hellgod 1595 Postado Dezembro 30, 2014 às 22:56 Autor Compartilhar Postado Dezembro 30, 2014 às 22:56 Marcelo WD vai topar hein...hahahahha Vi um video dele fazendo 35 reps no supino com meros 100kg. E ai, mais alguem? Eu to fora, hi reps pra mim nem falar... EDIT: Foram 30 reps Marcelo é foda, já supinou mais de 200kg RAW. Acho que eu num dia muito bom consigo talvez 25 reps, esses dias fiz 22 mas depois de agachar 20x130kg e durante essa série de supino bati a barra no suporte 3 vezes, gastei muita energia pra reequilibrar ela. O peso que eles agacharam correspondeu ao bodyweight de cada um deles. Achei esse comentário nos comentários do video do youtube, olha só que interessante: "Smaller guys will still lift more relative to body weight. This is why insects and ants can lift many times their body weight. It has to do with volume vs. cross section of muscles. When a person doubles in all dimensions (length, width, height), his body weight is 2x2x2 = 8x larger. However his cross sectional muscles will only increase by 2x2 = 4x more. This is why elephants can't jump and fleas can scale sizes of football fields relative to their size." "Pessoas pequenas ainda irão erguer mais peso em relação ao seu peso corporal. Isso é o porque de insetos e formigas erguerem tantas e tantas vezes o seu peso corporal. Isso tem a ver com a relação entre volume (imagino que seja volume muscular) versus secreção transversa da fibra muscular. Quando uma pessoa dobra em todas as dimensões (comprimento, profundidade e altura), o aumento do seu corpo é 2x2x2 = 8x maior. Entretanto, a sua secção transversa da fibra muscular aumenta somente 2x2 =4x mais. Esse é o porque elefantes não conseguem pular e pulgas conseguem escalar campos de futebol relativos ao seu tamanho". Achei muito interessante essa afirmação quando ele comenta que se dobramos a dimensão corporal em todos os sentidos, iremos ficarmos 8x maior (2 elevado ao cubo). Não sou engenheiro, mas isso faz muito sentido pensando na geometria espacial. Outro ponto interessante do video é comparar o volume dos lifts que 3 primeiros atletas (nem vou considerar o bodybuilder: -powerlifter 97kg x 70 reps: 6790kg -strongman 120kg x 60reps: 7200kg -olympic weightlifter 70kg x 70reps: 4900kg O strongman, por peso movido (volume total), teria ganho a competição. De fato, faltou ao strongman capacidade cardiovascular. Eu diria também que se ele não estivesse tão barrigudo, talvez tivesse ganho, pois teria que mover menos peso morto. Tá perfeito, é isso aí mesmo. Aí que entra a fórmula Wilks. O ideal seria pegar a mesma Wilks para os caras, por exemplo: Strongman de 120kg = 120kg de carga = 69 Wilks Powerlifter de 97kg = a carga para os mesmos 69 Wilks seria 112kg Weightlifter de 70kg = a carga para os mesmos 69 Wilks seria 92kg Aposto que os resultados seriam diferentes. Lembrando que Wilks serve para carga máxima, não sei se para repetições máximas não precisariam de adequações na fórmula em virtude do processo fisiológico ser diferente. proxy reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
proxy 1168 Postado Dezembro 31, 2014 às 00:59 Compartilhar Postado Dezembro 31, 2014 às 00:59 Marcelo é foda, já supinou mais de 200kg RAW. Acho que eu num dia muito bom consigo talvez 25 reps, esses dias fiz 22 mas depois de agachar 20x130kg e durante essa série de supino bati a barra no suporte 3 vezes, gastei muita energia pra reequilibrar ela. Tá perfeito, é isso aí mesmo. Aí que entra a fórmula Wilks. O ideal seria pegar a mesma Wilks para os caras, por exemplo: Strongman de 120kg = 120kg de carga = 69 Wilks Powerlifter de 97kg = a carga para os mesmos 69 Wilks seria 112kg Weightlifter de 70kg = a carga para os mesmos 69 Wilks seria 92kg Aposto que os resultados seriam diferentes. Lembrando que Wilks serve para carga máxima, não sei se para repetições máximas não precisariam de adequações na fórmula em virtude do processo fisiológico ser diferente. Exato, o wilks chega para estabelecer parâmetros. É simplesmente impossível comparar um atleta de 60-70kg com um atleta de 105kg, uma vez que não só o peso, mas também a altura serão diferentes. Não tem como comparar o Candito com o Klokov, por exemplo. Se você pegar o Mike Tuchscherer, pesando 122kg, tem um total de 917kg. Já o Brett Gibbs tem um total de 770kg, pesando 83kg. Quem é mais forte? Impossivel determinar olhando somente para as cargas. Calculando os Wilks, Mike tem um 520 pontos e Brett Gibbs tem 512 pontos. Assim, Mike é mais forte. Se pegar o Fedosienko, ele tem um total de 661kg @ 58kg. Isso compreende um Wilks de 581 pontos. Menor carga do que o Mike Tuchscherer e Brett Gibbs, no entanto melhor lifter, pound per pound. Fabininja e philip_np reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hellgod 1595 Postado Dezembro 31, 2014 às 13:18 Autor Compartilhar Postado Dezembro 31, 2014 às 13:18 Supino de ontem 5x140kg pausados - PR de 6 kg para 5 reps 2x150kg pausados + 1 rep touch and go - PR de 4kg para 3 reps e PR de 1 rep para 150kg Depois meu amigo fazendo 5x120kg com 17 anos e 90kg. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vecchio 4821 Postado Dezembro 31, 2014 às 19:23 Compartilhar Postado Dezembro 31, 2014 às 19:23 Acredito que seu tópico tenha servido de marco regulatório entre a lenda (a utopia, o desejo) e o mundo real e com isso inspirado muitos a criarem seus diários nesse formato sólido, real, através das imagens, que falam e provam o que for necessário. Feliz 2015, pra você, criatura alienígena. proxy e hellgod reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hellgod 1595 Postado Janeiro 2, 2015 às 21:46 Autor Compartilhar Postado Janeiro 2, 2015 às 21:46 Acredito que seu tópico tenha servido de marco regulatório entre a lenda (a utopia, o desejo) e o mundo real e com isso inspirado muitos a criarem seus diários nesse formato sólido, real, através das imagens, que falam e provam o que for necessário. Feliz 2015, pra você, criatura alienígena. Obrigado Jaraqui, um feliz 2015 pra ti também. Sobre criatura alienígena, só se for na feiura. Um relato do que aconteceu comigo no agachamento. Encerrei minha programação de 5 semanas dia 01/12. Foi o último treino pesado antes de tirar as RMs, onde fiz worksets de 3x3x167,5kg (90% RM) e mais 9 séries com carga menor. Na semana seguinte, fiz um deload com cargas máximas de 115kg para 5 repetições. O dia de tirar RMs foi 15/12. Como sou um cara ansioso e me cobro muito, coloquei na cabeça que teria que bater meu total antigo por uns 15-20kg, e isso me deixou pressionado e nervoso (primeiro erro). Depois de aquecer, abri com 175kg. Dia quente, academia lotada, música ruim tocando, enfim, clima longe do ideal. Pra completar, quando me preparava psicologicamente para descer, um cara se enfia embaixo das anilhas da minha barra, sendo que eu já estava com ela nas costas e na posição acertada, para pegar anilhas em um anilheiro que fica próximo. Aquilo em desconcentrou muito, além da raiva que gerou, que os 175kg pareceram muito pesados. Aí descambou, psicológico afetou mais ainda. Tentei 185kg mas faltou altura e foi no limite, com muito grind e lento, e sabia que dali não saia mais nada. Resultado que não bati minha RM que era de 186kg e ainda perdi total motivação pros outros lifts (empaquei com 162kg no supino no meio do movimento e abri a pegada com 210kg no sumô no final do lock out, com mais alguns erros que conto outra hora). Enfim, foi bem ruim. Uns dias depois (19/12), depois de olhar meus vídeos e matutar muito toquei o foda-se e tentei de novo. Aqueci e estava indo bem, então coloquei 180kg e tentei agachar para ver quantas sairiam, na esperança de conseguir pelo menos duas reps. Falhei na primeira, depois de muito grind e tremedeira na metade da subida. Aí resolvi relaxar e tentar RM só pra daqui um ano. Pensei comigo mesmo "só tiro RM de novo quando estiver fazendo 3 repetições bem feitas com esses 180kg". Fiquei puto da cara porque tinha feito 20x130kg uns dias antes e não consegui fazer 180kg. Enfim, sem estratégia programada resolvi treinar no instinto até virar o ano. Aí li o artigo do Sheiko que mencionei esses dias e comecei a olhar vídeos de atletas dele e outros da IPF que agacham low bar (muitos agacham híbrido ou high bar). Percebi que os troncos ficavam bem mais eretos que os meus, sendo que eu tenho pernas curtas e portanto deveria ter uma posição mais vertical de tronco no agachamento. Além disso, tentei assimilar as dicas do wall squat e outras que o Sheiko dá naquele artigo falando do aluno de 2,00m dele e das falhas que ele cometia (percebi que eram as mesmas que as minhas). Dia 26/12 fui agachar novamente, tentando assimilar tudo isso. Fiz 2x10x140kg e 6x150kg, sem cinto e sentindo que estava sobrando força. A descida ficou mais natural, a posição mais travada. Dia 31/12 fiz 6x160kg, também sem cinto. Hoje, 02/01, fiz 5x170kg, sem cinto, sendo que meu máximo com cinto tinha sido 3x170kg há um tempo atrás e na última programação cheguei no máximo a 2x172kg com certa dificuldade, sendo que hoje foi muito mais fácil. Então percebi a sequência de erros que cometi, que enumero abaixo: 1º erro: não dar tempo suficiente para descansar da fadiga acumulada e volume de treino. Percebi que apenas uma semana de deload é pouco para mim, os resultados dos treinos volumosos e intensos (85-95%) da fase final da periodização vão ser consolidados em força real depois de umas 3 semanas do final desse período. 