Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Um ótimo artigo que foi publicado ontem:

 

Aquecimento global: o planeta em uma encruzilhada

UR-696x454.jpg

Por Lucas Sena
Mestrando em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS

Existem uma enxurrada de dados e pesquisas que correlacionam o aumento da temperatura global com a queima de combustíveis fósseis e a emissão de outros gases. Porém mesmo com inúmeras evidencias existe uma luta ideológica feroz de setores sociais para convencer a população que não existe ligação entre queima de combustível fóssil e aumento da temperatura global. Esses setores, na realidade, são a representação ideológica ou “científica” das grandes indústrias petrolíferas.

Hoje o expoente com maior visibilidade da extrema direita mundial, Donalt Trump, já deu uma série de declarações afirmando que o aquecimento global é uma farsa, opinião hegemônica entre os Republicanos, que tentam de forma sistemática cortar verbas para estudos relacionados as mudanças climáticas destinadas a NASA e ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Outro grande defensor de que o aquecimento global é uma fraude é o pitoresco Olavo de Carvalho.

Também uma investigação realizada pelo Greenpeace Inglês apontou que indústrias de extração e refino de combustíveis fósseis financiaram cientistas para elaborar estudos que questionassem as mudanças climáticas. John Sauven, diretor executivo do Greenpeace no Reino Unido, comenta a investigação: “Esse trabalho revela uma rede de especialistas ‘de aluguel’ e um canal de bastidores que permite às empresas do setor de combustíveis fósseis influenciar o debate sobre as mudanças climáticas – de forma oculta e sem deixar impressões digitais.”[1] O que está em curso não é um debate acadêmico sobre as mudanças ambientais, mas sim, uma luta econômica de grandes indústrias para avançar em seus lucros onde a sua vitória significará a destruição do planeta.

Intensificação do efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno importante para a vida na Terra. Graça a composição de nossa atmosfera é possível que exista um equilíbrio térmico em nosso planeta, o que possibilita a existência de vida, na forma que conhecemos. De forma bastante simplificada, o efeito estufa impede que todo calor que a Terra recebe do sol volte para o espaço novamente, como se fosse uma tipo de “cobertor”. O equilíbrio do efeito estufa é um aspecto muito específico de nosso planeta que possibilita ele apresentar a diversidade de vida que tem.

Se observarmos dois planetas próximos temos dois extremos que apontam a correlação do efeito estufa e sua temperatura. Mercúrio é o planeta mais próximo do sol, mas por quase não apresentar atmosfera, o calor que recebe do sol não fica retido no planeta, resultando grande oscilação térmica −173 °C a 427 °C. Já Vênus, o segundo planeta do sistema solar, tem uma atmosfera densa, formada principalmente por dióxido de CO2 (96,5%) que é o elemento predominante na formação do efeito estufa, o resultado faz com que sua temperatura média seja em torno 461 °C, sendo o planeta mais quente do sistema solar, graças a um “super efeito estufa”

Já a atmosfera da Terra tem uma composição química responsável pelo equilíbrio térmico que temos. Ela apresenta uma composição de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e aproximadamente 0,035% de dióxido de carbônico[2]. O gás carbônico é dos gases responsáveis pela retenção do calor na Terra impedindo que ele retorne para o espaço. Na prática, existe uma correlação entre a concentração de CO2 atmosférico e o efeito estufa. O planeta vênus é uma expressão categórica disso.

Mas o gás carbônico não é o único gás capaz de impedir que a radiação infravermelha emitida da Terra retorne ao espaço. Na verdade, este contribui com cerca de 53 % do total dos gases estufa, sendo que outros gases produzidos pelas atividades humanas também contribuem para o efeito estufa: metano (17%); CFCs (12%), e óxido nitroso (6%), entre outros. Além de estar em maior porcentagem, a concentração do gás carbônico vem aumentando rapidamente nas últimas décadas.

O aumento da concentração CO2 na atmosfera da Terra vem progredindo constantemente no último século. Essencialmente pelo processo da queima de combustíveis fosseis e desmatamento. Pois esse processo acaba liberando para a atmosfera uma quantidade significativa de carbono que até então estava fixada nas florestas ou nos combustíveis fosseis (petróleo, gás natural, carvão mineral)

Os combustíveis fosseis são formados (de forma bastante simplificada) pelo seguinte mecanismo: Os organismos vivos concentram uma quantidade significativa de carbono. A medida que morrem, organismos decompositores degradam as moléculas dos seres vivos e liberam o carbono novamente para o ambiente. Porém uma parcela significativa de organismos vivos (plantas, animais, entre outros) não foram decompostos por microrganismos, e com o tempo esses organismos sofreram inúmeras transformações químicas transformando-se em combustíveis fósseis.

