Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mestre Na Luta Em Pé, Andy Souwer Revê Aldo E Se Anima A Lutar Mma

Posts Recomendados

Postado

A Holanda é conhecida por ser uma fábrica de campeões na luta em pé, tanto é que a maior parte dos vencedores do K1 vem de lá. Um dos grandes nomes é Andy Souwer, que serve de inspiração para muitos lutadores de muay thai e até para um campeão do UFC. Em passagem pelo Rio de Janeiro, onde ministrou um seminário em outubro passado, o holandês aproveitou para reencontrarJosé Aldo, detentor do cinturão dos penas do Ultimate e um de seus alunos mais eficientes, segundo o próprio “professor”. O reencontro, inclusive, reacendeu um antigo desejo: o de se aventurar nas artes marciais mistas, com ênfase na luta no chão.

- Para ser sincero, teve uma vez, quando José Aldo estava na Holanda, que eu cogitei lutar MMA. Depois disso, paramos de falar, mas agora, estou aqui de novo... e é um prazer. É bom ver os brasileiros trabalhando bem no chão. Então, estou motivado de novo, mas eu só odeio ter que voltar ao jardim de infância, porque eu preciso aprender tudo. É um problema para mim, mas tento focar e me motivar para aprender – disse Souwer ao “Sensei SporTV”.

O primeiro contato entre Aldo e Souwer ocorreu na preparação do brasileiro para enfrentar o canadense Mark Hominick, em sua estreia pelo UFC. Até então, Aldo era detentor do cinturão dos penas do WEC e buscava unificar o título no Ultimate. As aulas ocorreram na Holanda e provaram ter contribuído para a postura do manauara no combate, que ocorreu em abril de 2011, apesar da luta ter se desenvolvido basicamente no chão.

- Ele treinou e nós vimos que Aldo tentou usar isso. Foi quase perfeito, exceto por uma coisa: eles não lutaram em pé. Esse era o segredo para vencer a luta, mas, no fim das contas, meu treinador também disse: esse cara é tão talentoso que aprendeu tão rápido. Em poucas semanas conosco, aprendeu quase com perfeição. Alguns caras precisam de anos e ele aprendeu em tão pouco tempo e também usou na luta. Acho que é por isso que é um campeão. Esse tipo de coisa só pode ser feita por campeões – afirmou.

andy_souwer.jpgMestre na luta em pé, Andy Souwer elogiou José Aldo em passagem pelo Brasil (Foto: Reprodução SporTV)

Souwer começou a lutar muay thai aos sete anos. Aos dezesseis, fez a estreia como profissional. De lá para cá, são mais de 150 lutas, das quais perdeu apenas 12.

- Acho que eu odeio perder. Eu só quero vencer minhas lutas. Esse sentimento é muito forte. É claro que todos têm isso, mas eu quero um pouco mais – disse.

Aulas no Brasil

Souwer venceu duas vezes o K-1, a mais impotante competição de luta em pé do mundo, envolvendo muay thai, kickboxing e outros estilos de trocação. No Brasil, onde costuma ministrar seminários e dar aulas, ele aproveitou para ensinar o estilo que o consagrou e acabou se surpreendendo com o que viu.

- Eu disse para os caras e as garotas no seminário. Acho que o nível é melhor do que eu esperava quando cheguei aqui. Pensei que teria de ensinar muito, mas eles já estão num nível bem alto. Eles chamam de muay thai, mas acho que é mais um estilo holandês, europeu, então, chamam de muay thai, mas podemos chamar de nomes melhores... é só o estilo brasileiro. Os brasileiros lutam mais parecidos com o estilo holandês que o muay thai da Tailândia – explicou.

O holandês reconhece que nunca havia ouvido falar de Aldo antes de conhecê-lo pessoalmente. Apesar disso, admite ter percebido suas habilidades de combate logo no começo. Para auxiliá-lo, Souwer foi obrigado a adaptar sua técnica ao MMA.saiba mais

- Acho que no muay thai usado no K-1, você não precisa prestar atenção nas quedas. Então, tem que agachar mais no MMA, dobrar mais o joelho e ficar mais focado no fato de que você pode ser agarrado ou ser derrubado. Então, no K-1, não tem que se preocupar com isso. Você pode perseguir, se quiser. Isso não é um problema. No MMA é diferente... então, acho que é mais difícil - reconheceu.

Aldo, por sua vez, não esconde os benefícios que o contato com Souwer lhe trouxe.

- Teve várias técnicas que eu aprendi com ele e pude executar na luta. Ele tava falando como entrar com o direto na hora da caminhada dele. E a passada também. Tudo é movimento que eles treinam. A posição do Mark que ele fazia, então eu lembrava do treino e tinha que cortar a perna dele, chutar. Principalmente o Andy falava toda hora: ele gosta de lutar pulando. Então, quando ele pula, quando ele aterrissar, você bate que não tem como ele bloquear você.

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...