Este é um post popular. Eduardo87 Postado Outubro 26, 2012 às 12:47 Este é um post popular. Postado Outubro 26, 2012 às 12:47 (editado) Genéticas, dieta e homeostase Já estou cansado de entrar no fórum e ver tópicos como: - Avaliem treino/dieta para ectomorfo/meso/endo; - Por que não consigo aumentar meu peso; - O que estou errando na dieta; E por aí vai... Eu não sou nenhum dono da verdade, muito longe disso, mas essa “história” de endo/meso/ectomorfo e diferentes tipos genéticos está muito banalizado. Vamos por partes: I - Genéticas e produção de hormônios Cada genética vai influenciar de diferentes maneiras nos ganhos. Enquanto uma certa pessoa ganhará peso sem ganhar nada, ou quase nada, de gordura, outra pessoa que ter o mesmo ganho de peso, vai ganhar muito mais gordura do que músculos. Além da genética, o que influencia muito nisso é a produção de hormônios. Testosterona geralmente é o que mais influencia nisso, mas existem vários outros fatores, como por exemplo: - Produção de hormônio T3 (tri-iodotironina) e hormônio T4 (tiroxina). Produção da tireoide e da hipófise. Diferenças de metabolismo. - Produção de insulina e glucagon. - Liberação de cortisol (estresse). - Produção de dopamina, adrenalina, etc. (Vida social e profissional da pessoa). II - Dieta e Homeostase Vou citar um exemplo com 3 genéticas diferentes: Pessoa 1. Tendência à ser magro, dificuldade para comer. Estrutura óssea: ectomorfo. Peso: 70kg. Pessoa 2. Tendência à ter músculos razoáveis sem treinar. Estrutura óssea: mesomorfo. Peso: 70 kg Pessoa 3. Tendência à ser gordo ou já foi gordo, BF alto. Estrutura óssea: endomorfo. Peso: 70kg Como eles tem o mesmo peso, eles tem que comer o mesmo tanto de calorias né? É só calcular a taxa metabólica basal...deu quanto? 2.500 kcal? Então coloca ali 500 kcal à mais e pronto! NÃO FAÇA ISSO!!! TMB é bom, mas só quando você é iniciante em dietas e não sabe por onde começar. Seu gasto calórico estará sempre em mudança, em constante mudança todos os dias e as semanas. A não ser que você deixe o corpo entrar em estado de homeostase. Nunca siga a mesma dieta por mais de 1 mês, a não ser que essa dieta esteja te dando muita diferença no peso. Vamos supor que as 3 pessoas estão fazendo uma dieta com 3000 kcal por dia. Pessoa 1 perdeu 500 g na semana, Pessoa 2 ganhou 500 g, Pessoa 3 ganhou 1 kg. 1: vai dizer que sua genética é ruim, que ele sempre vai ser magro. Mas ele não se alimenta como precisa. Seu gasto calórico é maior, ele precisa comer muito mais. Ele acha que come bastante, mas ele não come quase nada perto do que ele precisa realmente. 2: teve a sorte de ter um ganho bom, porque conseguiu adaptar uma dieta que funciona para o seu corpo. 3: vai dizer que é gordo e sempre será, e que está comendo pouco, sendo que ele está comendo muito. Ele ganhou 1 kg muito rápido, ele precisa baixar as calorias. Depois de 15 a 30 dias, os 3 vão dizer que a mudança no peso e nos resultados estagnaram completamente. Eles chegaram à homeostase. O corpo se adaptou, ele fez com que o gasto calórico ficasse igual à quantidade energética ingerida. Ele aumentou/diminuiu o metabolismo até que chegasse nisso. A produção de hormônios foi alterada! Conclusão Visualize como o seu corpo funciona. Perceba a cada mês como você reage às coisas que está fazendo para ganhar resultados. Sempre esteja de olho no seu peso. Não fique neurótico com isso, mas você precisa saber se a sua dieta está aumentando ou diminuindo seu peso, para ter a base e efetuar alterações quando necessário. Por: Eduardo Oliveira Editado Dezembro 17, 2013 às 14:18 por Eduardo87 MateusPacheco, bagaceirababy, Projeto Arnold e 3 outros reagiu a isso 6
Krob Postado Outubro 26, 2012 às 13:34 Postado Outubro 26, 2012 às 13:34 gostei, fico legal o texto. sou ectomorfo e acho *opinião particular* que ainda ficamos na desvantagem em relação a tamanho, se dedicando/planejando fazendo tudo certinho você consegue crescer como qualquer outro, porém alem de ser dificil por uma questão natural de falta de apetite, dificuldade em comer grandes quantidades de comida, tem outros problemas, vou me usar de exemplo, no começo pesava 47kg aos 15 anos, hoje em dia aos 21 estou com quase 85, a quantidade de estria que veio com isso chega a ser ridiculo, da até um desânimo de continuar crescendo. sem falar que acho que só eu sei a dificuldade que tive pra chegar onde to hoje e manter isso é muito mais dificil, é uma luta contra uma coisa natural, meu corpo que ser magro, minha mente quer outra coisa, é desgastante isso. não sei até que ponto vale a pena isso. mas muito bom o texto, legal mesmo, parabens
ram.big Postado Outubro 26, 2012 às 13:44 Postado Outubro 26, 2012 às 13:44 Gostei muito do texto! Basicamente é isso! Deixar de chorar e entender o processo, antes de No pain No gain você precisa entender que No brain No gain também...rs Gostei bastante, vlw!!
