Dipunker 136 Postado Outubro 26, 2012 às 15:14 Postado Outubro 26, 2012 às 15:14 O Jungle Fight e a Cufa (Central Única das Favelas) acertaram uma parceria que promete agitar as comunidades do Rio de Janeiro. A partir de dezembro, haverá diversas seletivas nas favelas cariocas para definir campeões nas oito categorias existentes no MMA. E esses campeões ganharão o direito de competir no Jungle, o maior evento de artes marciais da América Latina. - O Jungle Cufa é um projeto não de levar a favela até o MMA, mas de levar o MMA até a favela. É a versão do Jungle só para o pessoal das comunidades. Junta a estrutura do Jungle com a estrutura da Cufa. A gente fechou essa parceria que vai ser um campeonato como a "Taça das Favelas" (de futebol), para descobrir talentos e dar oportunidade e entretenimento para as pessoas das favelas. É uma espécie de seletiva, que começa em dezembro e vai correr 2013. Vamos fazer torneios em todas as categorias, e os campeões vão automaticamente para o Jungle Fight - afirmou o secretário geral da Cufa, Celso Athayde, ao SPORTV.COM. Celso Athayde, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Wallid Ismail (Foto: Reprodução / Facebook) O presidente do Jungle, o ex-lutador Wallid Ismail, acredita que essa é a oportunidade de ouro para o MMA se estabelecer de vez como um esporte de massa no Brasil: - A hora de massificar o esporte é essa. É um momento histórico para o país em matéria de MMA. É a força da Cufa nas favelas dos 27 estados do país. Sem dúvida não há coisa melhor para a inclusão social do que o esporte. E o MMA hoje é um esporte de massa no país. Com esse trabaho vai massificar muito mais, gerando emprego. Mesmo se o atleta não conseguir ser campeão, ele vai disseminar as artes marciais para outros garotos. E esses outros garotos, se não conseguirem, vão disseminar também. Vai ser uma bola de neve.saiba mais Para evitar ser acusado de plágio, lutador do Jungle muda 'sobrenome' Abedi do Jungle conta que deixou a Vila Cruzeiro para ter foco nos treinos A parceria entre Athayde e Wallid não começou agora. Entre o fim do ano passado e o início deste ano, o Jungle Fight realizou três eventos em comunidades - Cidade de Deus, Mangueira e Rocinha - e abriu espaço para que alguns atletas desses lugares pudessem lutar. Dois deles são Sidney Abedi e Ralph Loren, que se enfrentam neste sábado no Jungle Fight 44, mais um evento que mostra o sucesso da relação. O duelo terá transmissão ao vivo do SPORTV.COM, a partir das 20h45m. E Celso aposta na vitória do primeiro: - Tenho visto os dois. Luta é uma incógnita, mas acho que o Abedi é um jovem muito promissor. Acho que ele vai dar muito trabalho. Se você me obrigar a te dizer quem tem mais chances de ser o vencedor, diria que o é Abedi. O dirigente da Cufa se mostrou ciente em relação à rivalidade particular dessa luta, que envolve um morador da Rocinha (Lauren) e alguém que morou por muitos anos na Vila Cruzeiro (Abedi), mas acredita que não haverá qualquer problema: Sidney Abedi (À esquerda) lutou no Jungle Fight 34, na Mangueira (Foto: Divulgação / Jungle Fight) - É ruim falar que existe rivalidade, mas não é verdade falar que não existe. A gente nasce ouvindo isso, disputando palmo a palmo esse território. Mesmo que a gente não faça parte dessa disputa de maneira agressiva, a gente vive nesse meio e sabe que existe. E tem a rivalidade de eles quererem ganhar. O esporte tem esse papel de fazer com que essa rivalidade seja sadia, e não monstruosa. Infelizmente esse tipo de tensão ainda perdura. Concorra a cinco kits, com bonés, camisas e ingressos do Jungle Fight E Athayde, por sinal, não é um fã de MMA de longa data. Muito pelo contrário. Ele contou que superou o preconceito a partir de um incentivo do filho, um fã assíduo das lutas: - Sempre tive uma resistência muito grande em relação ao MMA, não só eu como uma grande parcela da população. Minha referência era o vale-tudo. E esse preconceito foi baixando à medida que fui conhecendo um pouco mais. Uma vez o meu filho Thales, para me convencer, falou: "Pai, quem é seu ídolo no esporte?". Falei que um deles era o Muhammad Ali. E ele: "Pô, boxe? Boxe é porrada na cara o tempo todo também, pai. Se você gosta de boxe, então não pode ter preconceito contra o MMA". Foi ele quem abriu meus olhos, aí vi que estava sendo impulsionado pelo fato de o MMA não ter tanta exposição de mídia naquela época. Mangueira teve, além de Geisa Vitorino, garotas da comunidade como ring girls (Foto: Divulgação / J. Fight) O Jungle Fight 44 será realizado no Ginásio Poliesportivo da AABB da Lagoa, no Rio de Janeiro, e terá como duelos principais da noite as semifinais entre Ildemar Marajó e Ederson Lion, pelo cinturão dos médios, entre Alexandre Capitão e Fabiano Soldado, pelo título dos penas, e entre Dimitri Zembrovisk e Agustin Acuña, pelo cinturão dos leves. E o card sofreu uma baixa de última hora: lesionado, Junior Alpha deu lugar a Adilson "Jack Godzilla" Ribeiro. CARD DO JUNGLE FIGHT 44: Ildemar Marajó x Ederson Lion Alexandre Capitão x Fabiano Soldado Dimitri Zembrovisk x Agustin Acuña Jonas Bilharinho x Junior Pará Salomão Ribeiro x Mariano Ricardo Hinojal Warley Alves x Adilson Jack Godzilla Sidney Abedi x Ralph Loren
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora