Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Informações Não Tão Conhecidas Sobre O Sal (Não O Sódio)

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22ss
Postado

Olá!

De uns tempos pra cá tenho lido vários artigos da medicina não-convencional e me surpreendi com várias informações que batem de frente com o establishment dos conselhos de medicina.

Uma dessas informações é sobre o sal. Costumamos ler que seu excesso é prejudicial, que deveríamos ter um mínimo de sal na alimentação. Inclusive, chegam a pregar que o único sal que deveríamos comer é o naturalmente contido nos alimentos.

Deem uma lida nesse artigo:

http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/09/e-quem-disse-que-o-sal-faz-mal-saude.html

Uma das coisas que aprendi nesse artigo, e que desconhecia totalmente, é sobre o sal rosa do himalaia. Nunca imaginei que seria uma das, senão a melhor, fonte de minerais BIODISPONÍVEIS (coisa que em suplementos quase sempre nunca o são) para nosso corpo. Eu já comprei e estou usando esse sal. São 84 elementos químicos biodisponíveis e, o melhor, de forma bem barata e natural! Sal comum nunca mais!

110095012GG%5B1%5D.jpg

Abraços e bons treinos!

Postado

man pode comer sim, só nao exagera..

eduardo correa disse no video dele q até em pre cont ele mantem o nivel alto de sodio man...

relaxa ^^

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Li o texto, embora não tenha dados bibliográficos eu concordo com muita coisa. Hipertensão não é um problema direto de uma péssima alimentação, é resultado de vida sedentária, e este estilo de vida vem sempre acompanhado de uma má alimentação.

Uma coisa que o médico não comentou é que hoje sabemos que existem os "sal-sensíveis" e "sal-resistentes". Um "sal-resistente" pode fazer o uso crônico de sal/sódio e nunca desenvolver uma patologia, isto devido a genética, diferente do "sal-sensível".

Ele também puxou muita sardinha pra esse sal do himalaia, só falou e falou mas não apresentou nenhuma informação verídica que possamos ter alguma conclusão.

Editado por dones
Postado

se vc acha que pagar quase 50 reais em 390g é barato

Sim, é barato, sabe por que?

Dura pra caramba! E o mais importante, é um dos melhores, senão o melhor, alimento para reposição de sais minerais. São 84 elementos BIODISPONÍVEIS!

Qual Centrum, Opti-men ou outro multi tem 84 elementos químicos biodisponíveis? Lembre-se que MUITOS minerais desses suplementos não são biodisponíveis/quelados.

Li o texto, embora não tenha dados bibliográficos eu concordo com muita coisa. Hipertensão não é um problema direto de uma péssima alimentação, é resultado de vida sedentária, e este estilo de vida vem sempre acompanhado de uma má alimentação.

Uma coisa que o médico não comentou é que hoje sabemos que existem os "sal-sensíveis" e "sal-resistentes". Um "sal-resistente" pode fazer o uso crônico de sal/sódio e nunca desenvolver uma patologia, isto devido a genética, diferente do "sal-sensível".

"Apesar do consumo de sódio em excesso provocar o aumento da pressão arterial em certos indivíduos sensíveis, o aumento do consumo de sal não aumenta a pressão arterial na maioria das pessoas. Em uma população média quando ocorre uma redução na ingestão de sal, cerca de 30 por cento vai experimentar uma pequena redução na pressão de sangue (entre um e quatro mm de Hg), enquanto cerca de 20 por cento vai experimentar um aumento semelhante da pressão arterial.

Os restantes 50% da população não irão mostrar nenhum efeito ao final com a redução do consumo de sal. Na maioria das pessoas, até mesmo um aumento significativo no consumo de sal não vai aumentar pressão arterial. … Enquanto a restrição de sal pode beneficiar uma pequena percentagem de pessoas com pressão arterial elevada, a ciência não mostra qualquer benefício para a saúde – ou problemas significativos de saúde – devido à restrição de sal para a maioria da população."

Acho que respondeu sim...

Ele também puxou muita sardinha pra esse sal do himalaia, só falou e falou mas não apresentou nenhuma informação verídica que possamos ter alguma conclusão.

Humm, o que, especificamente, vc quer de informação verídica? Você quer saber se o sal realmente tem os elementos descritos e que sejam biodisponíveis? Todo sal NÃO refinado possui uma penca de elementos nutritivos, é muito simples, pura química. Refinou? Retirou os vários nutrientes, só ficando o cloreto de sódio + iodo (obrigatório acrescentar pela lei brasileira).

Qualquer nutricionista recomenda sal marinho ao invés do sal refinado, exatamente pela qtd de nutrientes que o sal marinho possui, e o refinado não. A diferença é que o sal rosa possui mais nutrientes, só isso. O ferro e o manganês é que dá o tom rosa do sal. Esses elementos inexistem no sal refinado.

