Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Altura: 1,83

Peso: 94,4 kg

BF: 14,75%

Objetivo do treino: Hipertrofia

Tempo de treino: 1 ano e 2 meses

Treino atual: AB2x (Push/Pull - High/Low Reps) - http://www.hipertrof...l-highlow-reps/

Fala, meu povo!!

Preciso da opinião de vcs! Ontem fiz uma avaliação na academia e deu as seguintes medidas:

Medidas.jpg

edit: A data da primeira coluna da planilha é 16/09/2011

Esse progresso está aceitável? BF aumentou um pouco (14,75%), mas ainda não está me incomodando não. O que acham desse percentual de BF? Dá pra segurar mais um pouco num bulk? Ou será que é hora de fazer um cutting? Na verdade, tava pensando em fazer um cutting lá pra janeiro/fevereiro. Acho que dá pra ganhar um pouco mais de massa.

Como vcs podem verificar, meu lado esquerdo é todo maior que o direito (esquisito, pois eu não sou canhoto!). Isso nunca me atrapalhou não. Só que na avaliação, a instrutora disse que a diferença dos meus braços está perceptível (é maior diferença entre os lados - 1,2cm). Aí ela me deixou grilado.

Olhem aí:

B%25C3%25ADceps.jpg

Está realmente desproporcional? Como corrigir isso no meu treino? No meu treino atual, focado em compostos, não tem nenhum exercício unilateral. O que vcs sugerem?

Não queria tirar a rosca direta em supino fechado. Estava pensando em fazer o testa unilateral com halteres e fazer a puxada supinada unilateral (puxada com argolas). Não sei se só a puxada pode corrigir essa assimetria. Se não, terei que tirar a rosca direta e fazer uma rosca alternada.

Como eu sei que vcs nunca me decepcionam ( :laughingsmiley:) fico aguardando a opinião de vocês!

Há-braços!!

Editado por Higor Teixeira
Postado

Higor sinceramente, sua desproporção é muito pequena e muito pouco perceptível!!

Continue focando no treino, q é muito bom, q com tempo as medidas vão se ajustando!

Seu Bf não esta muito alto (em relação a altura). Continue no bulk e foco nos treinos, cuidado com execução errada! .

Postado

Depois de observar bem a foto notei essa diferença, não é tão perceptível assim. Acho que o ideal seria preferir os exercícios unilaterais primando pela execução correta. Manteria os compostos como estão e os isoladores colocaria exercícios unilaterais. O problema dos unilaterais é que é ruim pra progredir a carga. Difícil falar qual exercício responsável.

Abraços

Postado

Higor,

Atente-se ao fato de que todo sistema de medição, por mais preciso que seja, possuirá um erro de medida inerente.

Quando você fala, por exemplo: tenho braço com medida de 40,0 cm, usando um instrumento de medição cuja menor medida seja de 1 cm (uma fita que esteja marcando de cm em cm, porém sem menores divisões), então esse instrumento de medição está te sujeitando a um erro de medida da ordem de 0,5 cm na leitura do valor. Dessa forma, o ideal é apresentar a medida como sendo uma faixa de valores do tipo 40,0 +-0,5 cm.

E isso refere-se exclusivamente ao erro proporcionado pela precisão do instrumento (daí não posso afirmar se seria de 0,5 ou 0,05 ou 0,1, etc). Porém, existe o erro de medição inerente ao erro do uso do instrumento, que fica difícil quantificar. No caso, erros como os seguintes podem ter ocorrido: tomado as medidas em pontos distintos; leitura imprecisa ou grotesca; erro de uso na medição (por exemplo, você pode pegar a fita métrica e apertar mais ou menos na circunferência do braço, ou de repente o formato do braço impede que a fita esteja completamente aderida na superfície, resultando em alguns pequenos vãos).

Pois bem, some um erro ao outro e ocorre propagação de erros, que por menores que pareçam podem resultar em alguma discrepância no resultado final. Mas veja bem, se por acaso estimássemos que o erro é da ordem de 1 cm, o que não seria nenhum absurdo visto os problemas mencionados, no caso dos braços, você teria 36,50+-1,00 cm e 37,70+-1,00 cm, isto é, na prática as medidas coincidem. Pra um erro menor ainda, de 0,6 cm, as medidas se ajustariam.

Disso tudo, acho que o mais correto é você saber julgar se o processo de medição foi preciso o suficiente pra concluir se há de fato assimetria. E por mais que haja variação, não acho que esta seja significativa olhando a foto.

E quanto ao comentário da instrutora, fica a minha dúvida: ela afirmou que a diferença estava perceptível após medir ou simplesmente ao olhar (para então verificar)?

Postado

Cara, vc tem razão. É preciso levar em conta estes problemas de aferição. Não posso afirmar que esta avaliação que eu fiz tenha o nível de precisão para afirmar que essa assimetria seja significativa.

E quanto ao comentário da instrutora, fica a minha dúvida: ela afirmou que a diferença estava perceptível após medir ou simplesmente ao olhar (para então verificar)?

De fato, ela só percebeu a diferença após tirar as medidas. Portanto, é possível que ela tenha sido "influenciada" pelas medidas observadas.

Obrigado a todos que me ajudaram a desencanar. Como sugeriram, vou continuar progredindo no meu treino e deixar que estas medidas vão se ajustando.

Vamo que vamo!!!

Postado

Também não vi toda essa diferença não. Uma diferença pequena sempre é normal, e de camiseta nem dá pra perceber.

Com o BF batendo quase 15%, eu faria um cutting curto (1-2 meses).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...