2º erro: colocar expectativa demais no test day, ficar ansioso e nervoso 3º erro: ficar com medo do peso e criar bloqueios mentais. Eu fazia 3x4x160kg no agachamento, 2x2x160kg com pausa mas quando passava de 175kg na barra ficava com medo dela 4º erro: técnica - pisada muito larga, não manter a contração das escápulas na parte baixa do movimento, o que me fazia perder estabilidade na subida, inclinar o tronco demais a frente 5º erro: depositar confiança demais no cinto, deixando a estabilização do core dependente demais dele Resolvendo essas coisas consegui agachar mais ereto, com melhor forma e conseguindo manter o centro de gravidade sempre nos calcanhares e parte média dos pés, sem sofrer de bar path (barra avançar a frente). Meu agachamento ainda precisa melhorar a profundidade com cargas altas e ainda torço um pouco o tronco nas mesmas série (as anihas avançam um pouco a frente, perceptível no vídeo). Apesar disso, sinto me muito mais confiante e estável no movimento, tanto que hoje agachei uma carga sem cinto impensável para mim um mês atrás. Mklek reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
proxy 1168 Postado Janeiro 2, 2015 às 22:42 Compartilhar Postado Janeiro 2, 2015 às 22:42 Eu acho o cinto traiçoeiro. Acho importante utiliza-lo como equipamento de segurança, mas ele tira o condicionamento de treinar principalmente o terra e o agachamento com o "core tight". Abraço! Mklek reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vecchio 4821 Postado Janeiro 2, 2015 às 23:55 Compartilhar Postado Janeiro 2, 2015 às 23:55 Aproveitando o tópico da conversa, permitam-me ressuscitar uma dúvida que tenho: Para agachamento e terra: "É recomendável usar o cinto somente para séries acima de xxx% da 1RM"; ou "É recomendável usar o cinto para séries acima de yyy x BW"; ou "Não é necessário a utilização do cinto". Quais os valores para xxx, yyy ou a opção 3 é a correta? Se o correto for uma das opções 1 ou 2, esse fortalecimento buscado nos treinos sem cinto é efetivo abaixo de xxx e/ou yyy? Para as duas perguntas acima, há algum livro que trate disso? Se não, há artigo? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hellgod 1595 Postado Janeiro 5, 2015 às 00:26 Autor Compartilhar Postado Janeiro 5, 2015 às 00:26 Aproveitando o tópico da conversa, permitam-me ressuscitar uma dúvida que tenho: Para agachamento e terra: "É recomendável usar o cinto somente para séries acima de xxx% da 1RM"; ou "É recomendável usar o cinto para séries acima de yyy x BW"; ou "Não é necessário a utilização do cinto". Quais os valores para xxx, yyy ou a opção 3 é a correta? Se o correto for uma das opções 1 ou 2, esse fortalecimento buscado nos treinos sem cinto é efetivo abaixo de xxx e/ou yyy? Para as duas perguntas acima, há algum livro que trate disso? Se não, há artigo? Não tem regra. Eu costumava usar para terra acima de 160kg e agachamentos acima de 140kg, no caso 75%. Agora estou indo um pouco além disso. Também quando tentava bater PRs para repetições, pois o cinto ajuda a conseguir alguns repetições extras por fadigar menor a lombar. Trailer novo do meu canal no youtube Francisco Wendemberg, Buttler e Mklek reagiu a isso 3 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
proxy 1168 Postado Janeiro 5, 2015 às 01:16 Compartilhar Postado Janeiro 5, 2015 às 01:16 Vai virar youtuber? Faz uns vídeos no uiutubis de dicas da rosca 21! Fic4grandeporr4 hellgod e Fabininja reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hellgod 1595 Postado Janeiro 5, 2015 às 01:31 Autor Compartilhar Postado Janeiro 5, 2015 às 01:31 (editado) Vai virar youtuber? Faz uns vídeos no uiutubis de dicas da rosca 21! Fic4grandeporr4 Na verdade meu canal é mais antigo (vai fazer 6 anos) e tem mais vídeos do que todos os canais nacionais e que a maioria dos de fora (213). Desde 2009 no ar. Só que eu sou discreto... haha Editado Janeiro 5, 2015 às 01:32 por hellgod proxy reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora