Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Não obstante o assunto beirar ao título de jargão da nutrição, nunca consegui chegar a um consenso ou acatar uma resposta. Proteína engorda?

Acredito, e acho que a maioria aqui também o faz, que se a proteína for ingerida em grande quantidade juntamente com gorduras e carboidratos haverá ganho de peso, sobreduto de massa gorda. Mas isso se deve, principal e essencialmente, ao acúmulo dos lípides da dieta e da conversão -muito eficiente, por sinal- dos carbos em triglicerídeos, pelo nosso corpo.

Mas e se um indivíduo ingerisse 4000kcal diárias de proteínas, tendo uma TMB de 2000kcal; será que, além da litíase renal e problemas hepáticos, ele teria ganho de gordura?

Outrossim, e se um indivíduo que faz uma dieta para manutenção com 40% das calorias provindas de carboidratos, 40% provindas de proteínas e 20% provindas de gorduras, mudasse para outra dieta com exatamente o mesmo saldo calórico, mas com 70% das calorias provindas de proteínas, 20% de carbos e 10% de fat. Ele iria emagrecer?

---

Creio que esse assunto seja bem relacionado com o poder dos Macros em nossa composicão corporal, um tópico essencial para praticantes de atividades físicas, sobretudo musculação. Então, tomara que renda uma discussão saudável e que possamos aprender algo com ela.

Abraços!

Editado por Skops

Publicidade

• Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado (editado)

alguem vai falar : "O que determina se vc vai ganhar ou perder massa magra/gorda é o saldo calórico final"

mas não acho que seja tão simples assim

E assim eu também penso, mas tive uma surpresa ao fazer uma dieta cetogênica completa, com cerca de zero por cento de carboidratos. Creio que o resultado foi longe daqueles prometidos, provavelmente devido ao fato de eu ter consumido uma quantidade bem grande de calorias todos os dias. Ou estagnei, ou engordei um pouco.

Só que também tive a impressão de não ter ganhado tanto peso assim, apesar de estar comendo muito e comidas bem gordurosas. Por isso a dúvida; mais do que nunca eu tô confuso quanto ao assunto!

Editado por Skops
Postado

alguem vai falar : "O que determina se vc vai ganhar ou perder massa magra/gorda é o saldo calórico final"

mas não acho que seja tão simples assim

Cara, tem que ver também a genética. Se generalizarmos, o saldo calórico é válido sim.

Agora tem que lembrar dos biotipos... E se não me engano existe uma parada que define "suas origens". Como assim?

Posso tá falando merda, mas acredito que através da evolução cada grupo tem afinidade com um tipo de macro. Como?

Os esquimós são doidos por gordura... Assim como existem grupo que são oriundos da agricultura e do mesmo jeito que tem gente que veio da caça.

Pra quem é criacionista isso pode não fazer sentido mas pra mim um grupo que evoluiu da caça tem mais afinidade com proteínas que os que vieram da agricultura e por aí vai.

Postado

Cara, tem que ver também a genética. Se generalizarmos, o saldo calórico é válido sim.

Agora tem que lembrar dos biotipos... E se não me engano existe uma parada que define "suas origens". Como assim?

Posso tá falando merda, mas acredito que através da evolução cada grupo tem afinidade com um tipo de macro. Como?

Os esquimós são doidos por gordura... Assim como existem grupo que são oriundos da agricultura e do mesmo jeito que tem gente que veio da caça.

Pra quem é criacionista isso pode não fazer sentido mas pra mim um grupo que evoluiu da caça tem mais afinidade com proteínas que os que vieram da agricultura e por aí vai.

o que eu digo é, não acho que uma dieta 50% carbo, 30% proteina e 20% gordura, o efeito vai ser igual a uma dieta 20%carbo, 50% proteina e 30% gordura. consumindo a mesma quantidade de calorias que a TMB.

EU acredito, que seja possivel por exemplo, queimar gordura e ganhar músculo (em uma quantidade muito pequena) com uma dieta com saldo +0 kcal, durante um longo período por exemplo. mas uma hora estagnaria é claro

Postado

Ok, mas para o pessoal que defende que é possível engordar, quer dizer que o corpo vai transformar aminoacidos em ácido graxo? Até consigo imaginar o processo com aquueles AAs que são facilmente convertidos a glicose, mas e com os demais, de estrutura mais fixa e elaborada?

Postado

Ok, mas para o pessoal que defende que é possível engordar, quer dizer que o corpo vai transformar aminoacidos em ácido graxo? Até consigo imaginar o processo com aquueles AAs que são facilmente convertidos a glicose, mas e com os demais, de estrutura mais fixa e elaborada?

o que vai te fazer engordar é o superavit calórico

se esse superavit (calorias totais) for apenas de proteina, os aminoácidos serão armazenados como gordura

o que faz acumular, é o excesso de calorias não importa o macro que seja, o corpo vai estocar se não precisar dele

Postado (editado)

o que vai te fazer engordar é o superavit calórico

se esse superavit (calorias totais) for apenas de proteina, os aminoácidos serão armazenados como gordura

o que faz acumular, é o excesso de calorias não importa o macro que seja, o corpo vai estocar se não precisar dele

Pois é, Saint, também tenho isso em mente. Mas na verdade o corpo não consegue converter muito bem AAs em lipídeos. No comentário anterior eu falei que apenas alguns aminoácidos conseguem ter o caminho da geração de energia, pois apenas alguns conseguem entrar diretamente naquela porcaria de ciclo de Krebs e originar Acetil-CoA (e não virar glicose, corrigindo o meu comentário anterior).

E o que acontece com os outros que não servem para geração de energia? Uma coisa que não me entra na cabeça é alguém dizer que uma proteína que vai virar parte da construção muscular também irá ser energética. Cerca de metade das proteínas que nós ingerimos vão compor a estrutura do nosso corpo que está se desgastando (me corrijam se estiver errado) e mais um pouco vai para cicatrização do músculo que estupramos na academia. Como é que essas moléculas, também, vão gerar ATP ou virar gordura?

E outra, se houver um grande excesso de proteínas, elas são excretadas nas fezes, assim como corpos cetônicos são excretados no suor, urina e saliva. Você não vê moléculas de carboidratos sendo jogadas para fora do corpo assim... o organismo não têm a mesma eficácia, em termos de geração energética, com moléculas que não sejam hidratos de carbono. Concordam?

Editado por Skops

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...