Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína Do Feijão ? A Pura Verdade!

Guilherme Ferreira

Posts Recomendados

Publicidade

O Feijão é o alimento mais rico que temos disponível. Até neste aspecto é rico, pois podemos encontrá-lo em todo território nacional, assim como praticamente em todo o planeta.

Quanto ao aspecto nutricional é excelente, pois proporciona nutrientes essenciais como protéinas, ferro, calcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais.

Quanto ao aspecto de adulteração genética, tão disseminado nos nossos tempos, os feijões ocupam um lugar de destaque entre as exceções, pois podemos encontrar variedades selvagens praticamente em qualquer lugar. Cito algumas que conheço: Guandu, Branco, Favas, Fradinho, Moyashi, Adzuki, de Corda, Tremoço, Corado. Para confirmar, cito espécies manipuladas geneticamente, no entanto em cruzamentos intra-espécie (não alergênico): preto, carioquinha, rajado, jalo.

A Soja apresenta um plano de adulteração muito mais profundo, sendo difícil encontrar variedades integras, tanto aqui como no exterior. Praticamete todos os subprodutos de soja estão transgênicos (utilizados nos alimentos industrializados tais como a lecitina, a proteína texturizada, o óleo, a gordura vegetal hidrogenada).

e só pra reforça, arroz e feijão é uma combinação completa de carboidratos, o arroz é rico em uma proteína chamada lisina.

muito bom informativo, porem, sim o feijão tem proteínas, mas o problema não eh ter proteínas, mas se possui aminoácidos essenciais, no qual o corpo não produz.........outro ponto, o feijão tem quantidades significativas de aminoácidos a ponto de substituir a carne e o ovo? essa nao acreditei muito bem....

qual a fonte desse informativo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de pensar que nos dois eramos dois, eu feijão você arroz... temperados com Sason (8)

muito bom informativo, porem, sim o feijão tem proteínas, mas o problema não eh ter proteínas, mas se possui aminoácidos essenciais, no qual o corpo não produz.........outro ponto, o feijão tem quantidades significativas de aminoácidos a ponto de substituir a carne e o ovo? essa nao acreditei muito bem....

qual a fonte desse informativo?

toda e qualquer fonte de proteina tem 15 a 20% de bcaa...

Se tu come 200g de proteina por dia. 30 a 40g serão de bcaa... Por isso alguns citam a não necessidade de suplementação de bcaa, principalmente em bulking

Editado por marcelorc
Link para o comentário

Só de pensar que nos dois eramos dois, eu feijão você arroz... temperados com Sason (8)

toda e qualquer fonte de proteina tem 15 a 20% de bcaa...

Se tu come 200g de proteina por dia. 30 a 40g serão de bcaa... Por isso alguns citam a não necessidade de suplementação de bcaa, principalmente em bulking

to ligado do bcaa.....mas estes são 3, os aminos essenciais são 14, vc consegue com arroz e feijao, com certeza, mas se comparado com fontes animais, aí eh outra história...vc tem que comer pra caralho pra poder substituir fontes animais

não sou contra o feijao e o arroz, muito pelo contrario, faz parte da minha dieta, so nao concordei com a ideia do informativo de que o feijão tem quantidades a ponto de substituir fontes animais

Link para o comentário

to ligado do bcaa.....mas estes são 3, os aminos essenciais são 14, vc consegue com arroz e feijao, com certeza, mas se comparado com fontes animais, aí eh outra história...vc tem que comer pra caralho pra poder substituir fontes animais

não sou contra o feijao e o arroz, muito pelo contrario, faz parte da minha dieta, so nao concordei com a ideia do informativo de que o feijão tem quantidades a ponto de substituir fontes animais

talvez... Mas a quantidade é tão baixa... Eu conto a proteina de forma geral. Fonte vegetal seria apenas arroz, feijão, e nem como tanto assim eles, e no bulking hardcore, a proteina normalmente passa das 3g/kg... Logo entraria sempre o necessario

Editado por marcelorc
Link para o comentário

pessoal dei uma pesquisada e achei isso mas queria saber se realmente é verdade:

O feijão comum fornece, em cada 100 g, cerca de 350 calorias e até 24 gramas de proteínas. Diversas formas são cultivadas no mundo, mas poucos povos souberam tirar tanto proveito desse alimento como o brasileiro. A iguaria está presente na culinária de todos os estados, principalmente com o arroz, mas também com carnes, na forma de feijoada, sopas, caldos, baião de dois, acarajé, feijão tropeiro, dobradinha, salada, guisado, ensopado e tutu à mineira.

100g de feijão comum pode mesmo chegar até 24g de proteínas gente ?

OBS: achei isso em um livro do meu tio, nao sei o nome do livro, meu tio é nutricionista quando eu tiver a oportunidade vou perguntar pra ele o livro é top

Link para o comentário

pessoal dei uma pesquisada e achei isso mas queria saber se realmente é verdade:

O feijão comum fornece, em cada 100 g, cerca de 350 calorias e até 24 gramas de proteínas. Diversas formas são cultivadas no mundo, mas poucos povos souberam tirar tanto proveito desse alimento como o brasileiro. A iguaria está presente na culinária de todos os estados, principalmente com o arroz, mas também com carnes, na forma de feijoada, sopas, caldos, baião de dois, acarajé, feijão tropeiro, dobradinha, salada, guisado, ensopado e tutu à mineira.

100g de feijão comum pode mesmo chegar até 24g de proteínas gente ?

OBS: achei isso em um livro do meu tio, nao sei o nome do livro, meu tio é nutricionista quando eu tiver a oportunidade vou perguntar pra ele o livro é top

com essa base da sim para substituir a carne vermelha, peito de frango, feijão é uma ótima fonte de proteínas, importante para todos para ter ganho muscular, por conhecimento o feijão carioca é o feijão mais rico em proteínas.

Na alimentação dos brasileiros, o feijão é a principal fonte de proteína, seguido, em importância, pela carne bovina e pelo arroz. Apenas esses três alimentos básicos contribuem com 70% da ingestão protéica, além de ser uma cultura de grande expressão sócio-econômica no Brasil (Machado, Ferruzzi & Nielsen, 2008). A importância alimentar do feijão deve-se, especialmente, ao menor custo de sua proteína em relação aos produtos de origem animal (Mesquita et al, 2006).

Link para o comentário

o feijão eh muito bom, mas a ponto de substituir carne, eh complicado. Não eh so ter as mesmas quantidades de proteínas, há muitas outras variáveis, ou seja, o buraco eh mais em baixo.

Já há muitos anos, a carne vermelha eh conhecida no mundo do culturismo como sendo ótima para aumento de massa muscular. Provavelmente, além de outras propriedades, a carne vermelha eh rica em um derivado de gordura essencial (ácido linoleico conjugado) o qual bloqueia a ação da "má" prostaglandis (PGE-2) que tem um grande potencial catabolico.... Trecho tirado do livro Anabolismo Total de Waldemar Guimaraes

Link para o comentário

o feijão eh muito bom, mas a ponto de substituir carne, eh complicado. Não eh so ter as mesmas quantidades de proteínas, há muitas outras variáveis, ou seja, o buraco eh mais em baixo.

Já há muitos anos, a carne vermelha eh conhecida no mundo do culturismo como sendo ótima para aumento de massa muscular. Provavelmente, além de outras propriedades, a carne vermelha eh rica em um derivado de gordura essencial (ácido linoleico conjugado) o qual bloqueia a ação da "má" prostaglandis (PGE-2) que tem um grande potencial catabolico.... Trecho tirado do livro Anabolismo Total de Waldemar Guimaraes

acho que o que o Adriano Godoi quis dizer é que tipo, o feijão pode substituir sim a carne animal, por pessoas que não tem condições de comprar carne toda vez, comer carne todo dia da semana, para pessoa que não tem condições o feijão é bom para ter a proteína na sua dieta, agora é óbvio que se uma pessoa tem condições de ter a carne todo dia da semana, ela não vai substituir a carne pelo feijão, a não ser se for rico pão duro, mano vo le esse livro obrigado pelo nome, uma concha de feijão tem 100g ?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...