Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carnes Grelhadas, Você Considera O Peso De Antes Ou Depois De Pronto?

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Eu pensei em fechar o tópico por falta de pesquisa, mas aparentemente o pessoal aqui anda precisando pensar um pouco né?

Como o Cássio e a Loretti explicaram, depende da fonte de onde vocês estão tirando a informação nutricional. Algumas carnes dizem 'peso cru' ou 'confome vendido' e em alguns é considerado o peso depois de preparado.

Um peito de frango ou carne vermelha perdem 30-35% de peso no processo (se for grelhar e usar um bom grill, pode chegar até a 40%). Se a embalagem diz 22g de proteína para peso crú e você quer pesar ele pronto, basta fazer regra de 3: você vai ter 28,6g a 29,7g de proteína para 100g prontos. Assim como a gordura passa de 0,9g para 1,1g a 1,2g.... mas novamente, se for grelhar, a gordura pode ser até reduzida. Se cozinhar, a gordura pode ficar virtualmente em zero.

O processo contrário acontece com a massa - 100g de massa crua tem uns 80g de carbo, 4g de proteína e 1g de gordura. Se você cozinhar uma massa espaguete, ela vai ficar com 260-280g totais, a diferença sendo de água. Logo comer 260g de massa vai ter 80g de carbo (muita gente usa a quantidade de carbo da tabela e come a menos nessa hora).

O ideal é escolher a forma que você vai pesar e usar isso como padrão, ou então pesar antes e depois e estabelecer um fator para corrigir isso. Foi assim que eu fiz com a massa - 100g de massa crua dá 260-280g depois de pronta, assim eu posso fazer uma regra de 3 e quando pegar 400g de massa eu tenho como saber os macros dela.

Outra dica: olhem o peso 'líquido' e o 'peso total', às vezes você tem uma sardinha ou alguma coisa assim que você precisa desconsidear parte do peso.

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Esse aumento de peso acontece drásticamente com arroz e feijão... Dêem uma olhada na informação nutricional deles tanto como cru e cozido... A diferença eh enorme... 100g de feijão cru, por exemplo, possuem 66g de carbo aproximadamente... Já depois de cozido,100g terão apenas 13,5g de carbo... A proteína vai de 22 pra 4g... Isso por conta do tanto de água que se retém durante o cozimento...

Por isso que antes eu achava que eu comia umas 6000kcal hahahahahaha eu não tinha idéia dessa diferença entre cru e cozido/grelhado/assado...

Abraços

Postado

Então é isso, pesando antes se na sua dieta você faz o cálculo de 22g de prot em 100g de frango, mesmo dando um peso menor depois de preparado terá a mesma quantidade de prot.

Eu estava consumindo frango pakas pois estava pesando depois de pronto!

Mesma coisa com o filé de merluza!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...