Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Discussão]Halteres É A Melhor Opção Para Balancear Desequilíbrios?


Visitante

Posts Recomendados

Bom galera, é o seguinte.Ao longo do ano temos muitos tópicos com a seguinte pergunta "meu peitoral é maior que o outro" e a resposta é sempre a mesma "faça supino com halteres".Mas depois de ver muito essa resposta, e depois de incluir exercícios com halteres no meu programa(na verdade sem o objetivo de tirar diferenças, era só o template do WS4SB hehehe), comecei a filosofar sobre o assunto.

Comecei a perceber que fazendo com halteres, na verdade havia algumas diferenças, a principal era a pegada.Na minha mão esquerda, a anilha tocava na parte externa da minha mão.Além disso, o levantamento-terra(com barra mesmo), me fez perceber que minhas mãos são muito diferentes!

Tou com preguiça de tirar foto, mas minha mão esquerda tem diferenças no metacarpo(olhando a mão com as palmas viradas para baixo e com os dedos dobrados), que dá uma aparência "triangular", enquanto na minha mão direita tem uma aparência mais quadrangular.

Não sei se é este o motivo, mas outra diferença é que o meu dedão esquerdo consegue alongar até tocar o lado de fora do mindinho, e a mão direita não tem essa capacidade.O duro é que alongo muito os dois, inclusive minha mão direita que já tive tendinite nela.

Essas diferenças me fizeram filosofar sobre a solução dada pelas pessoas do fórum.

___

Outro exercício que me fez chegar a essas conclusões, foi o avanço.No início eu fazia cada perna de um jeito.Com o tempo fui indireitando, hoje as duas versões são quase idênticas, mas isto era o problema de equilíbrio, coordenação motora, mas se o problema fosse de alongamento?Provavelmente estariam totalmente diferentes até agora.

Mas tudo bem, os halteres possuem sua vez para tirar as diferenças, apesar de tudo, eles são a prova que tudo está igualado.Uma das principais vantagens dos halteres é analisar a força de cada braço, pois é natural termos um lado mais forte que o outro, porém este mesmo também pode ser questionado.Sim, num supino com haltere, e se a fraqueza do indivíduo for justamente o manguito rotator esquerdo, devido a uma lesão que sofreu no passado?

Então na realidade, o jeito verdadeiro de resolver as diferenças não é apenas fazer supino com halteres, mas sim fazer um fortalecimento para os manguitos, assim o exercício estará igualado.

___

Resumindo tudo e dando minha opinião.Geralmente as diferenças de aparência muscular devido à diferenças na execução, resultam de alguma deficiência no alongamento ou alguma fraqueza muscular e nem sempre poder ser resolvidas apenas com "halteres", mas sim com mobilidades e com assistências para fraquezas.Sem contar que existem diferenças ósseas, o que não pode ser corrigido e tem de ser aceito pelo praticante de musculação.

Opinem ai e comentam o que acham sobre o assunto, o texto foi escrito por mim mesmo, abs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Rapaz, eu particularmente não acho que se já estiver errado, ele vai ajeitar pelo fato de usar halteres.

Acho que com halteres você consegue crescer com uma maior simetria, visto que as vezes quando usamos barra a gente usa mais força de um lado para levantar a barra, já com halteres não, cada lado vai ter que levantar o mesmo peso, sem contar com a ajuda do outro.

acho eu isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal msm Shapudo...
Comecei a pensar nisso agora kkkkkk
Quero ver a discussão :D

@Edit: Esqueci minha opinião...
Eu penso da msm forma que o marcelorc colocou acima:



Acho que com halteres você consegue crescer com uma maior simetria, visto que as vezes quando usamos barra a gente usa mais força de um lado para levantar a barra, já com halteres não, cada lado vai ter que levantar o mesmo peso, sem contar com a ajuda do outro.



Vou ficar no aguardo dos especialistas '-' Editado por gustavograciani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso de assimetria e bem complicado, olha um fato q ocorre cmg:

Meu braço esquerdo é bem maior e + definido q o direito, sendo q eu sou destro e meu braço + forte é o direito. E ja fiz mts com halter pra tentar corrigir (frances unilateral, r. martelo, alternada...) e sempre da na msma, ele continua maior e 'melhor' q o direito...

Esperando + relatos '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BAUM, é o seguinte, eu acho que os halteres podem resolver o problema quando a pessoa é iniciante na academia, pois um dos seus lados do corpo é mais fraco por ser usado menos.Até ai ok, mas para quem treina há mais de um ano é necessário medidas diferentes, pois muito provavelmente o problema não é este.Então os halteres acabam sendo opções mais de iniciantes na questão de corrigir diferenças.

Já vi muita gente entrando aqui e relatando que o "lado predominante é mais fraco", pra mim ai tem algo de errado, acho que a pessoa andou colecionando algumas lesões neste lado do corpo e não é simples questão de halteres.

abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentou flexao na bola Shapudo.. Sei q a gaera vai falar q eh inventar moda e pah.. Mas exige mta estabilização do peitoral... Pga duas bolas poe lado a lado e apoio uma mão em cada bola.. Faz a flexão.. Qndo ficar fácil poe um step nos pes.. Eu ja faço em cima do banco... Tive uma certa diferenca tmpinho atras e ja corrigiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita certeza sobre esse assunto não.

O que andei há pouco tempo atrás observando na minha academia (tirando o Cucifixo reto como exercíco-exemplo) é que todos os meus amigos (destros, assim como eu) quando deitavam-se no banco para realizar o exercício, a escápula do lado dominante (direito) tendia sempre a ficar mais pra frente do que a do outro lado, ou seja, o braço direito ficava mais pra cima que o esquerdo. Isso me fez refletir que poderia, talvez, ser reflexos de todo o nosso crescimento voltado às cadeiras do colégio empunhando a caneta para escrever em uma posição que não é lá muito anatômica. Não sei se vcs me compreenderam, mas ao longo de todo nosso desenvolvimento infanto-juvenil - daqueles que tiveram a sorte de poder frequentar uma escola - éramos obrigados a sentar e escrever diariamente uma série de coisas, o que acabava - ainda mais para uma criança, que não tem noções de postura - por forçar uma postura um pouco torta e até mesmo prejudicial ao desenvolvimento ósseo.

Nesse sentido, observei que, por mais esforço que meus companheiros de treino fizessem para estabilizar os dois lados, era muito difícil que em todas as séries a movimentação de ambos os lados se desse de maneira idêntica (leia-se velocidade de execução para os dois lados e amplitude também).

Com isso, cheguei à conclusão que os exercícios com halteres podem sim corrigir imperfeições, desde que feitos sobre total vigilância para ser o mais próximo de uma igualdade ambidestra, do contrário, eles podem agravar ainda mais um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...