JaoMon Postado Outubro 26, 2012 às 13:51 Postado Outubro 26, 2012 às 13:51 gostei, fico legal o texto. sou ectomorfo e acho *opinião particular* que ainda ficamos na desvantagem em relação a tamanho, se dedicando/planejando fazendo tudo certinho você consegue crescer como qualquer outro, porém alem de ser dificil por uma questão natural de falta de apetite, dificuldade em comer grandes quantidades de comida, tem outros problemas, vou me usar de exemplo, no começo pesava 47kg aos 15 anos, hoje em dia aos 21 estou com quase 85, a quantidade de estria que veio com isso chega a ser ridiculo, da até um desânimo de continuar crescendo. sem falar que acho que só eu sei a dificuldade que tive pra chegar onde to hoje e manter isso é muito mais dificil, é uma luta contra uma coisa natural, meu corpo que ser magro, minha mente quer outra coisa, é desgastante isso. não sei até que ponto vale a pena isso. mas muito bom o texto, legal mesmo, parabens sou ecto tbm, não tenho muitas estrias, mas tbm tenho esse sentimento de ter mais trabalho que os outros, mas é aquilo neh, "Ninguém disse que seria fácil, só disseram que valeria a pena”, e pra mim vale muito !!!
Eduardo87 Postado Outubro 26, 2012 às 15:19 Autor Postado Outubro 26, 2012 às 15:19 (editado) Muito obrigado! Concordo com o que você falou, e deve ser bem desgastante mesmo pra você, sempre vai ter que se alimentar em grandes quantidades. Já eu que sou endo, consigo crescer comendo razoavelmente. Isso mesmo hahaha valeu cara! Editado Outubro 26, 2012 às 15:19 por Eduardo87
Arthur C Postado Outubro 26, 2012 às 15:35 Postado Outubro 26, 2012 às 15:35 (editado) gostei, fico legal o texto. sou ectomorfo e acho *opinião particular* que ainda ficamos na desvantagem em relação a tamanho, se dedicando/planejando fazendo tudo certinho você consegue crescer como qualquer outro, porém alem de ser dificil por uma questão natural de falta de apetite, dificuldade em comer grandes quantidades de comida, tem outros problemas, vou me usar de exemplo, no começo pesava 47kg aos 15 anos, hoje em dia aos 21 estou com quase 85, a quantidade de estria que veio com isso chega a ser ridiculo, da até um desânimo de continuar crescendo. sem falar que acho que só eu sei a dificuldade que tive pra chegar onde to hoje e manter isso é muito mais dificil, é uma luta contra uma coisa natural, meu corpo que ser magro, minha mente quer outra coisa, é desgastante isso. não sei até que ponto vale a pena isso. mas muito bom o texto, legal mesmo, parabens Nem fala cara... tenho estria na " asa " e no biceps (só o esquerdo) (mas ambos tem o mesmo tamanho) e to bolado!!! se aparecer mais eu piroo! ahahaha e meu esquema de ganho foi parecido com o seu... só que eu sou baixo ... entao peso bem menos primeira vez que treinei na vida... tinha 40 e poucos kg! ai alcancei 50 e dps tive que parar... hj to com 71, rumo a 80 hahaha (tenho 1.65) quanto ao texto, otimo!! é bom ter conteudo desse tipo, de uma forma simples de entender... tem muita gente que pesquisa e fica perdido igual filho de pu** em dia dos pais... hahaha Editado Outubro 26, 2012 às 15:36 por Arthur Cappelle
Eduardo87 Postado Outubro 26, 2012 às 15:42 Autor Postado Outubro 26, 2012 às 15:42 Valeu brother, tentei deixar simples o texto mesmo. Se quem tá começando agora não quer ler artigos e tudo mais, pelo menos entendam que tem que comer né
Arthur C Postado Outubro 26, 2012 às 15:47 Postado Outubro 26, 2012 às 15:47 Exatamente... hahaha de todas as dificuldades em " evolução " que vejo pelo forum, as piores sao de nutrição... poucas pessoas que iniciam na academia, dao o valor certo a sua alimentaçao!! tomara que eles entendam agora! hahahaha
atomicBRblaster Postado Outubro 29, 2012 às 19:26 Postado Outubro 29, 2012 às 19:26 Belo texto pra ilustrar uma situação que é bastante comum e embora não tenha precisão científica, é bastante lógico e suscinto na colocação das palavras. Sou endoformo e como todo iniciante, encontrando dificuldade em ajustar uma dieta para me aproximar dos meus objetivos...Além do mais, não tenho só 70kg...rsrsrs... Bom texto. Certamente contribui como bom conteúdo para o forum. Parabéns! =D
Eduardo87 Postado Outubro 30, 2012 às 16:46 Autor Postado Outubro 30, 2012 às 16:46 Não tem nenhuma precisão científica mesmo como você disse, e nem tenho estudos pra dizer que isso é certo, mas tentei expressar o que aprendi sobre isso até agora pra, talvez, tentar diminuir um pouco essa história de "culpar" o biotipo por não ter resultados. Valeu pelo elogio cara, que bom que mais uma pessoa curtiu o texto Abraço!
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora