Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

E aí galera, estou aqui abrindo um diário para relatar três aspectos que considero importantes na minha carreira de futuro treinador: relato da universidade, do meu treino e da academia que estou ajudando a cuidar. Amanhã posto fotos e minhas medidas. Se vocês procurarem, tem uns videos de eu treinando, mas o agachamento agora faço sem banco e está 456% melhor, apesar de ter diminuído a carga. Em breve postarei mais uns.

Pois bem, treino a 2 anos e pouco LIMPO, sempre com muita dedicação e pouco conhecimento. Bom, vou começar pela história desses dois anos pra vocês entenderem. Quem não quiser ler, porque é muita coisa, só pula essa parte mesmo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando comecei a treinar fui provavelmente pela mesma razão que a maioria: melhorar a estética. Era meio gordinho e não praticava nenhum esporte, nem mesmo futebol. Como tinha um colega meu que começou a treinar e cresceu MUITO rapido (hj ele é meu amigo e dono da academia onde trampo), resolvi ir pra esse lado também.

Era como qualquer moleque idiota de verão, ia metendo carga, treinando até a falha e tentando se comparar com os outros. Ainda bem que não desisti. Apesar de ter tanta merda na cabeça naquele tempo, fui persistente e vi muitos outros moleques que nem eu indo e vindo da academia durando menos de três meses. Não conversava muito durante o treino, e não conversava com quem tinha mais experiência do que eu.

Mas com o passar do tempo fui despertando o gosto pelo treinamento com pesos e comecei a ler, e tentava sempre aplicar na prática.

Bom, ano passado quando fui para o quartel tava preparado para a luta: comprei um pote da massa 3 zilhões da probiótica, uma creatina, uns 5 pacotes de malto e uns 3kg de whey protein. Ainda tinha essa ideia idiota de que suplementos é o que faria a diferença nos ganhos do treino. Fiquei uns 3 ou 4 meses parado, pq tinha instrução o dia inteiro nesse começo. Aí voltei a treinar. Nessa época eu já comecei a dispensar a ajuda dos "INSTRUTORES". Fazia um esquema ABC dividido em peito/triceps, costas/biceps e ombro/pernas.

Uma coisa bem horrível eu sei, mas A MINHA DEDICAÇÃO me dava resultados. Treinava todos os dias, de segunda a sábado. Se eu chegasse a tirar serviço no meio da semana (no serviço não pode se ausentar do quartel por 24h) eu chegava a trocar para pegar serviço no domingo, e assim não atrapalhar meu treino. Como não tinha loja de suplementos boa na cidade, gastava toda minha grana comprando comida. Era um litro de leite, uma lata de atum e meio pão integral por dia. Pouco, sim, mas como tinha que pagar a academia, aluguel, furriel (despesas do quartel), era o que dava. Tinha dias que eu chegava a atravessar a avenida mais movimentada da cidade com 12 litros de leite carregados numa sacolinha arrebentada. Frio, chuva, nada disso me impedia de ir treinar.

Como a cidade que eu estava era um CÚ, mais CÚ que esta que eu sempre vivi, não tinha muita opção além das lans baratas da cidade. Eu como sempre fui nerd não aguentava ficar longe do PC. Aí eu comecei a ler o site. Bom, isso me ajudou bastante no meu treinamento, e no treinamento de alguns camaradas meus, já que alguns se empolgaram ao ver meus resultados(diga-se inchaço). Bom, esse tempo ajudando os outros me fizeram ver como eu tinha mudado, todas essas babaquices que eu acreditavam antes estavam desaparecendo.

