Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Assessor de Trump é uma de suas ligações com a Rússia de Putin

 

Spoiler

Assessor de Trump é uma de suas ligações com a Rússia de Putin

Le MondeIsabelle Mandraud

09/07/201600h02
 
Ouvir texto
 
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • Gerry Broome/AP

    6jul2016---o-virtual-candidato-republica

O candidato republicano e seus assessores mantêm relações de negócios com a Rússia

Começou já com a primeira pergunta feita por um jornalista da rede de televisão Zvezda, que pertence ao Ministério da Defesa russo: "Algumas pessoas nos Estados Unidos acham que o senhor é um cara mau por ser amigo da Rússia. É isso mesmo?"

"Sem comentários", respondeu Carter Page com um sorriso nervoso.

?dc=5550001577;ord=1468080282359

Convidado na quinta-feira (7) pela Nova Escola de Economia de Moscou para uma palestra sobre "a evolução da economia mundial", o assessor de política externa de Donald Trump se ateve à sua linha, que consiste em não dizer nada que possa alimentar mais os questionamentos sobre as perturbadoras ligações que surgiram entre o candidato republicano à eleição presidencial americana e a Rússia de Vladimir Putin.

Lobista reconhecido

"No comment", repetiu Page, questionado sobre possíveis contatos de alto nível durante sua visita, enquanto seu discurso era transmitido ao vivo pelo Katehon, um think tank dirigido pelo oligarca russo ultraortodoxo Konstantin Malofeev, pelo assessor econômico de Vladimir Putin, Serguei Glaziev, e ainda pelo ideólogo nacionalista e defensor do eurasismo, Aleksandr Dugin, que promoveu pelo Twitter seu convidado americano.

Nomeado em março para a equipe dos conselheiros de Trump, Page, de 44 anos, não é totalmente desconhecido na Rússia.

Enviado a Moscou em 2004 para abrir um escritório do Merril Lynch, quatro anos depois de ter sido contratado pelo banco de investimentos americano, Page criou ali sólidas relações de negócios.

Ele assessorou, entre outros, a gigante do petróleo Gazprom em uma de suas maiores operações financeiras, a compra por US$ 7,4 bilhões do Sakhalin 2, um campo de hidrocarbonetos no mar de Okhotsk, da Shell, em 2007. Nessa época, Vladimir Putin havia começado a restabelecer o controle estatal do grupo parcialmente privatizado nos anos 1990.

Pouco após sua nomeação à equipe de campanha do candidato republicano, o conselheiro de Trump contou à agência Bloomberg ter recebido em sua caixa de entrada inúmeras mensagens "positivas" de seus contatos russos. "Tanta gente que conheço e com quem trabalhei foi duramente afetada pelas sanções", ele declarou.

Provavelmente ele também, pois Page, que voltou a Nova York em 2007 para montar sua empresa Global Energy Capital, ainda está entre os acionistas minoritários da Gazprom, que faz parte da lista de empresas russas sob sanções americanas após a anexação da Crimeia e o início do conflito armado no leste da Ucrânia.

O banqueiro não é o único elo que liga Trump à Rússia de Putin. Paul Manafort, recrutado ao mesmo tempo em que Page para organizar sua campanha, também possui sólidas conexões com o "mundo russo" caro ao líder do Kremlin. Lobista reconhecido, ele assessorou Viktor Yanukovitch, sem no entanto conseguir recuperar a imagem do ex-presidente ucraniano que hoje está refugiado na Rússia.

Segundo o site da revista "Slate", Richard Burt, um veterano da administração Reagan que também começou a assessorar Trump, faria parte do conselho de administração do Alfa Bank, um grande banco comercial russo e também teria um pé na Gazprom através de um fundo de investimentos.

Em um longo artigo dedicado a Trump com o título "A marionete de Putin", a "Slate" descreveu os posicionamentos críticos de Burt sobre a Otan, que é a favor de uma cooperação mais "realista" com a Rússia.

Hackers

Um outro homem também aparece implicitamente nas redes de Trump: Felix Sater, um judeu russo imigrante de terrível reputação, hoje em problemas com a Justiça americana por suas supostas ligações com a máfia.

No dia 17 de maio, o "Washington Post" descreveu, com base em depoimentos do interessado, a chegada de Sater "à órbita" do magnata candidato, através de sua empresa Bayrock Group, que possui seus escritórios na Trump Tower.

"Documentos provam que Trump, em 2005, fechou um contrato de um ano com o Bayrock Group para desenvolver um projeto na capital russa," descreve o jornal. "Sater disse que havia conhecido um grupo de investidores russos interessados", inclusive "para um arranha-céu de luxo". O bilionário candidato teria lhe pedido para acompanhar seu filho durante uma viagem de prospecção a Moscou. Trump afirma que nem reconheceria o interessado se o visse pela frente.

Essas relações alimentaram outras suspeitas, ainda mais graves, após o hackeamento do Comitê Nacional Democrata, o órgão do partido da candidata rival Hillary Clinton, e da Fundação Clinton.

A empresa de cibersegurança CrowdStrike, que revelou esse hackeamento, durante o qual dados compilados sobre Trump foram roubados, o atribuiu a dois grupos de hackers ligados ao governo russo. A operação em seguida foi reivindicada por um hacker que atende pelo pseudônimo de "Guccifer 2.0". O Kremlin, por sua vez, negou qualquer envolvimento.

