Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Mas tem o lance de ser eliminado pelos rins.. no caso de excesso de proteína.. já vi alguns nutricionistas dizerem isso.. o que é diferente no caso de fat ou carb..

Eu tb n acho que o excesso , desde que n seja tão alto, vá virar gordura..

Publicidade

• Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Pois é, Saint, também tenho isso em mente. Mas na verdade o corpo não consegue converter muito bem AAs em lipídeos. No comentário anterior eu falei que apenas alguns aminoácidos conseguem ter o caminho da geração de energia, pois apenas alguns conseguem entrar diretamente naquela porcaria de ciclo de Krebs e originar Acetil-CoA (e não virar glicose, corrigindo o meu comentário anterior).

antes de entrar no ciclo de krebs, os macros tem que virar Acetil-CoA... na ausênsia de carboidratos, o corpo recorre a lipideos e aminoácidos e transforma tudo em Acetil-CoA (se preciso) para geração de ATP que é primordial para o funcionamento do organismo.

(tá isso tudo você deve saber) apenas para quem acompanhar a discussão, ficar por dentro.

E o que acontece com os outros que não servem para geração de energia? Uma coisa que não me entra na cabeça é alguém dizer que uma proteína que vai virar parte da construção muscular também irá ser energética. Cerca de metade das proteínas que nós ingerimos vão compor a estrutura do nosso corpo que está se desgastando (me corrijam se estiver errado) e mais um pouco vai para cicatrização do músculo que estupramos na academia. Como é que essas moléculas, também, vão gerar ATP ou virar gordura?

depende do estado que estaremos: glicogênio depletado ou não, sintese proteica alta (hormonios) ou não ( o declínio dos mesmos hormônios), novamente se houver excesso de nutrientes, vai para adiposo, e o ATP que se forma na cadeia transportadora de eletrons, vai depender novamente do estado, se estivermos em repouso o fluxo é baixo, se estivermos fazendo aerobio é alto, se estivermos digerindo é alto também... tudo depende do momento.

se ingerirmos a nossa proteina sozinha após o treino, muito provavelmente (se não fizermos um pré treino bom, ou treinarmos em jejum) esse aminoácido vai ser oxidado... por isso é bom mandar carbos, para esses serem usados como energia e o aminoácido fazer o seu papel na sintese, ou seja: sobrar aminos para essa sintese proteica acontecer.

E outra, se houver um grande excesso de proteínas, elas são excretadas nas fezes, assim como corpos cetônicos são excretados no suor, urina e saliva. Você não vê moléculas de carboidratos sendo jogadas para fora do corpo assim... o organismo não têm a mesma eficácia, em termos de geração energética, com moléculas que não sejam hidratos de carbono. Concordam?

não. o excesso será oxidado, você vai mijar grande parte dessas proteínas o rim digamos que terá uma certa sobrecarga(nada absurdo), o corpo vai buscar da gordura, na falta de hidratos de carbono (carboidratos) e por ultimo, se necessário das proteínas .. se o esforço exercido (intensamente) precisar de proteínas contrateis (actina e miosina) o corpo cataboliza, mas isso é bem difícil de ocorrer, ao contrario do que dizem por ai.

Postado (editado)

Existem aminoácidos que entram diretamente no ciclo de Krebs sem serem transformados em Acetil-CoA. Por exemplo, a Arginina, Glutamina, Histidina e Prolina são alguns AAs ditos glicogênicos, que podem entrar no ciclo virando Glutamato e, depois, o alfa-cetogluterato lá (ou um nome parecido). Têm outros que entram como Succinil, e etc. A Acetil-CoA por si só não faz parte do ciclo de Krebs, ela só é a porta de entrada, originando o ácido cítrico, que aí sim inicia a volta toda. Por isso também é chamado de Ciclo do Ácido Cítrico.

Ou posso estar errado, ahuahuhauua. Mas vamos voltar pro tópico; foi só um bate boca informativo! :P

O que eu quis dizer é que alguns aminoácidos não conseguem entrar no ciclo de Krebs com facilidade, mesmo o fazendo em condições extremas. Isso varia de um AAs para outro, conforme suas estruturas.

Se uma proteína é destinada à construção muscular ou reparação dos tecidos, ela pode também gerar energia?

---

Mas tem o lance de ser eliminado pelos rins.. no caso de excesso de proteína.. já vi alguns nutricionistas dizerem isso.. o que é diferente no caso de fat ou carb..