Bom, no começo deste ano resolvi por em prática tudo o que eu tinha estudado, já que aqui eu realmente teria uma dieta mais descente. Testei a WD por três meses, mas para mim não tive sucesso. Aí ví num tópico do ICEMAN um tal de 5x5. E como o usuário CRAW69 já comentava bastante nos seus posts sobre o powerbuilding, resolvi tentar. Isso mudou completamente minha visão do mundo do fisiculturismo. Praticamente todos os e-books dessa área disponíveis aqui eu já li. Dinosaur Training, WSB book of methods, 5x5 report, SS, EliteFTS, 5/3/1. E comecei a cuidar da mobilidade (agora na metade do ano mais sério, meio tarde de fato).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, como estudei bastante no quartel consegui bolsa integral numa facul de Ed. Física. Tem MUITA, MUITA, MUITA merda que eu escuto na aula que me deixa indignado. Vou citar um exemplo mais recente: na cadeira de VIVÊNCIAS EM ACADEMIA não tivemos sequer UMA aula sobre musculação.Enquanto isso tivemos duas aulas de pilates, eu daí fui de cobaia num aparelho que parece com a polia alta, só que com mola invés de cabos. Eu falei, "isso é bom, pena que não me ajuda nada em força", e a professora (não a de pilates, a titular da universidade) "claro que a vai aumentar força, só seguir o treino corretamente que você terá resultados". Sendo que para mim a tensão que aquilo exercia não chegava nem a tres barrinhas do aparelho na academia.

A professora tem mestrado em fisiologia, muito inteligente por sinal, mas é dona daquelas academias só para mulheres que só tem aparelhos. Ela defende que tem esporte de rendimento, de lazer/recreação, de promoção à saúde e etc. MAS ISSO DESFIGURA O ESPORTE. Mas para mim musculação é musculação, não existe isso. SE QUISER TER RESULTADOS SÉRIOS TEM QUE SE DEDICAR COMO SE FOSSE PROFISSIONAL. Não estou falando de rotina, mas somente de esforço.Enfim, ainda tem apresentação de trabalhos agora no final do semestre, então vou contar muita besteira de lá pra vocês ainda.

Quando à academia que estou cuidando pela manhã, não vem quase ninguém. Abriu mês passado, como são meus amigos que abriram só tem conhecido lá por enquanto, em torno de 30-40 alunos. Mas fica aberta de segunda à segunda. Não fecha feriados. Os dois donos de lá são uns monstrinhos de 95kg pra + (BF de 20%) e menos de 1,78. São fortes, e treinam bem, mas não tem conhecimento teórico para dar base ao treino deles. Passamos exercícios compostos como base de todo treino, inclusive agachamento, terra, e OhP. Tem uma máquina lá pra fazer voador/polias/extensora, só que quase ninguém usa. Infelizmente eles ainda tem a mentalidade limitada, não entendem de treinamentos FB, e ainda dividem o corpo em partes para treinar, passando alguns exercícios que acho desnecessário. Mesmo assim tá melhor que 90% dos treinos que passam aqui na cidade.

Bom, acho que a parte introdutória é essa. Vou ver se amanhã posto medidas, fotos e gravo meus treinos pra passar aqui. Eu quero ser um grande treinador (pokémon)e conto com a ajuda de vocês pra isso.

A é faço 5x5, mas porque ainda não tenho técnica boa suficiente pra sentir segurança pra mudar de treino. Talvez depois eu passe pra um 5/3/1 ou um madcow, mas isso o tempo decide.

Publicidade

• Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Opa, tô por aqui te acompanhando.

Difícil mesmo ouvir algumas teorias com as quais não concordamos na faculdade... Eu fiz jornalismo e passei por isso também, acho que faz parte de todo meio acadêmico ter polêmicas. Agora, tirando algumas unanimidades raras, quando passamos à prática os resultados variam muito nas pessoas. Pra mim, um profissional fera é aquele que consegue compreender as necessidades do seu aluno, unir isso à disposição dele e fazer um treino que vá fazê-lo conseguir os resultados que ele almeja. Além de tudo, um bom treinador não se preocupa apenas com os resultados, mas também com a qualidade de vida de seu aluno, acompanhando seu psicológico junto com o físico. Isso eu acho um diferencial foda nos instrutores.

Desejo sorte pra vc nessa caminhada, pq determinação pelo jeito vc tem. ;)

Beijos e bons treinos!

Postado (editado)

Adicionado fotos:

snapshot2012111313.jpg

snapshot201211132.jpg

snapshot201211134.jpg

snapshot2012111310.jpg

---------EDIT----------

Hoje após o trampo resolvi comprar as correntes que tanto queria. Comprei 10 kg por 135 reais (caro pra kct). Foram os dez kg mais pesados que já tive que carregar, como minha casa fica a 2km da loja e eu estava a pé, sofri muito pra carregar. Meus adutores vão doer muito até o feriado. Mas agora vou poder aquecer decentemente e melhorar meus dips e chin-ups.

Editado por hylian
Postado

acompanhando aqui... Muito boa essa apresentação que voce fez, bem informativa, legal ver alguem que leva a serio mesmo a musculação e procurar aprender pra passar o conhecimento desse jeito que voce está fazendo, mas infelizmente o que acontece é isso mesmo, a maioria das pessoas estão mais preocupadas em fazer social na academia do que treinar de verdade, é por isso que academia moderninha e tal é o que mais dá lucro hoje em dia...

sobre o treino, voce faz um 5x5 generico ou o strongliftt? e a dieta, segue alguma específica?

abraços

Postado

Faço o 5x5 generico mesmo, acredito que pelo objetivo que ele passa é o mais eficiente.

De dieta, apenas como direito. Tenho meus hábitos (1l de leite por dia, 1 coxa e sobrecoxa de frango ao acordar e antes de dormir, uma xícara de leite com aveia antes de ir para a aula) e procuro equilibrar bem a alimentação. Como não sou eu que faço a comida, não tem como planejar uma dieta regrada. Mas tudo depende do dia, eu acrescento as coisas conforme vejo a necessidade. Mas me alimento umas 5 vezes por dia.

Mas enfim, chutando baixo, 180g de proteina, 400 de carbo e 50 ou 60 de gordura.

Postado

Hoje pela manhã não consegui treinar. Ontem comprei minha sonhada corrente pra fazer dips e chin-ups.

A loja que eu comprei fica a 2km de casa, e me entregaram a corrente numa caixinha pequena, era O CÃO pra carregar. Paguei 135 reais por 10 kg. Bom, eu pensei "10KG de boa pra carregar". Era MUITO desconfortável carregar a caixa, olha que eu fui pro quartel e nem nas marchas com mochila equipada eu sentia tanta dificuldade pra carregar como essa corrente.

Resultado: cheguei em casa morrendo.Estou com uma dor estranha nos adutores e no sartório, talvez por ter apoiado parte do peso na região abdominal, mas mesmo assim ficou me doendo o ombro, o biceps, a lombar, as costas, as pernas. Quando faltava uma quadra pra chegar em casa a caixinha arrebentou e tive que enrolar a corrente no pescoço. Aí que eu vi que tava grande demais, tinha quase 3m de comprimento e era a corrente mais grossa da loja (hj pela noite posto fotos).

Hoje de manha fui na academia, levando a corrente numa mochilinha que eu tinha, e cheguei bem cansado pq são 20 min de caminhada de casa até lá. Fui na balança e vi o motivo: 16 KG!!! Me deram 6 kg a mais, ou seja, 81 REAIS! ÓTIMO, mas quando fui fazer as paralelas pela primeira vez me caguei tudo! O peso fica todo no pescoço é muito ruim de equilibrar, mas depois de algumas tentativas consegui fazer 3x5. Mas como eu estava MUITO CANSADO praticamente sentia no meu corpo como se tivesse 3 dias de treino acumulados, resolvi descansar.

Mas vale a pena. 135 reais por uma corrente que vai me acompanhar pelo resto da vida. Devido aos eventos que passei já dei até um nome pra ela: AGONIA.

Postado

Olha, é tenso mesmo mas colocar na cintura não é fácil não, ela cai o tempo inteiro. Planejo no futuro tentar colocar na panturrilha, enquanto estiver com as pernas flexionadas tipo um L. Só que para isso preciso fortalecer meu posterior da coxa que ainda é bem ruim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...