Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Para a maioria das pessoas que são guiadas por broscience (conselhos baseados, principalmente, em experiência pessoal do bombado de regata na academia e que, na maioria das vezes, não tem fundamento científico algum. Exemplo: "Maninho, não coma carboidrato depois das 6 horas, 17 minutos e 48 segundos da tarde... Eles irãovirar gordura, depositar na sua barriga e para tirá-las daí precisa queimar com um trabalho localizado de 100 abdominais por dia!") que prevalece por aí, o que vem a seguir será um choque: se você está tentando construir o máximo de massa muscular e força, não treine mais do que 3-4 dias na semana. Calma, antes que você infarte: não quero dizer que ninguém, em nenhum momento, deva treinar mais que 3-4 dias da semana; o que estou dizendo é que para construir o máximo de massa muscular isso é tudo que se precisa e é, de longe, a melhor abordagem para a maioria das pessoas geneticamente comuns e livres de drogas anabólicas, tentando ficar maior e mais fortes.

"Mas o Phil Heath treina 6 vezes por semana!" quase posso te ouvir dizer. Vou repetir mais uma vez: a menos que você seja geneticamente abençoado ou esteja entupido de anabolizantes, você não possui os níveis hormonais ou articulações para treinar com altíssima frequência e progredir de forma ótima em tamanho e força. Sim, é verdade que alguns atletas naturais avançados/abençoados geneticamente evoluem muito bem treinando 5-6 vezes por semana e esse tipo de rotina de treino tem seu lugar; mas para o average joe (pessoa comum) elas são melhores enquadradas para propósitos específicos (preparação para campeonato de fisiculturismo, por exemplo) e, geralmente, não são ideais para formar uma base de massa muscular.

Se é difícil "digerir", pense da seguinte forma: se você é geneticamente abençoado para construir massa muscular, uma rotina de 3-4 dias na semana não vai te atrasar; se você não é, isso pode fazer a diferença entre algum e nenhum ganho.

Sobre treinar 4 vezes na semana, sob certas circunstâncias esse tipo de rotina pode promover ótimos ganhos. Pessoas com estrutura muscular larga e articulações robustas reagem muito bem a essa divisão de treinamento, assim como atletas intermediários e avançados utilizando-a periodicamente. Mas mantenha em mente: mais não é necessariamente melhor e 3 é, frequentemente, melhor que 4.

Parece algo simples demais, não? Mas uma simples divisão de treino com treino com pesos 3 dias na semana pode fazer a diferença entre algum e nenhum ganho.

Artigo traduzido/adaptado de The WeighTrainer - The Rules of Productive Weight Training for The Drug-Free Trainee by Casey Butt, Ph.D.

Publicidade

Postado

Entao quer dizer que pessoas naturais quando utilizam treinos ABC ou ABofAB tendem a ter melhores resultados que naturais em ABC2x, ABCDE ou outra divisão que utilize 6 dias de treino?

Sinceramente eu concordo com isso, ano que vem vou trocar meu treino caso eu troque de academia, eu acho mais vantajoso um treino ABC, já que voce descansa melhor e tem mais gás para treinar no outro treino...

Postado

Concordo com o texto tals, mas pq seria melhor fazer um ab2x/abc do q um abc2x?

No meu caso, eu faço abc2x baseado nos compostos(só tem 1 isolador e olhe lá) focado em progressão de carga. E to gostando bastante, até a progreção to achando um pouco mais fácil...

Acho q o problema é q geralmente quem faz um abc2x enche até o rabo de isolador, bota poucos/nenhum compostos e por isso os resultados n vem. E quem faz ab2x e abc's já são pessoas que pesquisaram sobre treinos e sabem mais o que estão fazendo...

Ao meu ver, abc2x n deve mta coisa pros outros treinos + frequentes

Postado

Não treine 3/4 dias na semana?

Não acredito nisso e não entendo porque tá todo mundo gostando desse artigo...

Postado

Ops, era essa a minha intenção hehe

Então, acho isto absurdo, tanta gente no fórum que já treinou 7x por semana e teve resultados interessantes.Eu não tenho certeza absoluta, mas tem o Danilo que treina levantamentos olímpicos todos os dias, fullbody 7x por semana.Se não me engano ele é free drugs e tem resultados do mesmo jeito.

Só que ele tem um diferencial, ele é um cara que manja mesmo...Sabe a % que deve usar em cada treino...

Vendo esses relatos me tornei favorável a alta frequência, acho positivo treinar muito.

Postado
Alta frequência não significa treinar todos os dias, mas sim treinar os mesmos grupos musculares várias vezes num curto espaço de tempo.

Eu, por exemplo, não treino todos os dias, mas treino em alta frequência, pois faço FB 3x por semana.

Claro que sei que vc treina FB 3x, afinal você é o iceman 5x5, o inventou desse treino hehehehe

Tudo bem, treinar 3x por semana é uma boa frequência, não precisa usar nenhuma tabela de valor de intensidade, não precisa regular nada, apenas ir lá e levantar.Mas, não podemos afirmar categoricamente que treinar todos os dias é ruim, se souber como funciona o corpo, não tem problemas, na verdade, pode ser ainda mais vantajoso.

abs

Postado (editado)

O autor do texto esqueceu de um detalhe: o jeito de treinar do Phil Heath não é o único existente.

Tomando como pressuposto o volume e a intensidade geralmente utilizados nos treinos de academia, realmente 3-4 dias na semana é o ideal pra hipertrofia de naturais (AB x 2, AB x 1.5 e FB x 3, nada de ABC).

Eu treino 5-6 dias na semana, mas uso um volume baixo de séries e uso mais de um tipo de intensidade.

@Shapudo, treino de levantamento olímpico é um caso totalmente diferente, os caras treinam potência - e com exercícios que não têm fase excêntrica.

Editado por greco-romano
Postado

se o cara tem como unico objetivo estética, eu concordo que 3~4 dias sejam suficientes, mas estimulando cada musculo pelo menos 2x nessa semana, o treino do danilo é exceção, ele é levantador olímpico, a ausencia ( ou quase) da fase excentrica além dele treinar com series bem curtas, possibilitam uma recuperação maior, claro que se o cara busca apenas hipertrofia e faz um FB7X, sabendo montar certinho o treino ele vai ter resultados sim, só acho desnecessário essa frequencia muito alta, eu pessoalmente gosto muito de treinar 3x na semana cada musculo, futuramente pretendo testar uma 4x...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...