O grande salto na emissão de CO2 se deu após a revolução industrial e segue em curso em um ritmo assustador graças a queima constante de derivados de petróleo, gás natural e carvão. Esse processo é explícito e está representado no gráfico elaborado pelo NOAA. Em fevereiro de 2016, o nível de CO2 atmosférico atingiu média global foi de 402,59 ppm (partes por milhão). Antes de 1800, o CO2 atmosférico em média cerca de 280 ppm.[3]

GRAF
O aumento massivo da concentração de CO2 atmosférico leva inevitavelmente a intensificação do efeito estufa e consequentemente o aumento da temperatura terrestre. Em 2015, a temperatura média da superfície da Terra atingiu níveis recordes: 0,68 °C acima da média registrada entre 1961-1990. Já a previsão divulgada pelo Met Office, instituto de meteorologia do Reino Unido, aponta que 2016 desbancará 2015 como o ano mais quente desde o início dos registros, em 1880. A previsão é que a temperatura média global será 1,14 grau Celsius acima da observada antes da Revolução Industrial. [5]

 

Janeiro e fevereiro de 2016 registraram novos recordes mensais de temperatura, desde quando os dados começaram a ser coletados. Os dados foram divulgados pela NASA, revelando que a temperatura média em toda a superfície terrestre ficou 1,28 grau Celsius acima da média para os meses de fevereiro no período entre 1951-1980, usado como referência pela agência espacial. [6]

Consequências

O aumento progressivo da temperatura causa uma série de danos no nosso planeta: A começar com o derretimento progressivo das geleiras, causando aumento do nível do mar. Segundo a NASA, o nível dos oceanos subiu cerca de 8 centímetro desde 1992, resultando na destruição de inúmeros ecossistemas e causando uma realimentação positiva do clima, pois a superfície branca do gelo faz com que se reflita a luz solar. A medida que o gelo derrete mais calor é absorvido pelo mar que é escuro, contribuindo para o aquecimento global.

Sem contar que inúmeras cidades litorâneas estão ameaçadas com a progressão continua do nível do mar, isso porque a perspectiva de elevação do nível do mar é de 0,8 a 2 metros ainda esse séculos, fazendo com que cidades como Veneza, Roterdã, Bangcoc dentre outras possam ficar submersas.[7]

O aumento da temperatura também tem intensificado a violência das tempestades em todo o mundo. Isso se dá pela mudança da densidade do ar aquecido e o reflexo é uma alteração na circulação do ar em todo mundo. Existe um relativo consenso de que as tempestade estariam se tornando cada vez mais violentas. Uma comparação do número de furacões de categoria 4 e 5 em dois períodos, 1975-1989 e 1990-2004, mostra que no Pacífico Oeste o número aumentou de 85 para 116 (ou de 25% para 41% do total) e no Atlântico Norte, de 16 para 25 (de 20% para 25%).[8] Essa é apenas uma das inúmeras consequências do clima como secas e alagamentos. No Brasil, as pesquisas realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que houve um aumento de 79% no número de dias de tempestade nos últimos 60 anos em comparação à primeira metade do século 20.[9]

Além disso, o aquecimento global pode intensificar a fome mundial, não só pela destruição da produção agrícola através de secas e tempestades, mas também pela redução da população de polinizadores. O aumento da temperatura resulta na queda drástica da população de polinizadores (abelhas, borboletas e outros insetos).

Estima-se que a população de abelhas tenha caído 40% nos Estados Unidos e 50% na Europa nos últimos 25 anos. Um quarto das espécies está sob ameaça de extinção[10]. A pesquisa publicada na revista “Science” é o primeiro estudo que explica a responsabilidade da mudança climática para o declínio das populações de abelhas e mamangabas a nível mundial. Também existe um processo migratório de borboletas europeias e americanas para o norte na busca de regiões de temperaturas mais amenas.

