Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado (editado)

04.02.2013

Hoje o professor colocou o último tópico (metabolismo) do que a gente tava vendo nas aulas anteriores, que era características dos seres vivos. Já atualizei o post aqui.

Depois ele começou um novo assunto, e como eram duas aulas, deu tempo de dar mais um assunto haha ou seja, hoje vimos dois assuntos:

Níveis de organização

Átomo: carbono, hidrogênio, ferro

Molécula: H2O, CO2, NaCl, aminoácidos*, glicose (C6H12O6) [adivinha quem pediu pra ele colocar a estrutura dos aminoácidos e glicose rs]

Organelas: mitocôndria, ribossomo, membranas

Célula

Tecido: conjunto de células de forma e função semelhante

Órgão

Sistema

Organismo: humano, ameba [pode ser pluricelular, como o humano, ou unicelular, como a ameba; nesse caso, ela não tem tecidos, órgãos nem sistemas, pois só tem uma célula. Ela pula os 3 estágios acima]

População: mesma espécie, mesmo local e época

Comunidade: porção biótica do ambiente [biótico = vivo (mamíferos, ovíparos, plantas etc); abiótico = não vivo (pedra. papel. tesoura.)]

Ecossistema: comunidade + porção abiótica

Biosfera: Terra

* Estrutura do aminoácido:

Aminoacido_estrutura_geral.png

[não, ele não vai cobrar que decoremos isso, mas ele colocou na lousa porque eu pedi, entãaao...]

Modelos celulares

Membrana Plasmática: permeabilidade seletiva [regula o que entra e sai da célula]

DNA (material genético): controle do metabolismo; transmissão de características [não necessariamente o DNA vem dentro de um núcleo. Nos seres procariontes, o material genético não vem protegido pela membrana nuclear, ou seja, fica solto pelo citoplasma. Exemplo? Bactéria. Pra lembrar: "pro" significa que veio antes, tipo pré histórico haha então o que veio antes é menos sofisticado, e não tem núcleo. Eucariontes são as células com núcleo, tipo as nossas: "eu"carionte]

Hialoplasma: local (sede) das reações químicas [a diferença de hialoplasma pra citoplasma é que hialoplasma é só o caldinho que fica dentro da célula, e citoplasma se refere ao caldinho + as organelas que estão mergulhadas nele]

Ribossomos: síntese proteica

As estruturas acima são as estruturas mínimas das células, ou seja, todas as células têm.

* Parede celular: proteção [nem todas as células têm]

Célula procariótica (organismo procarionte): sem núcleo definido. Ex: cianobactérias e bactérias.

Essas células apresentam R.E.L, retículo endoplasmático liso. [tubinhos sem ribossomos. Serve para fazer a síntese de lipídeos e outros compostos.]

Célula eucariótica (organismo eucarionte): com delimitação de núcleo. Ex: animais, vegetais, fungos, protozoários...

Essas células apresentam R.E.R, retículo endoplasmático rugoso. [são vesículas achatadas com ribossomos (que fazem a síntese de proteínas), o que dá um aspecto de "rugas"]

Por hoje é só pessoar

Amanhã tem laboratório, conto como foi. Acho que na aula de hoje deu pra tirar BASTANTE coisa interessante e provavelmente vai ser útil. Ele disse que vamos estudar nesse ano principalmente os níveis de organização: molécula, organelas e célula. Ou seja... será útil

Quinta eu pretendo fazer um resumo do livro, do que já vimos até agora + a aula que vamos ter quarta. Posto aqui

Besus

Editado por amandarun
Postado

Hialoplasma: local (sede) das reações químicas [a diferença de hialoplasma pra citoplasma é que hialoplasma é só o caldinho que fica dentro da célula, e citoplasma se refere ao caldinho + as organelas que estão mergulhadas nele]

pega-ratão de vestibular.

Amanda, uma coisa muito interessante que aprendi ano passado:

-Um dedo é um órgão?

Sim. Se um órgão é algo formado por diferentes células que compõem diferentes tecidos que se relacionam, então um Dedo é um órgão.

Postado

Acompanhando aqui, biologia é muito fera, mas tu não vai ter a melhor parte que é Mendel(deve ser ano que vem)

Parabens e segue firme

valeu!! Acho que isso vai ser ano que vem mesmo.. eu vi no sumário do livro, mas no conteúdo que o professor colocou não tem

pega-ratão de vestibular.

Amanda, uma coisa muito interessante que aprendi ano passado:

-Um dedo é um órgão?

Sim. Se um órgão é algo formado por diferentes células que compõem diferentes tecidos que se relacionam, então um Dedo é um órgão.

Siim, muito legal isso, a minha amiga perguntou na aula se pele é um órgão e ele disse que sim, é um órgão que não faz parte de nenhum sistema :P mas dedo eu não sabia

Postado

Amanda, concentre-se nas aulas Teóricas. As praticas tu posta o conteudo que for mais chamativo.

Sim sim, as práticas por enquanto nem tiveram muito conteúdo. to tentando extrair tudo que posso das teóricas, hoje a tarde vou postar bastante coisa.

Visitante DESTROY3R
Postado (editado)

Aula prática de biologia no primeiro ano seria o que?

Eu lembro que aprendi mitose e meiose, mas não imagino um colégio que tenha um laboratório nesse nível para estudantes de ensino médio, ainda mais se tratando de divisão/reprodução celular

Editado por DESTROY3R
Postado

Aula prática de biologia no primeiro ano seria o que?

Eu lembro que aprendi mitose e meiose, mas não imagino um colégio que tenha um laboratório nesse nível para estudantes de ensino médio, ainda mais se tratando de divisão/reprodução celular

Tem um baita laboratório lá... não tem microscópio eletrônico, mas tem um óptico pra cada aluno e tudo mais, é muito bom o laboratório

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...