O próprio candidato à eleição presidencial americana foi várias vezes para a ex-URSS, a partir de 1987, e depois à Rússia, chegando a organizar em Moscou o primeiro concurso de Miss Universo em novembro de 2013. "Vocês acham que o Putin virá?", ele perguntou no Twitter. "E se vier, será que ele vai virar meu novo melhor amigo?"

Deslumbrado com a perspectiva de lucrativos contratos para a construção de hotéis de luxo, Trump afinal não os obterá. Mas ele mesmo fez algumas amizades no país, e dois websites foram criados para promover sua candidatura, em russo. Através da mídia, Donald Trump e Vladimir Putin trocaram amabilidades, ainda que os dois aparentemente nunca tenham se encontrado.

"Um homem forte", disse o americano a respeito do presidente russo; "um homem brilhante e notável", devolveu Putin a respeito de Trump, mas assegurando que o Kremlin "trabalharia com qualquer futuro presidente americano".

 

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2016/07/09/assessor-de-trump-e-uma-de-suas-ligacoes-com-a-russia-de-putin.htm

 

:lol::D:P

 

Postado
Em 08/07/2016 at 16:48, Faabs disse:

Escrever 'todxs' ou 'amig@s' atrapalha softwares de leitura, dizem cegos

Softwares de leitura de tela não conseguem traduzir códigos. Forma de escrita é usada para buscar neutralidade de gênero.

http://g1.globo.com/educacao/noticia/escrever-todxs-ou-amigs-prejudica-softwares-de-leitura-dizem-cegos.ghtml

 

 

O feminismo fodendo as minorias, para variar...

Postado (editado)

Quatro grandes projetos científicos que estão parados no Brasil

Cortes orçamentários impedem uso de equipamentos de ponta comprados pelo governo e atrapalham inovações em saúde e conservação ambiental; para Academia de Ciências, 'pessoas que ocupam posições de decisão no Brasil ignoram a relação entre ciência e desenvolvimento'.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/quatro-grandes-projetos-cientificos-que-estao-parados-no-brasil.html

 

Macacos usam ferramentas de pedra no Brasil há 700 anos, diz estudo

Evidência mostra que humanos podem ter se espelhado nos animais.
Pesquisa publicada foi parceria entre Oxford e USP.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/macacos-usam-ferramentas-de-pedra-no-brasil-ha-700-anos-diz-estudo.html

 

Distribuição e características das nuvens mudaram na Terra, diz estudo

Fenômeno ocorreu devido às mudanças climáticas, segundo a pesquisa.
Fato pode ajudar a aumentar o aquecimento global.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/07/distribuicao-e-caracteristicas-das-nuvens-mudaram-na-terra-diz-estudo.html

 

'Quase morri, comecei a sangrar': como Eddie Hall se tornou o 1º homem a levantar 500 kg

Britânico bateu o recorde da modalidade, mas isso não foi suficiente para levar título de "Homem mais forte da Europa".

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/quase-morri-comecei-a-sangrar-como-eddie-hall-se-tornou-o-1o-homem-a-levantar-500-kg.html

 

Robô de expedições em Marte da NASA volta a funcionar após falha

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/robo-de-expedicoes-em-marte-da-nasa-volta-a-funcionar-apos-falha/60183

 

Robô brasileiro destrói adversário em 'UFC de máquinas' nos EUA

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/robo-brasileiro-destroi-adversario-em-ufc-de-maquinas-nos-eua/60178

 

Desenvolvedor usa 80 mil fotos antigas para criar Google Street View de 1800

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/desenvolvedor-usa-80-mil-fotos-antigas-para-criar-google-street-view-de-1800/60152

 

Hacker que invadiu MySpace e LinkedIn está sendo banido de fóruns

http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/hacker-que-invadiu-myspace-e-linkedin-esta-sendo-banido-de-foruns/60156

 

8 sinais de que você é descuidado com seus dados na web

http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/8-sinais-de-que-voce-e-descuidado-com-seus-dados-na-web/60153

 

Vídeos do YouTube podem sequestrar smartphones, diz pesquisador

http://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/videos-do-youtube-podem-sequestrar-smartphones-diz-pesquisador/60169

 

Senado vai votar nesta terça-feira lei que proíbe limite da internet fixa

http://www.tecmundo.com.br/internet/107126-senado-votar-terca-feira-lei-proibe-limite-internet-fixa.htm

 

Maisa é vítima de comentários impróprios no Facebook e aciona a polícia

http://www.tecmundo.com.br/facebook/107125-maisa-vitima-comentarios-improprios-facebook-aciona-policia.htm

 

Conheça o Superbook, o acessório que transforma seu smartphone em um laptop

http://www.tecmundo.com.br/android/107121-conheca-superbook-o-acessorio-transforma-smartphone-laptop.htm

 

3 apps imperdíveis para você gerenciar suas finanças e economizar dinheiro

http://www.tecmundo.com.br/financas-pessoais/107101-3-apps-imperdiveis-voce-gerenciar-financas-economizar-dinheiro.htm

 

Pokémon Go tem distribuição suspensa; lançamento no Brasil segue sem data

http://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/107092-pokemon-go-tem-distribuicao-suspensa-lancamento-brasil-segue-sem-data.htm

 

Lição do dia: não use o celular na primeira fila de um show do Slipknot

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/107081-licao-dia-nao-use-celular-primeira-fila-show-do-slipknot.htm

 

Robôs podem quebrar o teste de turing apenas ficando quietos

http://www.misteriosdouniverso.net/2016/07/robos-podem-quebrar-o-teste-de-turing.html

Editado por Faabs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...