Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Frequencia É Mesmo Importante?

Lucas Lopes Santos

Posts Recomendados

Olá pessoal, criei esse tópico pq ja to cansado de ler que para os naturais os treinos frequentes e menos intensos (ABC 2x) são melhores que os treinos intensos infrequentes.

Sempre segui ABC 2x , mas agora não posso deixar o corpo se acustumar com a carga,tem gente que diz pra não fazer um ABC 2x intenso, mas e aquela história de levar até a falha pra ter os melhores resultados?

Alguma coisa não encaixa pra mim, como eu tava fazendo um abc 2x intenso, ja não tava aguentando mais de tanta dor todo dia, além de que o tempo de treino excedia 1 hora por causa dos abdominais, foi então que eu decidi trocar meu treino pra abcde, descansando apenas um dia na semana.

Mas leio cada vez mais essa história de que é melhor um treino frequente e bla bla bla.. não uso Ae`s e não sou iniciante, ja treino a 1 ano .. Gostaria de saber se eu posso trocar meu treino sem problemas ou é melhor manter no ABC 2x ``pois ele seria mais frequente``

Objetivo: Hipertrofia

Não vou entrar na discussão porque já o fiz várias vezes e vai virar repeteco. Vou responder apenas pontualmente algumas coisas:

O primeiro equívoco está em achar que frequência = ABCx2. ABCx2 (6x/semana) é tão frequente quanto um ABx2 (4x/semana) quanto FullBodyx2 (2x/semana). Se 6x/semana está muito pesado para a recuperação, basta você reduzir alguma outra variável de treino: treine com menos "intensidade" (não, você não precisa treinar até a morte para hipertrofiar, e se alguém falar "eu preciso", parabéns, você não sabe treinar), treine com menos volume, treine menos vezes na semana... mas tente não fazer como todo mundo que deixa frequência por último e quer aumentar todas outras variáveis.

O segundo equívoco está em achar que um ano de treino não é iniciante. É natural, fique tranquilo; eu, com um ano de treino, também seguia o esquema do Jay Cutler porque achava que eu já era avançado também. Todo mundo acha. É a mesma história com adolescente de 15 anos querendo discutir com o pai sobre como ele é responsável o suficiente pra pegar o carro e ir pra balada: depois, quando ele olhar pra trás, vai ver como era irresponsável e coisas do tipo. Hoje, com 5 anos e meio de treino naturais, vejo que com um ano de treino eu era um imbecil Ph.D em fazer cagada, ao contrário do fodão que eu pensava ser.

Em outras palavras, fique feliz por ainda ser iniciante, melhore sua recuperação sem ter que treinar o mesmo músculo apenas 1x/semana e de uma lida em todos tópicos já postados + os listados no fixo "Melhores tópicos da seção treinamento". Você vai ver que, gostem ou não, a vasta maioria dos naturais bem sucedidos treinam pelo menos 2x/semana o mesmo músculo. Os que não gostam, geralmente: (1) não tem nem 5 anos de treino; (2) não tem corpos tão bons quanto dizem ter; (3) se encaixam na minoria que ganha músculo de qualquer forma pela genética milagrosa e/ou usa EAs. Claro que alguns fogem a regra, mas os que REALMENTE fogem a regra e REALMENTE conseguem ter bons corpos treinando ABCDE ou afins, naturalmente, fazem parte de uma seleta minoria. Só pra esclarecer (já que sempre vem aquele legal dizendo "maaas meu vizinho é fodão e treina ABCDE e eu sei que ele é natural mimimi"), certamente existem pessoas que são a exceção, mas supondo que você faça parte da maioria, arranje um jeito de melhorar a recuperação sem precisar treinar 1x/semana que provavelmente é a melhor coisa a fazer.