Analogia semelhante à farinha de trigo integral x branca. Todo mundo sabe que a branca é caloria vazia por não ter nutrientes, pois o refinamento acabou com eles.

Abraços!

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

caaete, informação veridica que eu me refiro é: quais são os 84 minerais, em quais quantidades são encontradas, qual a biodisponibilidade deles. Entende aonde eu quero chegar? Uma informação especulando que aquilo tem isso e mais isso não basta, é preciso saber a quantidade do teor nutricional. Assim, como por exemplo, eu dizer que maça é um ótimo alimento que possui todas as vitaminas hidrossolúveis que um ser humano precisa, de fato, esta informação está correta, mas esta informação não diz a quantidade dessas vitaminas que, por sinal, são muito baixas. Então qual a garantia de um alimento que possui todos os nutrientes necessários mas suas proporções são ínfimas?

Editado por dones
Postado

qual a quantidade especifica que possui em uma pitada? não acho que chegue a ser tanto qnto um multi..

caaete, informação veridica que eu me refiro é: quais são os 84 minerais, em quais quantidades são encontradas, qual a biodisponibilidade deles. Entende aonde eu quero chegar? Uma informação especulando que aquilo tem isso e mais isso não basta, é preciso saber a quantidade do teor nutricional. Assim, como por exemplo, eu dizer que maça é um ótimo alimento que possui todas as vitaminas hidrossolúveis que um ser humano precisa, de fato, esta informação está correta, mas esta informação não diz a quantidade dessas vitaminas que, por sinal, são muito baixas. Então qual a garantia de um alimento que possui todos os nutrientes necessários mas suas proporções são ínfimas?

georgebarreto, as qtd necessárias de minerais é realmente ínfima para o corpo humano. Uma coisa interessante: o balanço mineral em nosso corpo é quase que 100% igual à da água do mar. Veja a composição da água do mar e tire suas conclusões.

Dones,

Vou te explicar uma coisa sobre biodisponibilidade: as formas químicas que são apresentadas. Notadamente, as formas biodisponíveis são bem diferentes das encontradas em vários multis. Por exemplo: cálcio. Qual a forma mais biodisponível? Forma livre de Ca++. E qual a forma encontrada no sal himalaio? É essa mesma. E o zinco? Igual. E por aí vai...

É simples: elementos livres se incorporaram na estrutura cristalina do sal marinho não-refinado (himalaio, por exemplo). Você pode imaginar o custo de produzir todos esses elementos em forma livre e por num multi né?

O problema dos multis é que a esmagadora maioria deles tem seus nutrientes produzidos em laboratório: é extremamente caro produzir substâncias puras isoladas ou que emulem o que acontece no organismo humano para absorvê-los (quelação, por exemplo). Por isso que vc vai ler as informações do rótulo mais ou menos da seguinte forma: zinco, x mg, na forma de óxido de zinco, que tem baixa biodisponibilidade.

Já substâncias naturais, como o sal não-refinado, estão naturalmente biodisponíveis.

Essa é a grande diferença! Recomendo uma leitura sobre biodisponibilidade de nutrientes, vai abrir um bom leque em sua hermenêutica sobre o assunto, especialmente no que condiz o uso de multis.

Por fim, seu questionamento sobre o que contém um alimento, em que quantidaedes etc. é ótimo, mas basta vc saber que o sal cristalizado himalaio não passa de sal marinho natural, não refinado, mas que incorporou os elementos químicos em sua cristalização (essa é a diferença). Você concorda que seu questionamento também se aplica às wheys, multis, hipercalóricos com 500 vitaminas (hipérbole) etc.? Você pode duvidar dos produtos industrializados, mas não dá pra dizer que na água do mar vai faltar iodo, ou que na goiaba não vem vitamina c, por exemplo, concordas?

Segue análise do sal:

