Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notícias Interessantes[Tópico Oficial]


Johnn

Posts Recomendados

Publicidade

No dia 15 de janeiro do ano passado, a NASA divulgou uma imagem da Galáxia de Andrômeda; a galáxia mais próxima da Terra.

http://www.spacetelescope.org/images/heic1502a/

 

Esta obra de arte foi capturada com a ajuda do telescópio espacial Hubble e gravada no vídeo abaixo. Como eles fizeram isso? 411 fotos foram tiradas e montadas uma ao lado da outra, para criar a maior fotografia já tirada no mundo. O resultado? Um arquivo de 1,5 bilhões de pixels que ocupa cerca de 4,3 GB de espaço em disco:

 

Aumente a resolução para melhorar sua experiência

 

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida.” 

― Carl Sagan


http://supertela.net/curiosidades/astronomia/nasa-publica-a-maior-foto-do-mundo-ela-vai-perturbar-a-sua-nocao-do-universo/

Editado por Faabs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aless disse:

 

13882383_1158070677548173_75446909201095

 

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 


JORNALISMO ENGAJADO. OU: TRANSPARÊNCIA NUNCA É DEMAIS

Há no mínimo dois fatores que fazem do Brasil o país ideal para a disseminação de ideologias totalitárias: o analfabetismo funcional monstruoso, mesmo entre aqueles que têm diploma de ensino superior, e a falta de ética e a má-fé de quem deveria informar com a verdade dos fatos, mas se aproveita do analfabetismo funcional para distorcê-los ou mesmo abertamente mentir. "Alguns consideram" a matéria do Estado de S. Paulo do último sábado, assinada por Luísa Martins, um exemplo acabado de ambas as coisas.

 

Sob o pretexto de estar apontando uma suposta "contradição", a repórter do Estado fez contato comigo na última sexta-feira à noite, por WhatsApp. Depois das cordiais apresentações, foi ao assunto:

"Vi nas redes sociais que o deputado visitou uma escola em Três Cachoeiras durante o recesso parlamentar. Aquela de onde o professor foi exonerado. (...) O sr. distribuiu lá, segundo apuramos, um folheto sobre seu mandato enquanto deputado estadual."

Respondi: "Sim. Prestação de contas do mandato."

Ao que continuou: "Como o sr é defensor do projeto Escola Sem Partido, queria humildemente perguntar se distribuir folheto também não pode ser considerado uma especie de manifestação politica dentro da escola."

Respondi: "De forma nenhuma. Trata-se de prestação de contas do mandato. Material institucional. Não precisa perguntar humildemente. Pode mandar ver nas indagações. Transparência é regra no mandato. (...) Não sei quem passou a informação, mas quem o fez tentando misturar com Escola Sem Partido, 1. Não leu ou não entendeu o Escola Sem Partido; ou 2. Está mal intencionado, tentando atrapalhar o teu trabalho como jornalista para atacar-me pessoalmente."

Após o diálogo que lhe interessava, sem que ela buscasse se aprofundar mais no tema – por exemplo, se me perguntasse a quem eu entreguei o material, saberia que não foi a crianças mas a professores e diretores –, trocamos mais algumas palavras amenas e nos despedimos.

Pois bem: qual foi o título da matéria que saiu na Coluna do Estadão?

"Deputado do movimento ‘Escola Sem Partido’ distribui folhetos de seu mandato em colégio"

E, ao longo do texto, tenta a jornalista, de uma forma absolutamente rasteira e descomprometida tanto com a essência do projeto Escola Sem Partido como com a essência do que eu estava fazendo no colégio, opor meus discursos com a minha prática. Eu, que não tenho problema NENHUM com transparência e que busco manter sempre a coerência entre o que prego e o que faço, não posso ficar calado diante de tanta falta de zelo profissional da jornalista.

Em primeiro lugar, como comentou comigo o também jornalista Guilherme Macalossiquando contei para ele este caso, "uma coisa é um professor fazer doutrinação política e outra coisa é um político distribuir panfletos" (e aqui me refiro a panfletos de campanha, por exemplo, que são totalmente outra coisa em comparação a uma prestação de contas institucional do mandato). Prosseguiu Macalossi:

"O aluno não vê no político que vai à escola o mesmo tipo de autoridade que ele vê no professor. O professor é visto como “isento” pelo aluno, ainda que ele de fato não o seja. Por obrigação profissional, o professor deve abranger o conteúdo TODO quando está ensinando, mesmo que tenha uma opinião sincera e pública que divirja de outras que está a ensinar. Já o político não tem esse dever, exatamente porque o político se declara como defensor de uma forma de pensar.

"Quando a matéria jornalística busca estabelecer uma conexão igualitária entre a forma como um professor doutrina o aluno e a forma declarada com que um político se apresenta para quem quer que seja, a matéria mesma já é uma confissão de que, ou o analfabetismo funcional pegou forte (o que não deve ser o caso de uma jornalista), ou a repórter está escrevendo a matéria justamente para distorcer a realidade e atacar seu entrevistado, em vez de colher sua opinião – que, aliás, foi usada apenas como "contraponto" a supostos "alguns", não como subsídio, numa covarde iniciativa da jornalista de colocar seu entrevistado em posição de contradição sem apontar quem fez tal acusação.

