Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Espiritos, Fantasmas E Mistérios Não Resolvidos Posta Ai!

Saintgraal

Posts Recomendados

A maçonaria pra mim é um mistério.

E um mistério não resolvido porque é extremamente difícil achar algum membro disposto a abrir o jogo sobre práticas, recrutamento, objetivos e etc.

Alguém conhece/é maçom graduado?

Todo mundo que é de fora fala que é uma seita diabolica mas tudo a base de achismo , eu conheci um cara que o pai dele era maçom , ele falou que nao tem nada disso , maçons ajudam os pobres e uns aos outros , fazem doações de caridade de roupa e alimentos frequentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Entendi bem, a explicação foi boa, você tá certo sobre o foco do Popper sobre a metáfora, mas você tá errado sobre a correção. Olha o que eu falei:

"A ciência é indutiva. Funciona da seguinte forma: todos os cisnes que vejo são brancos. Logo: o cisne é branco. O problema disso foi o que David Hume chamou de problema da indução. Pois acharam no norte o cisne negro."

Olha como o Wikipédia define o problema da indução.:

"Generalizar sobre as propriedades de uma classe de objetos com base em algumas observações do número de instâncias específicas da classe (por exemplo, a inferência de que "todos os cisnes que temos visto são brancos e, portanto, todos os cisnes são brancos", antes da descoberta do cisne negro);"

E olha o que você falou:

"O carinha do cisne é Karl Popper, o problema que David Hume expõe é outro. David Hume fala é que só experimentados casos particulares, e não a lei, logo, segundo ele, ela não tem validade absoluta."

"Saca só, tu colocou um pois ali junto com David Hume "pois acharam no norte o cisne negro". Quem trata de depois acharem algo que refute, como já dito, é Popper, Hume aborda outro ponto."

Eu mudo de opinião se você me mostrar como tirando o lance do cisne negro teríamos um problema. Pois o que teríamos seria uma simples indução. O problema nasce do cisne negro. Sem comentar isso, eu jamais teria explicado o problema da indução. Veja como os livros repetem o discurso do wiki:

jlFvqkb.png

Link para o comentário

Palito, encontrei certo atrito em suas ideias... No primeiro post você fala que acontecimentos sobrenaturais é o nome dado a coisas que não compreendemos, porém que podem, em potência, serem explicadas pela ciência, já no segundo post citado tu diz ser espírita e acreditar em espíritos que tem a capacidade de alterar as propriedades da matéria. Poderia explicar? A ciência não trata do metafísico...

Acho que não me fiz entender.

Há fatos que a ciencia ainda não explica, dito por muitos, sobrenaturais. Espiritos agem apenas onde a lei da fisica permite. Logo, se há uma forma de manipular a materia sem fugir da fisica, é por ai que o fazem.

Link para o comentário

Acho que não me fiz entender.

Há fatos que a ciencia ainda não explica, dito por muitos, sobrenaturais. Espiritos agem apenas onde a lei da fisica permite. Logo, se há uma forma de manipular a materia sem fugir da fisica, é por ai que o fazem.

Amigo, você precisava estudar epistemologia. Pq vc tá achando que a ciência realmente explica as coisas. A ciência não consegue explicar nem coisas básicas como a matemática, quanto mais eventos sobrenaturais:

Link para o comentário

Entendi bem, a explicação foi boa, você tá certo sobre o foco do Popper sobre a metáfora, mas você tá errado sobre a correção. Olha o que eu falei:

"A ciência é indutiva. Funciona da seguinte forma: todos os cisnes que vejo são brancos. Logo: o cisne é branco. O problema disso foi o que David Hume chamou de problema da indução. Pois acharam no norte o cisne negro."

Olha como o Wikipédia define o problema da indução.:

"Generalizar sobre as propriedades de uma classe de objetos com base em algumas observações do número de instâncias específicas da classe (por exemplo, a inferência de que "todos os cisnes que temos visto são brancos e, portanto, todos os cisnes são brancos", antes da descoberta do cisne negro);"

E olha o que você falou:

"O carinha do cisne é Karl Popper, o problema que David Hume expõe é outro. David Hume fala é que só experimentados casos particulares, e não a lei, logo, segundo ele, ela não tem validade absoluta."

"Saca só, tu colocou um pois ali junto com David Hume "pois acharam no norte o cisne negro". Quem trata de depois acharem algo que refute, como já dito, é Popper, Hume aborda outro ponto."

Eu mudo de opinião se você me mostrar como tirando o lance do cisne negro teríamos um problema. Pois o que teríamos seria uma simples indução. O problema nasce do cisne negro. Sem comentar isso, eu jamais teria explicado o problema da indução. Veja como os livros repetem o discurso do wiki:

jlFvqkb.png

A crítica de Hume não envolve nenhum acontecimento posterior, como o fato de encontrarem um cisne negro, pelo fato de criticar a indução em si. Como disse, a crítica de Hume é de que experimentamos casos particulares, e não a lei. Sendo assim, a crítica de Hume não critica que futuramente pode-se descobrir um cisne negro (esse é Popper), e sim que mesmo que conhecêssemos todos os cisnes existentes, a lei não teria validade absoluta, pois, experimentos vários casos particulares (cisnes brancos) e não a lei "todo cisne é branco".

Sendo que a crítica de Hume independe do cisne negro, creio que a visão dele não possui relação causal com este (critico aqui o uso do pois).

Aparentemente ele aborda esta questão do cisne negro, como pode ser visto na imagem que você postou. Admito que não conhecia que o exemplo do cisne era de sua autoria, peço perdão pela desvirtuação do tópico, porém é importante salientar (coisa que não tinha reparado antes da discussão), que mesmo que ele tenha criado o "Problema do Cisne Negro", sua critica principal independe dele, como demonstrado acima.

Editado por Kaio_Amaral
Link para o comentário

Bloqueadores de sinais.

Aviões espiões usam isso.

O que é mais um indício de terrorismo.

Tópico foda.

Tava lendo sobre o MH370 e agora em março a malasia disse que encerrou as buscas e pá e que o avião caiu e ninguém sobreviveu, o que acham? não me veem nada na cabeça pra explicar a não ser os etevaldos

Link para o comentário

A respeito da conversa supracitada, encontrei hoje um excerto do professor Olavo que apoia minha posição:

"Toda esta discussão gira em torno da possibilidade de nós identificarmos, em alguns acontecimentos observáveis, uma causa sobrenatural, ou seja, uma causa de ordem não material que teria interferido nos acontecimentos. É evidente que pelos métodos científicos atualmente existentes, não há nenhuma maneira de você identificar a presença ou ausência de um elemento não material. No que quer que seja. Então, de certo modo, toda a discussão já está viciada desde a base."

O excerto pode ser baixado aqui: http://minhateca.com.br/VeritasRerum/Documentos/Filosofia

Ainda que não mude vossas relutantes opiniões, fortaleceu bastante a minha.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Olha, eu realmente não acredito muito nessas coisas, e acho que por trás de todos os casos há pelo menos uma ou mais explicações pelo menos "plausíveis", que possam explicar mesmo que parcialmente esses casos 'sobrenaturais', mas alguns acontecimentos são, no mínimo, estranhos e curiosos. Acho que todo mundo já passou por essas coisas na vida.

É comum as pessoas ligarem esses fatos a lugares específicos, como casas.

Quando eu tinha por volta de uns 4 anos, minha família morava na zona rural, porque meu pai cuidava da fazenda de um médico. Não tenho muitas lembranças dessa época, mas morávamos eu, meu irmão - que devia ter uns 14 anos na época -, meu pai e minha mãe, além de outro funcionário que dormia numa casinha ao fundo.

Acontece que muitos casos "estranhos" vem dessa época, por parte de toda a família, até mesmo do meu irmão, que como eu não é muito de ficar obcecado com essas coisas.

Esses dias estávamos conversando sobre essas coisas - eu, ele e minha mãe - e estavam relembrando dessa casa nessa fazenda. Meu irmão dormia em um quarto sozinho, aqueles quartos de casa antiga cheio daquelas janelas grandes de madeira, com fechadura de "tramela", sacam? Hoje, com quase 30 anos, ele confirma que muitas noites batiam às janelas do quarto, como se estivessem dando socos. Segundo ele, davam um soco em cada janela, rapidamente, uma depois da outra, como se algo estivesse passando rapidamente e "brincando". Eu acho isso sinistro pra porr##, pois como eu disse, ele não é abibolado com essas coisas de sobrenatural, e nem é o tipo de pessoa que inventaria algo assim, e ele confirma os fatos com total seriedade hoje em dia.

Minha mãe também confirma esses acontecimentos das janelas nessa casa, além de barulhos estranhos que vinham da cozinha durante a noite.

Na cozinha havia aquelas prateleiras grandes de madeira, onde se colocam muitas panelas e utensílios de cozinha (quem aí já morou em fazenda ou já viu na casa dos avôs vai saber), e minha conta que durante a madrugada escutavam um estardalhaço muito grande, como se estivessem jogando todas as panelas e utensílios no chão. Meu pai acordava e ia verificar, e tudo estava no lugar.

Havia aqueles "tachos" de aço, que são tipo grandes panelas que se usa muito para cozinhar carne por exemplo, e minha mãe relata que por diversas vezes era como se alguém pegasse uma colher e batesse fortemente nessas panelas, causando um zumbido muito alto e longo.

Existe muitos casos bizarros dessa casa nessa época. O peão que morava na casa aos fundos tinha uma bicicleta daquelas antigas, tipo "Monark", e meu pai contava que à noite ouvia barulho dessas bicicleta rodando em volta da casa.

Também tem o caso de uma vez que meu pai recebeu um pagamento acumulado, e deu uma certa quantidade de dinheiro, que não era muito, mas pra uma família pobre era significativo. Meu pai chegou feliz com o dinheiro, e ele e minha mãe estavam a noite na sala, contentes admirando a quantia e conversando, e como relaram os dois, foi como se alguém chegasse na janela e desse uma daqueles assovios de admiração, tipo aqueles assovios de cantada, sabem como é? Tipo "fiiiiu fiiiiu", em relação ao dinheiro. Sinistro. Segundo minha mãe correram e fecharam todas as portas e janelas.

Num último caso que me recordo de relatarem, certa vez estavam voltando da cidade, de carro pra fazenda, após fazerem compras, e algo veio próximo a janela do carro e exclamou o nome do meu pai. Minha mãe disse que gelou na hora, e perguntou a meu pai se ele tinha ouvido "aquilo", e ele disse que sim.

Enfim, há muitos casos bizarros dessa fazenda.

Engraçado que praticamente todos esses contos por parte da família vem justamente e quase que somente dessa época, e desse lugar. Parece que há lugares mais "carregados" do que outros, com uma energia "ruim", pra quem acredita nisso. Há uma história sobre aquela casa, onde dizem que no passado teve muita confusão em torno de dinheiro, brigas familiares por causa de dinheiro, disputas, etc. E teria também dinheiro escondido na região, dessa época. Minha acredita que esses acontecimentos eram espíritos de pessoas que morreram mas ficaram presas á terra, por causa desses conflitos não resolvidos, e ficavam então "atazanando" a casa.

Enfim, mesmo hoje com um pensamento cético em relação à isso, eu acho fascinante esses casos. Estive pensando em possíveis explicações...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...