Element Ion Atomic # Concentration Method/Source Hydrogen H 1 0.30 g/kg DIN Lithium Li 3 0.40 g/kg AAS Beryllium Be 4 <0.01 ppm AAS Boron B 5 <0.001 ppm FSK Carbon C 6 <0.001 ppm FSK Nitrogen N 7 0.024 ppm ICG Oxygen O 8 1.20 g/kg DIN Flouride F- 9 <0.1 g/kg Potentiometer Sodium Na+ 11 382.61 g/kg FSM Magnesium Mg 12 0.16 g/kg AAS Aluminum Al 13 0.661 ppm AAS Silicon Si 14 <0.1 g/kg AAS Phosphorus P 15 <0.10 ppm ICG Sulfur S 16 12.4 g/kg TXRF Chloride Cl- 17 590.93 g/kg Gravimetrie Potassium K+ 19 3.5 g/kg FSM Calcium Ca 20 4.05 g/kg Titration Scandium Sc 21 <0.0001 ppm FSK Titanium Ti 22 <0.001 ppm FSK Vanadium V 23 0.06 ppm AAS Chromium Cr 24 0.05 ppm AAS Manganese Mn 25 0.27 ppm AAS Iron Fe 26 38.9 ppm AAS Cobalt Co 27 0.60 ppm AAS Nickel Ni 28 0.13 ppm AAS Copper Cu 29 0.56 ppm AAS Zinc Zn 30 2.38 ppm AAS Gallium Ga 31 <0.001 ppm FSK Germanium Ge 32 <0.001 ppm FSK Arsenic As 33 <0.01 ppm AAS Selenium Se 34 0.05 ppm AAS Bromine Br 35 2.1 ppm TXRF Rubidium Rb 37 0.04 ppm AAS Strontium Sr 38 0.014 g/kg AAS Ytterbium Y 39 <0.001 ppm FSK Zirconium Zr 40 <0.001 ppm FSK Niobium Nb 41 <0.001 ppm FSK Molybdenum Mo 42 0.01 ppm AAS Technetium Tc 43 unstable artificial isotope Ruthenium Ru 44 <0.001 ppm FSK Rhodium Rh 45 <0.001 ppm FSK Palladium Pd 46 <0.001 ppm FSK Silver Ag 47 0.031 ppm AAS Cadmium Cd 48 <0.01 ppm AAS Indium In 49 <0.001 ppm FSK Tin Sn 50 <0.01 ppm AAS Antimony Sb 51 <0.01 ppm AAS Tellurium Te 52 <0.001 ppm FSK Iodine I 53 <0.1 g/kg potentiometrie Cesium Cs 55 <0.001 ppm FSK Barium Ba 56 1.96 ppm AAS/TXR Lanthan La 57 <0.001 ppm FSK Cerium Ce 58 <0.001 ppm FSK Praseodynium Pr 59 <0.001 ppm FSK Neodymium Nd 60 <0.001 ppm FSK Promethium Pm 61 unstable artificial isotope N/A Samarium Sm 62 <0.001 ppm FSK Europium Eu 63 <3.0 ppm TXRF Gadolinium Gd 64 <0.001 ppm FSK Terbium Tb 65 <0.001 ppm FSK Dysprosium Dy 66 <4.0 ppm TXRF Holmium Ho 67 <0.001 ppm FSK Erbium Er 68 <0.001 ppm FSK Thulium Tm 69 <0.001 ppm FSK Ytterbium Yb 70 <0.001 ppm FSK Lutetium Lu 71 <0.001 ppm FSK Hafnium Hf 72 <0.001 ppm FSK Tantalum Ta 73 1.1 ppm TXRF Wolfram W 74 <0.001 ppm FSK Rhenium Re 75 <2.5 ppm TXRF Osmium Os 76 <0.001 ppm FSK Iridium Ir 77 <2.0 ppm TXRF Platinum Pt 78 0.47 ppm TXRF Gold Au 79 <1.0 ppm TXRF Mercury Hg 80 <0.03 ppm AAS Thallium Ti 81 0.06 ppm AAS Lead Pb 82 0.10 ppm AAS Bismuth Bi 83 <0.10 ppm AAS Polonium Po 84 <0.001 ppm FSK Astat At 85 <0.001 ppm FSK Francium Fr 87 <1.0 ppm TXRF Radium Ra 88 <0.001 ppm FSK Actinium Ac 89 <0.001 ppm FSK Thorium Th 90 <0.001 ppm FSK Protactinium Pa 91 <0.001 ppm FSK Uranium U 92 <0.001 ppm FSK Neptunium Np 93 <0.001 ppm FSK Plutonium Pu 94 <0.001 ppm FSK

Additional Combined Elements

Water H2O 1.5 g/kg DIN

Ammonium NH4+ 0.010 ppm Photometrie

Nitrate NO3- 0.09 ppm Photometrie

Phosphate PO4 3- <0.10 ppm ICG

Hydrogencarbonate HCO3- <1.0 g/kg Titration

The sodium chloride content is 97.41% and meets the worldwide necessary standards for table salt.

Legend:

g/kg – Grams per kilogram

DIN – German Standards Institute

ICG – Ionchromatography

AAS – Atom absorbtion spectrometry

TXRF – Total reflection - X-Ray - Floresence-Spectometry

ppm – Parts per million

FSM – Flamespectrometry

FSK – Frequency Spectroscope

Isso está no livro Water and Salt, de Barbara Hendel, M.D.

Espero ter ajudado. Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...