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) analisa que: de 5% a 8% da produção agrícola mundial, ou seja, entre 235 e 577 bilhões de dólares, são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas (cereais, frutas, etc).[11]

Uma política que reverta o aquecimento global

É preciso reduzir drasticamente a queima de combustíveis fósseis, investindo em energias renováveis. Também se faz necessário estancar o desmatamento e ampliar as medidas de proteção ambiental. Outros elementos que também intensificam o efeito estufa, como metano e CFC`s, devem ser reduzidas, e isso se passa por mudanças de hábitos da população.

A educação ambiental para o conjunto da população e o maior investimento na pesquisa científica para compreender de forma mais aprofundada o clima também se fazem necessárias. É preciso popularizar o conhecimento científico como forma de defesa do planeta, impedindo que charlatões a serviço da grande indústria petrolífera mantenham a população mundial em um ‘transe” que vivemos em um planeta infinito e que a grande fórmula para felicidade é o consumo desenfreado.

Essas medidas são urgentes e para realizá-las é necessário se enfrentar inevitavelmente com o modelo econômico mundial que joga a humanidade e o planeta para destruição. Está nas mãos dessa geração tirar o planeta dessa encruzilhada.

Para mais informações acesse:

  1. http://energydesk.greenpeace.org/2015/12/08/exposed-academics-for-hire/
  2. http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html
  3. http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/concentracao-de-co2-na-atmosfera-bate-recorde-e-preocupa-diz-agencia.html
  4. http://www.esrl.noaa.gov/gmd/ccgg/trends/full.html
  5. http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2016/01/aquecimento-global-fez-de-2015-o-ano-mais-quente-ja-registrado.html
  6. http://climate.nasa.gov/news/2432/
  7. http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/08/aquecimento-global-faz-nivel-dos-mares-subir-8-cm-desde-1992-diz-nasa.html
  8. http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/furacees_e_aquecimento_global.html
  9. http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3358
  10. http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/07/aquecimento-global-e-o-principal-fator-do-declinio-das-abelhas-diz-estudo.html
  11. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/02/diminuicao-de-abelhas-e-outros-polinizadores-ameaca-agricultura-mundial-4984339.html

http://www.universoracionalista.org/aquecimento-global-o-planeta-em-uma-encruzilhada/

Editado por Faabs

Publicidade

Postado

Faabs, pare de publicar artigos, por favor... Não creio que aqui seja o local ideal para você ficar publicando artigos assim, mas se quiser publicar, coloqur só o link... Isso polui demais o fórum, é horrível mexer no fórum pelo celular com gente postando coisas assim...

Coloca no spoiler, se não quiser colocar só o link.

Postado
7 horas atrás, Eduardo90 disse:


Respeitar quem é a favor da matança de inocentes???

Nunca.
 

3 horas atrás, Mklek disse:

Bandido rouba, reforma carro e tenta vender para policiais

Emocionado o proprietário relatou que não esperava mais encontrar o veículo. "De roda 14" agora ele tem roda 17" e pneu perfilado, o bandido ainda colocou isulfilm, trocou as lanternas traseiras, colocou uma bomba elétrica e um som novinho no carro", comemorou o dono do gol.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse sim se deu bem.

Postado
11 horas atrás, Kaio_Amaral disse:

Faabs, pare de publicar artigos, por favor... Não creio que aqui seja o local ideal para você ficar publicando artigos assim, mas se quiser publicar, coloqur só o link... Isso polui demais o fórum, é horrível mexer no fórum pelo celular com gente postando coisas assim...

Coloca no spoiler, se não quiser colocar só o link.

O artigo é bem interessante.
Vou colocar no spoiler da próxima,esqueci dos usuários mobile..

 

------------------------------

Fosfoetanolamina falha em novos testes com tumores em roedores

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/05/fosfoetanolamina-falha-em-novos-testes-com-tumores-em-roedores.html

 

Elefante 'persegue' Arnold Schwarzenegger em safári

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/06/elefante-persegue-arnold-schwarzenegger-em-safari.html

Postado
16 horas atrás, Mklek disse:

Bandido rouba, reforma carro e tenta vender para policiais

Emocionado o proprietário relatou que não esperava mais encontrar o veículo. "De roda 14" agora ele tem roda 17" e pneu perfilado, o bandido ainda colocou isulfilm, trocou as lanternas traseiras, colocou uma bomba elétrica e um som novinho no carro", comemorou o dono do gol.

 

Spoiler

parana-2.jpg

 

 

Postado
13 horas atrás, Danilo Z disse:

Respeitar quem é a favor da matança de inocentes???

Nunca.