Espero que tenha ajudado de alguma forma ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@Craw69

Ajudou, e muito. O treino ( ABC 2X) está dando certo então vou continuar com ele , porém vou me matar menos no treino por que eu pensava que tinha que suar litros no treino pra ver que está dando resultado e não é bem assim..

Vou ajustar a carga e diminui-la, acho que ela é o meu maior problema pois sempre pego uma carga que só de pra fazer de 6 a 8 repetições e isso da uma dor na semana que jesus hahaha..

Valeu pela colaboração de todos :oneeyed01:

Link para o comentário

@Craw69

Ajudou, e muito. O treino ( ABC 2X) está dando certo então vou continuar com ele , porém vou me matar menos no treino por que eu pensava que tinha que suar litros no treino pra ver que está dando resultado e não é bem assim..

Vou ajustar a carga e diminui-la, acho que ela é o meu maior problema pois sempre pego uma carga que só de pra fazer de 6 a 8 repetições e isso da uma dor na semana que jesus hahaha..

Valeu pela colaboração de todos :oneeyed01:

porque não experimenta A1 low B1 low A2 high B2 high?

um ABx2.

nos dias off tu faz abdome.

Link para o comentário

Viu porque você ainda é iniciante. Não diminua a carga, diminua o número de séries ou o número de exercícios. Olhando pra trás, com 3 anos de treino eu ainda fazia bastante cagada...

Link para o comentário

Muitos colocam intensidade como sinônimo de sofrimento, equivocado isso hem.

Hipertrofia não ocorre no treino e sim em suas diversidades para ocorrer a regeneração do tecido, que é alimentação, descanso apropriado e etc. Treino é para estimular o musculo, não importa muito como vai chegar a isso (drop's, bi-set's, low/high reps, falha, sub/maximo esforço) desde, q tenha progressão. Ai alguem comenta: Mas conheço um cara q fez ABCDE a anos e cresceu bem sem ter q fazer esses negócios de compostos e treino de força e bla bla bla! Ótimo, te pergunto qdo ele começou, ele supinava com 100kg? A resposta é obvia nê?!!! PROGRESSÃO#

PARA MEU CORPO, alta frequencia, foi muuito bom e sim faço em low reps e com sub maximas, dosando volume e intensidade, ja q só da para usar 1 exercício e claro composto, conseguir melhores results em 1 mes com alta frequencia do que em outro metodo por maior periudo, mais uma vez, DIGO: EU, mas conheço outros q tb se deram bem mas... tem q testar com ambos e ver oq quer, foi oq fiz. Hoje ja consegui adaptar alta frequencia e até mesmo fazer algum treino com volume na semana, mas foi aprendendo e adaptando nos treinos q meio q me encontrei.

Faça um teste brtoher não fique na mesmice, mas não esqueça PROGRIDA peso e estimulos!

Link para o comentário

Consigo progredir peso todo mes. O problema que enfreitei no Abc 2x foram 2:

-Tempo de treino excede 1 hora por causa dos abdominais.

-Dores fortes depois de fizer o primeiro abc, e fica dificil repetir o abc com essas dores.

O primeiro problema ainda não resolvi , ninguem falou nada a respeito.. talvez fazer abdominais fora do treino. NÃO SEI!!!!

O segundo problema eu vou resolver diminuindo o numero de repetições e séries, como DaoLaLao e o craw69 disseram.

Editado por Lucas Lopes Santos
Link para o comentário

• Supermoderador

-Dores fortes depois de fizer o primeiro abc, e fica dificil repetir o abc com essas dores.

O primeiro problema ainda não resolvi , ninguem falou nada a respeito.. talvez fazer abdominais fora do treino. NÃO SEI!!!!

O segundo problema eu vou resolver diminuindo o numero de repetições e séries, como DaoLaLao e o craw69 disseram.

Faça o seguinte, poste o seu treino, todo ele, com exercícios, séries e repetições.

99% de chance de as dores que você sente serem causadas por um volume excessivo por grupo muscular.

Pensando bem, pode ser pela divisão também, se você fizer peito/bíceps, costas/tríceps e pernas/ombros, por exemplo, vai estar treinando alguns grupos musculares todos os dias da semana.... aí fica difícil não ter dores :D

Link para o comentário

tempo excedente é de menos, tu acha que cataboliza de forma consideravel em 30 min. a mais ou, a menos. Isso é mentalide de louco, na moral!

Cara o abc com mais ou menos reps, creio q não faz tanta diferença. Ela pode tb, estar sendo trabalhado bem em outros exercícios!

Link para o comentário

Faça o seguinte, poste o seu treino, todo ele, com exercícios, séries e repetições.

99% de chance de as dores que você sente serem causadas por um volume excessivo por grupo muscular.

Pensando bem, pode ser pela divisão também, se você fizer peito/bíceps, costas/tríceps e pernas/ombros, por exemplo, vai estar treinando alguns grupos musculares todos os dias da semana.... aí fica difícil não ter dores :D

Não vo postar os exercicios por que não há necessidade.

A-Peito/triceps

B-Costas/Biceps

C-Ombro/Perna

4 exercicios musculos grandes, 3 exercicios pequenos.

8 exercicios para perna.

Faço sempre 3 séries variando entre 8 a 12 repetições

Abdominal: 4 séries de 20 (Superior, inferior)

Não acho esse treino volumoso, é porque eu realmente pego pesado na carga , colocando em todos os exercicios o Maximo de peso que eu aguento, nem 1 kg a menos. :party:

tempo excedente é de menos, tu acha que cataboliza de forma consideravel em 30 min. a mais ou, a menos. Isso é mentalide de louco, na moral!

Cara o abc com mais ou menos reps, creio q não faz tanta diferença. Ela pode tb, estar sendo trabalhado bem em outros exercícios!

Não disse nada de catabolizar, isso é o de menos pra mim. A recomendação é que o treino seja de 40 minutos a 1 hora, geralmente em dias de abdominais chego a 1 hora e meia , pois demoro uns 20 minutos pra fazer os abdominais.

O fato de demorar tudo isso , faz além de ter menos energia pra fazer abdominais eu me sentir mal , vontade de enjoos etc..

E ainda o psicológicamente eu penso: Putz ainda falta fazer um monte de exercicios, dai acaba a disposição entende?

Editado por Lucas Lopes Santos
Link para o comentário

• Supermoderador

Tá explicado, volume absurdamente alto. E ainda o fato de que você treina ombros, peito e tríceps 4 vezes na semana (ombros no treino de peito/tríceps e no de ombros, e vice-versa).

Um treino ABCDE com 4 exercícios por grupo grande e 3 para pequeno já é bastante volumoso. Dobrar esse volume (que é o que você fez no seu ABCx2) não tem como trazer melhoras.

Corte o volume à metade (é sério), aumente a carga sempre que atingir o total de repetições por série (12 no seu caso) e você terá resultados bem melhores do que agora. Você vai ter mais energia para os abdominais, vai reduzir o mal-estar e, principalmente, vai conseguir manter a performance no segundo treino da semana.

Ah, de repente seria bom também colocar os exercícios da parte anterior (e lateral) de ombros junto do treino de peito/tríceps, e os da parte posterior dos ombros junto do treino de costas, assim você não treinaria nenhum grupo mais de 2 vezes na semana.

E outra pergunta: você disse que coloca o máximo de carga que aguenta. OK. Pegue um exercício qualquer como exemplo, digamos o supino. Com a carga que você utiliza, você faz o mesmo número de repetições em cada série, ou vai diminuindo (tipo 12/10/8)? Se faz o mesmo número em cada série, como é a sua percepção de esforço? Digamos que você faça 8 repetições em cada série, em todas elas você sente o mesmo esforço? Ou nas primeiras você conseguiria fazer talvez 2 ou 3 repetições a mais?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...