amandarun 224 Postado Março 3, 2013 às 21:48 Autor Compartilhar Postado Março 3, 2013 às 21:48 (editado) 25.03.2013 + 27.03.2013 Evolução Biológica Antes de postar o conteúdo que foi dado vou começar explicando uma coisa que o professor explicou na sala. Quando a maioria das pessoas pensa na palavra "evolução", o que vem na cabeça é uma melhoria. Na biologia evolução nem sempre é uma mudança pra melhor, e sim uma mudança qualquer. Pode ser pra melhor, ou pra pior. A aula começou com 3 exemplos: Biston betularia Bicho pau Grilo feliz A primeira imagem (as duas primeiras na verdade, da Biston betularia) mostram uma só espécie de mariposa. Elas têm cores diferentes, mas são da mesma espécie. Vou pular a parte do "por que é mais vantajoso para uma que mora em uma árvore branca ser branca e por que é mais vantajoso para uma que mora em uma árvore preta ser preta" e partir logo pra questão que muuuita gente confunde e fala besteira: por que elas são assim. NÃO é porque elas quiseram. Tipo, ahhh eu moro numa árvore preta então se eu for preta vou sobreviver fuck yeeeah fuuuuusão!!!! Não. Não é assim. Elas são mariposas, não o power ranger vermelho. Elas nem sabem que se forem pretas numa árvore preta vão ter mais chances de sobreviver. Tanto que na imagem mostra que uma mariposa preta pode muito bem ficar dando sopa numa árvore branca. Então o que acontece? É simples (nem tanto, mas ok). Vamos supor que todas as Biston betularia sejam pretas. E elas vivem num habitat onde tem árvores pretas E árvores brancas, e não, elas não sabem que devem ficar nas pretas. São mariposas, elas não são racionais pessoal. Bom, aí de repente acontece uma super mutação e.t. numa delas. E sim, mutação é uma coisa que acontece TODA HORA. Mutação é qualquer alteração nos genes, e isso acontece em todo mundo, mesmo que seja uma alteração mínima que não faça nenhum efeito visível. Sim, você é mutante. Bom, voltando, a mutação que a mariposa sofreu faz com que ela tenha filhos brancos. E os filhos brancos vão ficar, digamos, 50% nas árvores pretas, e 50% nas brancas. Pra simplificar, vamos supor que TODOS os que forem pras árvores pretas vão ser mortos por um lagarto que viu elas porque elas eram brancas e não pretas que nem a árvore. E as que foram pra as árvores brancas sobrevivem. Então as mariposas brancas têm filhos, e passam sua mutação pra eles. Sendo que eles também nascem brancos. E alguns deles sobrevivem. E então eles têm filhos e mais filhos, até que uma hora as Biston betularia vão ser misturadas, entre brancas e pretas. Claro que eu to simplificando demais, mas é basicamente isso: o mais apto sobrevive. Ou seja, o que tá mais adaptado ao ambiente no qual ele vive tem mais chance de sobreviver e assim, transmitir suas características aos seus filhotinhos, o que a longo prazo faz a espécie mudar. Mas tem um ponto. Imaginem quantas possibilidades de mutação existem. A mariposa "mutante" podia ter nascido não branca, mas com antenas verdes, sei lá. Ou com barriga rosa. Ou com super-cuspe radioativo. Então sim, foi MUITA coincidência e sorte ela ter nascido justo branca, o que é uma coisa tão maravilhosa pra ela. Mas o negócio é que isso não acontece do nada. Você tem noção do quanto é um milhão de anos? Então, foi mais. Bem mais. E nessa cacetada de anos, aconteceram MUITAS mutações. Pode ser que tenha nascido uma mariposa com antenas verdes, ou com cuspe supersônico. Mas sabe porque elas não são assim hoje? Porque as mutações passadas, por algum motivo, não foram vantajosas pra ela. Então a mutação foi eliminada por algum fator externo (predador, ou fatores naturais, enfim) e a característica não foi transmitida. Outra coisa: não é assim que do nada aparece uma mariposa branca. Sim, eu menti. Mas foi pra simplificar. Na verdade o que acontece são pequenas mudanças - tipo, uma nasce um pouco mais clara que a preta, e assim vai ao longo do tempo, até que uma nasce branca o suficiente pra não ser vista na árvore branca. Aí BANG. Não sei se deu pra entender direito, porque é um estudo meio cego. Não se sabe o que aconteceu exatamente, não se sabe como foi a evolução. Mas se sabe que ela existiu. Let's go to the lousa Evolução = mudança Até o séc. XVIII - Fixistas ou Criacionistas Ambientes e seres vivos seriam criação divina e, portanto, fixos, imutáveis. Séc. XVIII - Transformistas Ambientes e seres vivos sofrem transformações com o passar do tempo. - Jean Baptiste Lamarck [hoje se sabe que a teoria desse cara tá errada.] - Charles Robert Darwin [o fodão. o certo. the boss] É isso pessoal Pra quem quiser ver mais sobre o assunto, que por sinal é muuuito legal, vou deixar uns sites aqui. besus http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao8.php http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1207 http://ateus.net/artigos/ciencia/a-evolucao-biologica/ Editado Março 3, 2013 às 21:49 por amandarun Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lourensini 238 Postado Março 4, 2013 às 10:43 Compartilhar Postado Março 4, 2013 às 10:43 HHAHHAHAHAHHA MUUUUUITO BEM ESCRITO. Gostei demais!. A princípio, o Lamarckismo fazia todo sentido, de modo que até eu antes de conhecer ele já pensei assim, mas não dá para criar genes só para adaptar-se à um ambiente. Você precisa possuí-los e expressá-los, ou sua prole assim o fará. via: I fucking love science! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Brunobyof 330 Postado Março 4, 2013 às 20:43 Compartilhar Postado Março 4, 2013 às 20:43 Isso me lembrou imediatamente de um dos clipes mais foda que já fizeram, pra uma música também muito boa: DO THE EVOLUTION BABY! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
amandarun 224 Postado Março 4, 2013 às 22:58 Autor Compartilhar Postado Março 4, 2013 às 22:58 (editado) Valeuuu Zé!!! Curti esse painelzinho aí!! adoro essas coisas Bem dazoras essa musica, e o clipe é animal.... Fiquei orgulhosa de perceber que conheço a maioria dos negócios da história que apareceu, tipo Ku Klax Klan etc Só não saquei qualé a da mocinha de preto Hoje a aula foi animal, a gente se aprofundou um pouco no darwinismo e lamarckismo. Sábado postarei Editado Março 4, 2013 às 22:57 por amandarun Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Saintgraal 3462 Postado Março 5, 2013 às 10:42 Compartilhar Postado Março 5, 2013 às 10:42 Isso me lembrou imediatamente de um dos clipes mais foda que já fizeram, pra uma música também muito boa: DO THE EVOLUTION BABY! eu curto essa música desde que lançaram LOL Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kamilla 10 Postado Março 9, 2013 às 23:27 Compartilhar Postado Março 9, 2013 às 23:27 Aiii gostei muito do tópico, parabéns! Vou acompanhar esse ano presto vestibular né, (e provavelmente não terei aula de Biologia esse ano) meu 1º ano eu fiz em um colégio Adventista (filosofia Criacionista), então imagina como eram as aulas de Biologia, vai ser bom esse reforço. Por enquanto estou lembrando de tudo que está postando, mas qualquer coisa dou um grito, p/ vc me ajudar ^^ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
amandarun 224 Postado Março 10, 2013 às 21:18 Autor Compartilhar Postado Março 10, 2013 às 21:18 (editado) 26.02.2013 + 05.03.2013 Reconhecimento de substâncias I Essa aula tem a ver com Nutrição. Bem o básico, mas tem. Basicamente a gente pegou uma amostra de leite (não disseram se era integral ou desnatado mas eu com meus instintos farejadores tinha CERTEZA que era integral) e usando várias substâncias químicas, verificamos quais substâncias orgânicas estão presentes nele. Pra entender melhor a aula o professor colocou algumas anotações na lousa: Substâncias orgânicas > moléculas construídas por cadeias de átomos do elemento químico carbono Carboidratos: - monossacarídeos (glicose); - polissacarídeos (amido - exclusivo dos vegetais) Proteínas Lipídeos: - óleos; - gorduras *Ácidos nucleicos: DNA e RNA Bom, e a aula foi o seguinte (vou copiar da apostila): Dentre os diferentes tipos de substâncias orgânicas, três merecerão a nossa atenção nesta aula: carboidratos, lipídeos e proteínas. O objetivo desta aula prática é dar instrumentos para que você reconheça quimicamente as substâncias citadas. Ao final, você deverá ser capaz de fazer os testes necessários e determinar parcialmente a composição do leite. Teste com reagente de Benedict - esta reação é positiva com os monossacarídeos. Sob ação do calor, os monossacarídeos reduzem o reagente, ocorrendo mudança de cor. Assim, ele passa de azul (cor original) a amarelo. Teste com lugol - O lugol é uma solução aquosa que possui iodo e iodeto de potássio como solutos. O lugol cora positivamente o polissacarídeo amido. Sua cor original é laranja e, na presença de amido, o lugol torna-se roxo muito escuro. Teste com hidróxido de sódio e sulfato de cobre - Esse teste cora positivamente proteínas, passando de azul a lilás ou roxo, dependendo da concentração do reagente. Teste com Sudan III - O Sudan III é um pó solúvel em lipídeos e insolúvel em água. Bom, aí a gente testou. Tinha 4 amostras de leite nos tubos de ensaio, e cada amostra recebeu um identificador das substâncias. O reagente de benedict foi pra banho maria, porque só reage rapidamente no calor. Os resultados foram os seguintes: Reagente de Benedict - amarelo (positivo - monossacarídeos) Lugol - laranja (negativo - amido) Hidróxido de sódio e sulfato de cobre - roxo (positivo - proteínas) Sudan III - levemente solúvel (positivo - lipídeos) Sinceramente? Eu não achei essa aula muito legal. Por que? Porque qualquer um que como nós monte dieta (bulk-cutt) sabe que o leite tem em 200ml um tanto de lactose (monossacarídeo), um tanto de proteína e um tanto de gordura se ele for integral. Então sei lá. Obs: O sudan III foi levemente solúvel, pois como o leite tem em sua composição muita água, a gordura só dissolve parte do Sudan, que não é solúvel em água. Reconhecimento de substâncias II Foi a mesma coisa, só que com três alimentos: patê de atum, patê de peru e uma papinha de bebê sabor milho com frango. Acho que nem vale muito a pena postar os resultados. Mas foi isso 04.03.2013 + 06.03.2013 Darwinismo Teoria da "Seleção Natural" 1) Mariposas Inglaterra - bosques * Antes do séc. XIX: sem poluição, crescem liquens e há predomínio das mariposas brancas [porque liquens são brancos, assim elas são predominantes por causa da seleção natural e camuflagem] * Séc. XIX: com poluição, não crescem liquens e há predomínio das mariposas pretas [porque as árvores são pretas] 2) Resistência bacteriana aos antibióticos [complicado de explicar. Basicamente, a pessoa toma o antibiótico, mata as bactérias que são mais sensíveis ao antibiótico e as mais resistentes sobrevivem e vão se multiplicando, até que só tem as mais resistentes e o antibiótico não funciona mais] Lamarckismo Teoria da Transmissão dos Caracteres Adquiridos 1) Lei do uso e desuso 2) Lei da transmissão dos caracteres adquiridos Pra explicar, um exemplo mais tosco impossível: imagina que no começo só tinha girafas de pescoço curto. Então as árvores pequenas foram ficando sem folhas, e as girafas foram esticando o pescoço o máximo que elas puderam pra alcançar árvores maiores, até que de tanto esticar, ao longo da vida dela o pescoço ficou levemente maior. Então o filho dela herdou esse pescoço um pouco maior, e por sua vez esticou mais e assim foi, até as girafas ficarem com pescoção. Essa teoria tá errada porque 1. O único órgão do corpo que pode ser modificado de acordo com o uso e desuso, durante a vida, é o músculo. edit: frase errada... tem outros órgãos que mudam, leia mais sobre aqui Do mesmo jeito que você tá aí fazendo suas 10 roscas 4x12 no treino de bícepís pra ele crescer e do mesmo jeito que quando o Zé quebrou a perna (foi a perna mesmo?) e teve que imobilizar por uns meses, ela ficou do tamanho de uma varetinha. e 2. Mesmo que você modifique seus músculos, aumentando-os ao longo da vida e vire um Schwazenegger, seu filho NÃO vai nascer musculosinho top top da balada!!!! E o Lula, se tivesse um filho, não ia ter uma criança com só 4 dedos. Ou seja, a transmissão de características só ocorre quando é uma característica genética, e não uma que você adquiriu ao longo da vida. thats it Editado Março 29, 2013 às 00:14 por amandarun lourensini reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lourensini 238 Postado Março 11, 2013 às 01:04 Compartilhar Postado Março 11, 2013 às 01:04 "(...) Zé quebrou a perna (foi a perna mesmo?) e teve que imobilizar por uns meses, ela ficou do tamanho de uma varetinha." AHUHEUAHUEHAUHUEHAUHEUAHUE, é. Foi isso mesmo. Quebrei a diáfise femural. BEM no meio. Lamarck deu certo por um tempo no meio acadêmico. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Saintgraal 3462 Postado Março 11, 2013 às 11:16 Compartilhar Postado Março 11, 2013 às 11:16 evolução por adaptação lei do uso-desuso do corpo acho que é isso hehe Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tomelirola 75 Postado Março 22, 2013 às 19:04 Compartilhar Postado Março 22, 2013 às 19:04 (editado) E ai amandinha e vc sabia que muitas vezes a evolução é burra? Muitas vezes durante o processo acabam sendo selecionados caracteristicas que não conferem vantagem nenhuma ao indívíduo. Isso acontece muito com pássaros. Olha o pavão coitado com aquele rabão. Aquilo não serve pra nada, só para atrair as fêmeas que adoram um pavão exibido. Logo com o passar do tempo foram sendo selecionados os pavões mais apavonados. E hoje temos esses pavões com caudas enormes e exuberantes que na natureza não servem para nada. É apenas peso e atrativo para os predadores. Mas fazer o que né as fêmeas por algum motivo gostam daquilo e vão acasalar com o que tiver o rabão maior perpetuando que os pavões tenham cada vez um rabo de pavão maior e mais colorido. O nome deste principio é Handicap Principle em inglês em português eu não conheço. Olha um link http://en.wikipedia.org/wiki/Handicap_principle O Darwinismo também funciona com um conceito fundamental que é a seleção sexual. Além de fatores interespecíficos como no caso da predação, existem fatores ambientais (resistência a um químico como no caso das bactérias) e intraespecíficos como a seleção sexual (o pavão), onde a fêmea escolhe o macho mais bonito por exemplo. Abs Editado Março 22, 2013 às 19:05 por Tomelirola Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora