Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Fala Leandro beleza, sou estudante de nutrição e discordo de um ponto que vc mencionou no video.

Sobre o glucagon, que você diz que caso caia sua glicemia durante o tempo que você ficar sem se alimentar que não tem problema, pois o glucagon vai liberar glicose no sangue, impedindo a hipoglicemia. Isso realmente vai acontecer, porém a fonte primária para o glucagon fornecer glicose pro corpo são as proteínas musculares, fazendo com que o corpo consuma massa magra para regular a glicemia sanguínea, resultando num catabolismo, que não é interessante para nós.

Mas como você falou e eu concordo, não quer dizer que vc comendo de 2 ou 3 vezes por dia por exemplo não tenha resultados, vai ter resultados porém eu acredito que seriam potencializados seguindo uma alimentação de 3 em 3 horas.

O que tu estás a tentar dizer é que existe catabolismo muscular durante os períodos de jejum?

Pela literatura que vi até agora penso que isso só ocorrerá durante casos específicos (exercícios de alta intensidade e/ou de longa duração).

Se nos puderes mostrar algum estudo sobre isso fico agradecido.

Publicidade

Postado

Sim, eu acabei de sair de um semestre pesado de bioquímica metabólica rs, nos foi passado o seguinte sobre a gliconeogênese (processo onde o corpo converte compostos dos PRÓPRIO organismo em glicose):

Quando ocorre a gliconeogênese:

1) Dieta sem carboidratos; 2) Jejum de 4 a 6 horas a gliconeogênese já é ativada; 3) Exercício físico intenso.

Ou seja, durante esses períodos o corpo necessita de glicose na corrente sanguínea, e as fontes que o corpo transforma em glicose são:

1) aminoácidos (principal fonte)

2) lactato (que é produzida no processo de fermentação) (se não souber o que é fermentação, dá uma pesquisada é um processo que tem muito a ver com nosso esporte)

3) glicerol

4) piruvato

Estudo deve haver por ai, mas não tenho em mãos. Enfim isso é o que nos foi ensinado, abraço.

• Supermoderador
Postado

Sim, eu acabei de sair de um semestre pesado de bioquímica metabólica rs, nos foi passado o seguinte sobre a gliconeogênese (processo onde o corpo converte compostos dos PRÓPRIO organismo em glicose):

Quando ocorre a gliconeogênese:

1) Dieta sem carboidratos; 2) Jejum de 4 a 6 horas a gliconeogênese já é ativada; 3) Exercício físico intenso.

Ou seja, durante esses períodos o corpo necessita de glicose na corrente sanguínea, e as fontes que o corpo transforma em glicose são:

1) aminoácidos (principal fonte)

2) lactato (que é produzida no processo de fermentação) (se não souber o que é fermentação, dá uma pesquisada é um processo que tem muito a ver com nosso esporte)

3) glicerol

4) piruvato

Estudo deve haver por ai, mas não tenho em mãos. Enfim isso é o que nos foi ensinado, abraço.

Em um contexto de dieta pobre em proteína, pode ser. Usualmente quem segue jejum intermitente também tem consciência de que é necessário ingerir uma quantidade de proteína maior do que a usualmente recomendada.

Dessa forma, a pessoa acaba ingerindo proteína em quantidade suficiente para repor o que o corpo gasta.

A gliconeogênese ocorre independente de jejum; se você consumir pouco carboidrato e/ou seguir uma dieta hipocalórica, a gliconeogênese ocorrerá (por isso é importante consumir mais proteína nessas condições).

Postado

Em um contexto de dieta pobre em proteína, pode ser. Usualmente quem segue jejum intermitente também tem consciência de que é necessário ingerir uma quantidade de proteína maior do que a usualmente recomendada.

Dessa forma, a pessoa acaba ingerindo proteína em quantidade suficiente para repor o que o corpo gasta.

A gliconeogênese ocorre independente de jejum; se você consumir pouco carboidrato e/ou seguir uma dieta hipocalórica, a gliconeogênese ocorrerá (por isso é importante consumir mais proteína nessas condições).

A questão não é a falta ou o excesso de proteínas, é exatamente a falta de glicose que faz o organismo converter as proteínas musculares em glicose. Tudo é regulado pela glicemia sanguínea.

Sobre a gliconeogênese ocorrer independentemente de jejum, bom isso ai já é em outro cenário, nos estamos supondo aqui uma pessoa que segue uma dieta com saldo neutro. A questão é o tempo entre uma refeição e outra.

Abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...