conversion and will still be used by
the body for energy.

Answer: Ok, first things first. The example given
above is absurdly non-physiological. The satiating power of protein
would make such a high protein consumption impossible. That is, 5000
calories of pure protein is 1250 grams of pure protein. Can’t be done.
Beyond that, while the biochemical pathways for the conversion of
protein to fat do exist in humans, the likelihood of it ever happening
in any but the most absurdly non-physiological circumstances are
effectively nil.

Let me put this in perspective. Despite a lot of claims to the
contrary, the actual conversion of carbohydrate to fat in humans under
normal dietary conditions is small approaching insignificant (a topic I
discussed at least briefly in Nutrient Intake, Nutrient Storage and Nutrient Oxidation).

Make no mistake, the conversion of carbs to fat (a process called
de-novo lipogenesis or DNL) can happen but the requirements for it to
happen significantly are fairly rare in humans under most conditions (to
discuss this in detail would require a full article, interested readers
can search Medline for work by Hellerstein or Acheson on the topic).

At least one of those is when daily carbohydrate intake is just
massive, fulfilling over 100% of the daily maintenance energy
requirements. And only then when muscle glycogen is full. For an
average sized male you’re looking at 700-900 grams of carbohydrate daily
for multiple days running.

Which means that the odds of protein being converted to fat in any
quantitatively meaningful fashion is simply not going to happen.
Certain amino acids are processed to a great degree in the liver (as I
discuss in The Protein Book)
and this can produce glucose, ketones and a few other things. But
triglycerides (the storage form of ‘fat’) isn’t one of them.

I imagine that if protein were going to be converted to fat, it would
first have to be converted to glucose and only if the amount produced
were then in excess of daily maintenance requirements would there be
conversion to fat. But as noted above, this simply isn’t going to
happen under any even reasonably normal circumstances. No human could
eat enough protein on a daily basis for it to occur.

What will happen, as discussed in Nutrient Intake, Nutrient Storage and Nutrient Oxidation.
is that amino acid oxidation (burning for energy) will go up somewhat
although, as discussed in that article, it’s a slow process and isn’t
complete.

So, as noted above, while the pathway exists for protein to be stored
as fat, and folks will continue to claim that ‘excess protein just
turns to fat’, it’s really just not going to happen under any sort of
real-world situation. Certainly we can dream up odd theoretical
situations where it might but those won’t apply to 99.9% of real-world
situations.

Minha dúvida é a seguinte:

Isso é uma verdade absoluta ou existem estudos que provam o contrário?

Abraços

Publicidade

Postado

Então amigo, verdade absoluta nesse esporte não existe.

Tem N estudos que provam que uma certa coisa funciona, e outros N estudos que provam que aquela certa coisa não funciona.

Se tivermos que seguir cada artigo que lemos, considerando ele como verdade absoluta, toda vez que nós entrassemos na internet nós mudariamos nosso treino, nossa dieta, nossa suplementação, pois todo dia sai algum artigo dizendo ser mais verdadeiro que os outros.

Eu prefiro testar primeiro alguma teoria que tenha bons relatos, se funcionar comigo, BELEZA, se não eu parto para outra.

Sigo muito oque o Scarpelly diz: "Você tem que descobrir oque funciona com VOCÊ"

• Supermoderador
Postado

Qual seria a pergunta, exatamente?

O texto diz que existe uma rota para transformar proteína em gordura, mas que isso é quase impossível de acontecer... qual o motivo da preocupação?

Postado (editado)

Fala, blz?

Então, o autor diz que isso é praticamente impossível. Somente com um ingestão muito alta e impossível em condições normais viraria algo considerável. Em outras palavras, proteína não vira gordura.

O motivo de preocupação é que eu já vi muito que proteína em excesso vira gordura e que não se deve exceder(a capacidade de absorção). E o que não for absorvido, ou seja, o excesso, o que aconteceria com ele? Não ficou muito claro para mim. Só entendi que através do fígado a proteína é transformada em triglicerídios, a qual não é a gordura subcutânea. É isso o que acontece com todo o excesso ou ele é excretado pelo corpo ou alguma outra coisa?

Abraços

Editado por flavioto
  • Supermoderador
Postado

Fala, blz?

Então, o autor diz que isso é praticamente impossível. Somente com um ingestão muito alta e impossível em condições normais viraria algo considerável. Em outras palavras, proteína não vira gordura. 'O motivo de preocupação' é que eu já vi muito que proteína em excesso vira gordura e que não se deve exceder.

Abraços

Proteína pode virar gordura, se você tiver um saldo positivo de calorias, o corpo vai preferir a rota mais fácil - armazenar a gordura da dieta. Você pode comer pouco carbo, pouca gordura e muita proteína, tendo um saldo de calorias alto - o corpo vai estocar a gordura e então vai transformar os carbos, mas dificilmente vai chegar na proteína. Se você tiver 70Kg e não praticar muita atividade, precisaria de uma dieta de 2,5Kg de peito de frango (peso preparado) apenas de proteína para que ela começasse a ser transformada em gordura. Acha que isso é viável?

Postado

Proteína pode virar gordura, se você tiver um saldo positivo de calorias, o corpo vai preferir a rota mais fácil - armazenar a gordura da dieta. Você pode comer pouco carbo, pouca gordura e muita proteína, tendo um saldo de calorias alto - o corpo vai estocar a gordura e então vai transformar os carbos, mas dificilmente vai chegar na proteína. Se você tiver 70Kg e não praticar muita atividade, precisaria de uma dieta de 2,5Kg de peito de frango (peso preparado) apenas de proteína para que ela começasse a ser transformada em gordura. Acha que isso é viável?

Na verdade, seguindo ao pé da letra o que o Lyle fala nesse nesse Q&A, até mesmo os carbos dificilmente se tornarão gordura mesmo em superávit. Aumentar a ingestão de proteinas e carbos faz com que toda a gordura que você coma seja estocada e que não ocorra oxidação das reservas de gordura porque o corpo vai estar focado em primeiro a oxidação das proteinas e posteriormente dos carbos.

O que o Lyle nunca deixou explicito no seu material é que devemos lembrar que as função do corpo não começam às 0 h e terminam as 23:59 h. Ou seja, a proteina que você come hoje pode fazer com que você acumule gordura hoje, amanhã, etc, até que seja oxidada.

Dito isso, acho que não tem porque complicar, como estamos cansados de saber tudo se resume ao saldo calórico dentro de uma janela de tempo. Se em um dia você gastar mais do que consome ou se em um ano você gastar mais do que consome, vai reduzir o estoque de gorduras do corpo.

Postado (editado)

Pra mim funciona comer muita proteína, coisa de 4g por kg de peso pra mais... faço essa dieta hiperproteica faz 1 ano e posso dizer que reduzi meu percentual de gordura de forma constante, ganhei mais MM, mais densidade, mais saúde, enfim, mais forte... melhor... a única coisa que piorou muito foram os peidos, merdas, afinal essas paradas de comer bastante protecas fazem a merda ficar bem fedorenta... as vezes nem eu aguento o meu peido cara, fede muito... kkkkk, to com caixa de fósforo espalhada pela casa, senão minha mulher não me aguenta, kkkk... cada peido recorro a caixa de fósforos mais próxima...kkk é a única coisa que piorou pra mim...

Esse lance de saldo é perfeito msm, sempre conto minhas calorias, e o que funciona pra mim e acho que pra muitos é, quando em bulk, seja limpo, sujo, enfim, eu simplesmente aumento a ingestão calórica através dos CARBOS, quando eu quero cortar, ficar mais rasgado, fibrado, eu simplesmente reduzo lentamente a ingestão de CARBOS, super simples... muito simples... alimentação é contagem calórica, ingestão adequada de proteínas em quase todas as refeições e os carbos servem pra brincar de ficar rasgado ou inflado... pra mim é assim, SIMPLES. Sem frescuras...

Editado por Thiago M
  • Supermoderador
Postado

Na verdade, seguindo ao pé da letra o que o Lyle fala nesse nesse Q&A, até mesmo os carbos dificilmente se tornarão gordura mesmo em superávit. Aumentar a ingestão de proteinas e carbos faz com que toda a gordura que você coma seja estocada e que não ocorra oxidação das reservas de gordura porque o corpo vai estar focado em primeiro a oxidação das proteinas e posteriormente dos carbos.

O que o Lyle nunca deixou explicito no seu material é que devemos lembrar que as função do corpo não começam às 0 h e terminam as 23:59 h. Ou seja, a proteina que você come hoje pode fazer com que você acumule gordura hoje, amanhã, etc, até que seja oxidada.

Dito isso, acho que não tem porque complicar, como estamos cansados de saber tudo se resume ao saldo calórico dentro de uma janela de tempo. Se em um dia você gastar mais do que consome ou se em um ano você gastar mais do que consome, vai reduzir o estoque de gorduras do corpo.

A via mais fácil de proteínas em excesso na corrente sanguínea é a transformação das mesmas em glicose ( neoglicogênese ).

Sim, até mesmo DNL é extremamente rara, mas pode acontecer, especialmente se você estiver procurando por isso. Basta fazer uma dieta evitando ao máximo gordura e comer apenas carboidratos e proteínas que você vai transformar carboidrato em gordura. Agora para você transformar proteína em gordura, vai precisar de uma dieta exclusivamente de proteína, uma vez que toda a gordura e carboidrato terão preferência 'na fila' para serem transformados em gordura. Você precisaria, basicamente, ultrapassar o total de calorias gastas no dia apenas com proteína - coisa que quase ninguém tem estômago para fazer (comer 3000-4000Kcal única e exclusivamente de proteína).

Pra mim funciona comer muita proteína, coisa de 4g por kg de peso pra mais... faço essa dieta hiperproteica faz 1 ano e posso dizer que reduzi meu percentual de gordura de forma constante, ganhei mais MM, mais densidade, mais saúde, enfim, mais forte... melhor... a única coisa que piorou muito foram os peidos, merdas, afinal essas paradas de comer bastante protecas fazem a merda ficar bem fedorenta... as vezes nem eu aguento o meu peido cara, fede muito... kkkkk, to com caixa de fósforo espalhada pela casa, senão minha mulher não me aguenta, kkkk... cada peido recorro a caixa de fósforos mais próxima...kkk é a única coisa que piorou pra mim...

Esse lance de saldo é perfeito msm, sempre conto minhas calorias, e o que funciona pra mim e acho que pra muitos é, quando em bulk, seja limpo, sujo, enfim, eu simplesmente aumento a ingestão calórica através dos CARBOS, quando eu quero cortar, ficar mais rasgado, fibrado, eu simplesmente reduzo lentamente a ingestão de CARBOS, super simples... muito simples... alimentação é contagem calórica, ingestão adequada de proteínas em quase todas as refeições e os carbos servem pra brincar de ficar rasgado ou inflado... pra mim é assim, SIMPLES. Sem frescuras...

Desculpe, mas esse não é o foco da discussão.

Postado (editado)

A via mais fácil de proteínas em excesso na corrente sanguínea é a transformação das mesmas em glicose ( neoglicogênese ).

Certain amino acids are processed to a great degree in the liver (as I discuss in The Protein Book) and this can produce glucose, ketones and a few other things. But triglycerides (the storage form of ‘fat’) isn’t one of them.

Certos aminoácidos são processados a um grande grau no fígado e isso pode produzir glucose, cetonas e muitas outras coisas. Mas triglicérides(a forma de armazenação de gordura) não é uma delas.

Só para complementar mais seu comentário com um trecho específico do artigo.

Vou ler um pouco mais e tentar colocar mais algumas ideias no assunto em debate.

Abraços

Editado por flavioto

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...