Sem sacanagem, sem sarcasmo, admiro muito esse seu posicionamento. (Sério mesmo)

 

Se algum dia, que Deus (se ele existir) o livre, sua esposa for estuprada e engravidar, é bom saber que você vai amar o fruto do crime mais horrível do mundo como se fosse seu filho. Enquanto sua esposa, traumatizada, vai se lembrar da pior coisa que aconteceu na vida dela, todo dia, toda hora, quando ver esse filho, até a hora da morte dela. Você provavelmente irá ajudá-la bastante a superar tudo isso e vai conseguir fazer com que o filho do cara que estuprou sua esposa, ou melhor, seu filho (pai é quem cria) tenha uma vida normal e, no futuro, passe adiante o nome da sua família.

 

Se mais pessoas tivessem essa sensibilidade, assim como você tem, muitos abortos deixariam de acontecer e muitas vidas de inocentes seriam salvas. Eu assumo que, caso um dia aconteca isso na minha vida, dificilmente eu conseguiria amar essa crianca e, mesmo que näo a abortemos, ela seria entregue a uma instituicäo e, provavelmente, teria uma vida miserável sem os pais. Seria muito, muito, muito difícil para mim estar perto desse filho.

 

Falei isso por causa da notícia mais recente, onde a secretária (talvez só da boca pra fora) voltou atrás defendeu o direito ao aborto em caso de estupro.

 

Após polêmica, secretária da Mulher defende aborto em caso de estupro

Postado
7 minutos atrás, Torf disse:


Ele existe e tenho certeza que existe , é por isso que eu respeito tanto a vida alheia Torf, se Ele não existisse eu não exitaria em tirar a vida de NINGUÉM que me incomodasse ou mexesse comigo ou com um familiar meu , não tenha dúvidas disso, se eu fosse como esse monte de ateu que acha que TUDO acaba com a morte e que não existe um julgamento de Deus pra suas obras após a morte eu seria um cara perigoso.

Deixa eu te falar umas coisas agora sobre a questão do estupro:

SE SE SE acontecer um dia isso com ela ( o que eu duvido muito que aconteça justamente porque creio muito em Deus e já provei da sua bondade e proteção comigo e pra todos que eu amo) , se acontecer eu não iria querer que ela aborte de modo algum , primeiro que o bebe dentro dela não tem culpa do ato do vagabundo que a estuprou , segundo que o fato da mulher abortar não vai fazer com que o trauma sofrido desapareça pra sempre  , terceiro o aborto é um procedimento DE RISCO mesmo que seja feito na melhor das clínicas ( sim eu já estudei e pesquisei MUITO acerca do aborto e são incontáveis os problemas que a mulher pode sofrer em decorrência de um aborto que vão desde uma endometriose...esterilidade ou até mesmo a morte da mulher por uma infecção hospitalar ) . Eu não vou setenciar a morte um ser INOCENTE, se for pra matar alguém, prefiro matar o estuprador pra ele não estuprar mais ninguém.

O correto é a mulher ter o bebe e entregá-lo pra adoção, matar o um bebe fruto de estupro é o mesmo que punir uma pessoa inocente .


Outro detalhe...a mulher pode MENTIR dizendo que foi estuprada pra poder abortar , e é claro que MUITAS irão fazer isso.

Postado
41 minutos atrás, Danilo Z disse:


Ele existe e tenho certeza que existe , é por isso que eu respeito tanto a vida alheia Torf, se Ele não existisse eu não exitaria em tirar a vida de NINGUÉM que me incomodasse ou mexesse comigo ou com um familiar meu , não tenha dúvidas disso, se eu fosse como esse monte de ateu que acha que TUDO acaba com a morte e que não existe um julgamento de Deus pra suas obras após a morte eu seria um cara perigoso.

Então todo ateu é perigoso e não se importa com ninguém? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 

Sua ignorancia me assusta.

Postado
5 horas atrás, Faabs disse:

O artigo é bem interessante.
Vou colocar no spoiler da próxima,esqueci dos usuários mobile..

 

------------------------------

Fosfoetanolamina falha em novos testes com tumores em roedores

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/05/fosfoetanolamina-falha-em-novos-testes-com-tumores-em-roedores.html

 

Elefante 'persegue' Arnold Schwarzenegger em safári

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/06/elefante-persegue-arnold-schwarzenegger-em-safari.html

Valeu, é falando de boa mesmo...

As vezes artigos são grandes, é horrível de mexer no cel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...