Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Belfort: "fui O 1º A Levar 1 Dvd Do Anderson Pro Ufc"

Posts Recomendados

Postado (editado)

Sem Vitor Belfort, o UFC estaria andando a passos de tartaruga no Brasil. Por mais que o nome mais aclamado do momento e da posteridade seja o de Anderson Silva, o MMA deve muito a Belfort. Seria certo falar que até Anderson está em dívida com ele. Um tempo atrás Belfort brincou dizendo que devia cobrar uma grana de Anderson por tê-lo tornado, enfim, famoso por aqui depois de se enfrentarem quase dois anos atrás. Antes era mais fácil um turista americano reconhecer Anderson em alguma esquina do Rio de Janeiro do que um brasileiro saber quem ele era. “O empresário do Anderson uma vez me falou que eu alavanquei a carreira dele quando nós lutamos”, diz Belfort a esta coluna enquanto, apressado, empacota os últimos pertences dele e de sua mulher Joana Prado. O casal mais famoso do MMA brasileiro está de mudança para Boca Raton, na Flórida. “Quero estar mais perto do Brasil, sete horas de vôo e estou no Rio”, explica o lutador que vive em Las Vegas, mas que está montando uma academia na Barra da Tijuca. “Virei pelo menos uma vez por mês ao Brasil para auxiliar na academia que inaugura em janeiro”.

Verdade seja dita, até fevereiro de 2011, ou seja, até um dia desses, o MMA não tinha espaço algum na grande mídia. O divisor de águas foi justamente o duelo entre Belfort e Anderson. Chamado exageradamente de combate do século, o confronto foi largamente noticiado nos grandes portais e nos jornais impressos. Para ser ter uma idéia do sucesso de audiência, no site de O Globo o número de leitores que leram notícias sobre a luta chegou perto dos números alcançados pela seleção brasileira de futebol no Copa do Mundo de 2010. Foram mais de 500 mil IPS, os chamados acessos únicos. É muita coisa para um esporte até então renegado pela mídia tradicional.

Apesar de ter sido derrotado de maneira embaraçosa, Belfort não guarda rancor de Anderson e até relembra o dia em que tentou ajudá-lo: “Eu fui o primeiro cara a levar um DVD com lutas do Anderson para o Joe Silva (diretor do UFC), mas o Joe viu e falou que ele precisava ainda de algumas vitórias, isso foi em 2004”. “Para mim é muito bacana ver o sucesso dele”, garante.

Belfort lembra com certa mágoa da época em que batia de porta em porta nas emissoras de TV para ver quem exibiria uma luta de MMA. “Era um não atrás do outro”, se recorda. Na única vez que ouviu um sim, do SBT, viu a luta, mesmo exibida em reprise, alcançar os dois dígitos de audiência. Uma marca comemorada até hoje, mas que não abriu de vez as portas das grandes emissoras.

O UFC reconhece a popularidade e a importância de Belfort. Sempre que precisa, a turma liderada por Dana White o escala para salvar os eventos daqui. Segundo Belfort, o próximo UFC no Brasil tem tudo para ser mesmo em São Paulo. Porto Alegre e Fortaleza também estão na briga. Será em 19 de janeiro. Michael Bisping foi escalado para derrotar o carioca. O inglês sonha em desafiar o campeão da categoria, o temido Anderson Silva. Mas Belfort também sonha alto. “Uma revanche entre eu e o Anderson não ia só marcar a história do MMA, ia marcar o bolso, tanto meu quanto o dele. Ia encher também o bolso do UFC e ia fazer a felicidade de muitos fãs”, pensa Belfort.

O legado de Belfort como um dos pioneiros mais importantes para a popularização do MMA no Brasil está ai. Ele sabe que a aposentadoria se aproxima, mas ainda tem uma missão antes de pedir o boné. “Eu quero finalizar minha carreira travando grandes lutas, quero lutar com quem está no alto”, avisa. “Jon Jones (campeão meio-pesado) e Anderson são possibilidades, mas só gosto de me focar no que é real. Tenho que ganhar do Bisping. Se eu não ganhar do Bisping eu vou para o banco, vou para o banco (risos). Eu não quero ir para o banco, não. Quero ser titular, quero jogar o jogo. Tem gente que quer ficar no banco. Tem gente que entra no exército para ganhar dinheiro, tem gente que entra no exército para ir para a guerra”, arremata Belfort, maior, e talvez única, grande estrela do próximo UFC no Brasil. Belfort derrotará Bisping e a luta, como todas em que é protagonista, tem tudo para garantir uma boa audiência ao UFC. A conferir!

http://oglobo.globo....tria-473841.asp

Editado por Wallking

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...