"Indo além, outra coisa absolutamente lícita e até mesmo necessária em tempos de profunda desinformação política, é que políticos frequentem o ambiente escolar e universitário e ali deem palestras. O problema é se a direção da escola só autoriza que um tipo de político ou de uma corrente política vá para as escolas, como muitas vezes acontece. Mas, contra isso, imprensa e aqueles que são contra o Escola Sem Partido não se manifestam".

A repercussão dessa nota foi bastante pequena, é verdade. Recebi algumas poucas mensagens a respeito e alguns comentários. Aqueles que comentaram, ou disseram que viram a má-fé explícita da matéria ou vieram de sola justamente por já serem os mesmos doutrinados de sempre, opositores de uma escola livre e sem mordaça, que é o que defendemos com o projeto Escola Sem Partido. Mesmo assim, julguei importante relatar o caso para reforçar a transparência do mandato e chamar atenção para o jornalismo engajado, encomendado para assassinar a reputação de quem ouse tocar nos intocáveis dogmas da esquerda – entre eles o de que professor é livre para doutrinar quem e como quiser dentro de sala de aula. Não, não é! Nem para a esquerda, nem para a direita!

É óbvio que esse episódio só reforça a necessidade de defender o projeto Escola Sem Partido. A oposição de uma jornalista que toma partido de forma explícita – e isso percebe claramente quem não é analfabeto funcional – é prova de que a articulação contra a aprovação do projeto por parte de setores retrógrados, sindicais e partidários ligados a petistas, psolistas e comunistas é enorme.

E, por outro lado, também reforça meu acerto em realizar a prestação de contas do meu mandato onde quer que seja: um material institucional entregue a professores e diretores (não a alunos!!!) na pequena cidade litorânea gaúcha de Três Cachoeiras deu, no site do Estadão, publicidade nacional a um mandato que economizou, em apenas um ano, mais de R$ 100 mil reais do dinheiro público ao utilizar menos de 30% da verba de gabinete disponível; ao fato de que não retirei uma única diária durante todo o período; e à minha decisão de renunciar ao aumento salarial a que teria direito mesmo tendo sido aprovado por maioria na Assembleia e mesmo que fosse tão-somente a reposição da inflação. Devolvo todos os meses a diferença. Ou seja: é possível fazer política de uma forma diferente e comprovar isso.

Não gosto, de verdade, de ficar celebrando essas coisas e até falo pouco nelas. Mas agora, aqui, preciso apenas relatar os fatos – e contra fatos não há argumentos nem jornalistas engajados capazes de desmenti-los: distribuir meu material de prestação de contas é fazer, na prática, aquilo que defendo na teoria: aproximar o cidadão do seu representante e ser respeitoso com cada centavo do dinheiro público. Transparência NUNCA é demais. Aliás, se você ainda não viu e também quiser ler a prestação de contas completa, clique aqui: https://goo.gl/jXM3Yt

-
P.s.: engana-se quem pensa que escrevi tal post com prazer, ainda que mórbido. Não. Fi-lo com tristeza e até com certo constrangimento.

Primeiramente porque iniciei minha trajetória profissional como repórter e me via na adolescência exercendo a profissão de jornalista futuramente no dia-a-dia: a busca da verdade, a apuração dos fatos, as entrevistas com autoridades ou cidadãos comuns, tudo isso sempre me fez ver no jornalismo minha vocação. A política me permite hoje usar muitas ferramentas da profissão, sobretudo para dar transparência e dinamismo ao mandato, mas é uma atividade muito diferente do que aquela que imaginava estar destinado a exercer ao longo de toda a vida.

Em segundo lugar, porque doutrinação é coisa muito séria e justamente a imprensa, defensora da liberdade de expressão, deveria ser a primeira ajudar na divulgação da atividade de professores que amordaçam seus alunos, doutrinam seus estudantes com lixo ideológico e perseguem-nos dando notas baixas ou rodando jovens e crianças que em provas ou trabalhos ousam discordar de suas opiniões.

É triste, mesmo, ter que escrever tudo isso. Mas se quisermos mudar a realidade, não há outra forma senão expô-la primeiro para melhor entendê-la e, depois, agir. É por isso que defendo, de fato e fervorosamente – e nisso Luísa Martins tem razão –, uma Escola Sem Partido.

Este post é também uma homenagem à fantástica e super necessária página "Caneta Desesquerdizadora". Sou fã!

-

Link para matéria do Estadão:
http://goo.gl/kRWXhK

Link para a manifestação do professor-doutrinador:
https://goo.gl/zBbbht

Link para minha visita à escola em Três Cachoeiras:
http://goo.gl/NtXTP7

Link para a prestação de contas do mandato:
https://goo.gl/jXM3Yt

 

 

 

O Marcel já respondeu isso em uma entrevista. 

 

O cara é foda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...