Eu tb n acho que o excesso , desde que n seja tão alto, vá virar gordura..

Até onde eu sei, a proteinúria em níveis consideráveis não ocorre apenas com a ingestão aumentada de proteínas da dieta. Proteínas não são excretadas na urina, a menos que haja um problema com as membranas do glomérulo ou outras anormalidades fisiológicas!

Editado por Skops
  • Supermoderador
Postado (editado)

Se uma proteína é destinada à construção muscular ou reparação dos tecidos, ela pode também gerar energia?

Sim. Gliconeogênese, seu corpo usa aminoácidos para produzir glicose na falta desta.

E sim, é claro que proteína engorda, proteína tem calorias, calorias são energia, energia não gasta é armazenada, logo proteína engorda (obviamente considerando uma dieta hipercalórica).

Ninguém nunca seguiu uma dieta com 4000 kcal de proteína. Isso dá 1kg de proteína pura. Mas provavelmente o resultado seria o mesmo que consumir uma quantidade maciça de carboidratos - inicialmente você repõe glicogênio, depois o carboidrato é transformado em gordura.

Outrossim, e se um indivíduo que faz uma dieta para manutenção com 40% das calorias provindas de carboidratos, 40% provindas de proteínas e 20% provindas de gorduras, mudasse para outra dieta com exatamente o mesmo saldo calórico, mas com 70% das calorias provindas de proteínas, 20% de carbos e 10% de fat. Ele iria emagrecer?

No segundo caso o saldo calórico será menor do que no primeiro, porque seu corpo gasta bem mais energia para digerir proteína do que para digerir carboidratos e gorduras. Ou seja, ele iria emagrecer. Mas se você aumentar as calorias para compensar o maior efeito termogênico da proteína, aí o resultado será o mesmo.

o que eu digo é, não acho que uma dieta 50% carbo, 30% proteina e 20% gordura, o efeito vai ser igual a uma dieta 20%carbo, 50% proteina e 30% gordura. consumindo a mesma quantidade de calorias que a TMB.

Se consumir a mesma quantidade de calorias que a TMB (aqui considerando TMB como gasto calórico, embora isso esteja errado), você vai ficar em manutenção, ou seja, vai manter o peso.

Para uma dieta hipocalórica, não faz diferença, há vários estudos comparando extremos (cetogênicas x low-fat) e mostrando resultados muito similares em relação à perda de gordura. Consuma uma quantidade mínima de proteína e distribua o restante dos macros como preferir, não fará diferença se o total de calorias for o mesmo.

Alguns estudos sobre este tema:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22258266

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16685046

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18635428

Editado por mpcosta82
Visitante usuario_deletado23233
Postado

O que determina se vc vai ganhar ou perder massa magra/gorda é o saldo calórico fina

Postado (editado)

vai depender novamente do estado, se estivermos em repouso o fluxo é baixo, se estivermos fazendo aerobio é alto, se estivermos digerindo é alto também... tudo depende do momento

Ai é que ta, vcs falam isso, ai depois falam que nao tem problema excesso de carbos antes de dormir ("em repouso", suas palavras), o que importa é o saldo

Muita generalizaçao, e concordo com o camarada que falou "não acho que uma dieta 50% carbo, 30% proteina e 20% gordura, o efeito vai ser igual a uma dieta 20%carbo, 50% proteina e 30% gordura. consumindo a mesma quantidade de calorias que a TMB", independente do saldo o corpo nao usa nem metaboliza os 3 macros de maneira igual

Editado por Lucram
Postado

Ai é que ta, vcs falam isso, ai depois falam que nao tem problema excesso de carbos antes de dormir ("em repouso", suas palavras), o que importa é o saldo

Muita generalizaçao, e concordo com o camarada que falou "não acho que uma dieta 50% carbo, 30% proteina e 20% gordura, o efeito vai ser igual a uma dieta 20%carbo, 50% proteina e 30% gordura. consumindo a mesma quantidade de calorias que a TMB", independente do saldo o corpo nao usa nem metaboliza os 3 macros de maneira igual

depende, se você não estiver ingerido todos os seus carboidratos que deve ingerir durante o dia, não vai haver diferença, se resolver comer tudo as 23hrs

logo o corpo em repouso ou não, estará precisando desses carboidratos para repor glicogênio, se eles não entram, ele vai buscar energia de outro lugar

aquele pico de gh que tanto dizem que dá se não ingerir carbo depois das 18h, é ridiculo de pequeno.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...