Dipunker 136 Postado Novembro 9, 2012 às 15:55 Postado Novembro 9, 2012 às 15:55 A vida de um menino que testemunhou o suicídio da mãe, morou nas ruas e se associou ao tráfico de drogas por 25 anos poderia ter um fim trágico. Porém, a história de Fábio Ventura teve um desfecho diferente. Convidado para trabalhar como faxineiro em uma academia, ele enxergou no jiu-jítsu sua tábua de salvação. A luta deu a ele uma chance de recomeçar e agora Fábio Nativo, como é conhecido, sonha em fazer sucesso no mundo do MMA e conhecer Dana White (assista ao vídeo). - Eu tinha o costume de tirar o plantão, como dizia no tráfico, fazer a segurança do lugar. Hoje, posso dizer que sou um guerreiro, porque poxa, já passei por tantas, é difícil. Estar na minha pele é difícil. Fabio ganhou o apelido de "Nativo", tamanha era a ligação com a comunidade do Chapéu Mangueira, localizada no Leme, Zona Sul do Rio de Janeiro, pacificada há três anos. Hoje, é uma figura carismática e um exemplo de superação para os moradores de lá. Mas, nem sempre foi assim, e as tatuagens que ele carrega na pele ajudam a contar um pouco do sofrimento que passou. Uma cruz à direita serve para espantar os maus espíritos, do outro lado, uma lágrima não o deixa esquecer a morte da mãe. - Através das tatuagens, rasgando a minha pele, eu me sentia em paz. A lágrima é o suicídio da minha mãe. Que ela tacou fogo na nossa frente, a gente viu ela numa bola de fogo. Virei mendigo (...). Meu pai é pobre, enfim, vida de pobre, né? Pobre sofrido. Tatuagens de Nativo representam momentos marcantes de sua vida (Foto: Reprodução SporTV) O início da mudança na vida de Nativo chegou com Marcelo Penca, seu primeiro professor. Ele revela que precisou encarar Nativo armado para convencê-lo a mudar de vida. - Tudo que ele está falando não é mentira não, eu fui dentro do tráfico puxar ele, estava armado, eu disse: "Meu irmão, larga isso aí, não tem nada a ver com a sua vida. Irmão, tua vida vai ser outra!" - recordou Marcelo. Penca foi o primeiro a dar uma oportunidade para Nativo, mas na época, ele ainda enxergava o esporte como uma forma de conseguir emprego de segurança dos chefões do tráfico de drogas e chegou a ganhar muito dinheiro com isso. - Ele é a peça importante dessa história, se não fosse ele, talvez eu estaria até agora lá, armado até os dentes. Pensando em matar alguém - reflete Nativo. Fui ladrão por 25 anos na minha vida. Quando conheci o Gabriel e ele viu que eu tinha o Jamalzinho, comecei a trabalhar. Nativo Ele foi levando sua vida assim, até que sofreu uma lesão no joelho e não conseguiu mais trabalhar. Desesperado, planejou um grande assalto a uma mansão na Urca, mas o surgimento de um outro "anjo" evitou que o roubo acontecesse. No dia anterior ao assalto, Gabriel Ribeiro encontrou Nativo ao lado da mulher, que estava grávida de oito meses, e fez uma proposta que mudou para sempre sua vida. - Ele falou: "Irmão, não tenho dinheiro pra comer, três meses atrasado, não sei o que eu faço." Tirei R$ 50 do bolso, dei pra ele: "Come lá um macarrão", era um domingo, "na segunda você me liga e a gente vê o que faz" - relembrou Gabriel. A proposta era para trabalhar de faxineiro na academia de Gabriel e, além do salário, também incluia um lugar para a família morar. Mas Nativo revela que não se sentiu confortável no início. - Quando cheguei aqui como serviços gerais, eu tinha um pouco de vergonha. (Tinha medo de alguém te reconhecer?) Um pouco. Eu ficava com vergonha porque sou um ex-ladrão, um ex-mendigo. E Nativo logo quis trocar o balde e a vassoura pelos treinos. Em pouco tempo, o faxineiro estava matriculado num curso de boxe. E hoje, as aulas do professor Nativo são as mais concorridas. - A gana que ele tem, a vontade que ele tem de dar aula, isso vai contagiando qualquer aluno - afirma Diego Basílio, um dos pupilos de Nativo. Entre um Jab e um Direto, frases de efeito ajudam a motivar a turma. "Força de Vontade, como dizia meu avô cubano, gana, gana!" "Vamos lapidar esse diamante, o 190 sempre dá ocupado!" "Olha a gravação, filho, vamos sair bonito!" "Na ponta dos pés, vai desenvolvendo, soltando, os guerreiros bravos!" Agora, o próximo passo da vida de Nativo é virar lutador profissional de MMA e a primeira vitória, na categoria amadora, aconteceu no fim de outubro. História de Nativo incentiva seus alunos durante os treinos (Foto: Reprodução SporTV) - Pela minha história, pela vida que eu levo, já sou um lutador. Mas, dentro do profissionalismo, do MMA, meu sonho é conhecer o Dana White. E, pela evolução de Nativo, ninguém duvida que ele irá conseguir realizar esse sonho. - Venceu a rua, venceu o roubo, venceu as drogas, imagina o que ele não consegue vencer em cima do ringue? O ringue pra ele é um mínino detalhe - afirma Gabriel. Marcelo também está na torcida por Nativo. - Ele tem que abraçar isso agora, igual o mestre fala, o trem vai abrir a porta, se não entrar agora, vai ficar irmão. E só Deus sabe quando vai passar outro trem - diz Marcelo. O cinturão de campeão do MMA ainda não chegou, mas é um objeto desejado. Porém, hoje, o maior prêmio do lutador é seu filho Jamal, e é por ele que Fábio Nativo promete seguir em frente. - Às vezes, até pra chorar é ruim, mas, quando penso no Jamal, meu coração amolece. Ele desceu do céu e me fez trabalhar. Coisas que achei que nunca ía fazer, fui ladrão por 25 anos na minha vida. Quando conheci o Gabriel e ele viu que eu tinha o Jamalzinho, comecei a trabalhar. Esse é o primeiro trabalho da minha vida. AlefNunes reagiu a isso 1
felipemd17 4 Postado Novembro 9, 2012 às 16:41 Postado Novembro 9, 2012 às 16:41 Deu a volta por cima e espero que assim continue, sorte pra ele!!!
AlefNunes 47 Postado Novembro 9, 2012 às 16:46 Postado Novembro 9, 2012 às 16:46 Muito legal histórias assim , eu diria que um cara que já esta a 25 anos no crime não teria volta , mas tai pra provar o contrario , muito bom !
ResilientRise 107 Postado Novembro 9, 2012 às 17:32 Postado Novembro 9, 2012 às 17:32 (editado) Torcer a favor nao vou conseguir nao. Ele nunca em 25 anos vai conseguir concertar a vida daqueles que prejudicou e nao pagou nada pelos crimes que cometeu... Editado Novembro 9, 2012 às 17:32 por FastApologies
oaharba 63 Postado Novembro 9, 2012 às 19:46 Postado Novembro 9, 2012 às 19:46 Torcer a favor nao vou conseguir nao. Ele nunca em 25 anos vai conseguir concertar a vida daqueles que prejudicou e nao pagou nada pelos crimes que cometeu... Não vamos julgar, afinal o que é melhor 25 anos fazendo vários sofrer ou uma vida inteira?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora