Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hellgod - powerlifting RAW - 200kg SQ / 172kg BP / 225 kg DL @ 93kg Drug Free

Posts Recomendados

Postado

Hellgod, você está sendo modesto quanto aos seus conhecimentos em treinamentos. Tenho certeza que você já passou boas horas lendo e refletindo sobre este tema. Abraços!!!

Publicidade

Postado

Mais uma seção de pergunta aos colegas (gostaria das opiniões do Gremista, Proxy, Supino):

* Qual o nível de interesse de vocês sobre treinamento de força? Leem muito a respeito, consultam muitas referências? Vi uma discussão um tempo atrás nesse tópico entre o Gremista e o Proxy a respeito do RTS vs WestSide, entre empirismo de um e métodos científicos de outro. Também vejo que o Supino posta na ANF e lá o pessoal bate forte nos gurus e prega a consulta a artigos e referências sólidas. Eu particularmente sou bem preguiçoso quanto a isso, nunca li sequer um livro sobre e nem me sinto a vontade para debater tais assuntos por não ter conhecimento para tal e assim prefiro ‘não comprar uma briga’ que vai me custar algumas horas e um estresse desnecessário. O que faço é apenas treinar e assistir vídeos de atletas e através deles e da minha experiência que monto meus treinos. Como para mim é nada mais que um hobby prefiro ficar na zona divertida da coisa do que me aprofundar mais. Da mesma forma, prefiro só dar opinião e pitacos de treino para conhecidos/amigos/quem pergunta para não acabar falando bobagem.

Gostaria de estudar mais. Hoje em dia leio e releio o livrinho do 5/3/1 (1a edição) e ainda não terminei os artigos do Lyle Mcdonald sobre perda de gordura.

Quanto aos colegas que você citou, aqueles debates parecem banca de mestrado. Quando eu leio a palavra "protocolo" ou algum nome que termine em ...ov (russos...), já sei que vou boiar. Seguramente irei comprar uns livros com o decorrer do tempo. O Aless citou um livro, páginas atrás, aqui no seu tópico, que estou de olho.

Meu aprendizado é aqui, praticamente, com seus posts, os posts dos colegas debatedores que você citou e diversos outros que vez ou outra dão uma dica certeira.

Oloco, tem que filmar então esses encontros de ogros ae kkkkk

Acompanhando sempre aqui, mano hellgod.

Abraço.

Eu estou gordaço. Embora meu total esteja em 480 kg, quando calculo meus wilks chego a míseros 275... por isso não me considero um ogro. Aliás de ogro talvez só tenha a feiura.

Postado

Mais uma seção de pergunta aos colegas (gostaria das opiniões do Gremista, Proxy, Supino):

* Qual o nível de interesse de vocês sobre treinamento de força? Leem muito a respeito, consultam muitas referências? Vi uma discussão um tempo atrás nesse tópico entre o Gremista e o Proxy a respeito do RTS vs WestSide, entre empirismo de um e métodos científicos de outro. Também vejo que o Supino posta na ANF e lá o pessoal bate forte nos gurus e prega a consulta a artigos e referências sólidas. Eu particularmente sou bem preguiçoso quanto a isso, nunca li sequer um livro sobre e nem me sinto a vontade para debater tais assuntos por não ter conhecimento para tal e assim prefiro ‘não comprar uma briga’ que vai me custar algumas horas e um estresse desnecessário. O que faço é apenas treinar e assistir vídeos de atletas e através deles e da minha experiência que monto meus treinos. Como para mim é nada mais que um hobby prefiro ficar na zona divertida da coisa do que me aprofundar mais. Da mesma forma, prefiro só dar opinião e pitacos de treino para conhecidos/amigos/quem pergunta para não acabar falando bobagem.

Entre 12 a 6 anos atrás eu lia muitos livros sobre treinamento, biomecânica, fisiologia e nutrição. Mas o tempo foi ficando curto e deixei de estudar esses temas. Atualmente apenas jogo umas palavras chave no web of science esporadicamente, pra ver se anda rolando algum artigo interessante (artigo mesmo, não esses textinhos pretensiosos de gurus, cheios de equívocos). Porém, tenho a sensação de que os russos já fizeram o principal do que precisava ser feito no tocante à força. Inovações, se surgirem, estarão mais ligadas à tecnologia, fármacos, síntese de novos compostos estimulantes e anabólicos.

Saiu o gabarito do porquê a IPF ser a melhor federação de Powerlifting:

Postado (editado)

Entre 12 a 6 anos atrás eu lia muitos livros sobre treinamento, biomecânica, fisiologia e nutrição. Mas o tempo foi ficando curto e deixei de estudar esses temas. Atualmente apenas jogo umas palavras chave no web of science esporadicamente, pra ver se anda rolando algum artigo interessante (artigo mesmo, não esses textinhos pretensiosos de gurus, cheios de equívocos). Porém, tenho a sensação de que os russos já fizeram o principal do que precisava ser feito no tocante à força. Inovações, se surgirem, estarão mais ligadas à tecnologia, fármacos, síntese de novos compostos estimulantes e anabólicos.

Saiu o gabarito do porquê a IPF ser a melhor federação de Powerlifting:

Às vezes observo alguns atletas russos e eles parecem tão simples e humildes no quesito treinamento que me pergunto se algum dia algum deles leu algum artigo ou algo mais aprofundado. Se bem que lá a cultura de treinos de força é tão enraizada que os treinadores já devem dar esse suporte para eles desde novos, depois é só ir adaptando o que funcionou melhor e seguindo com os resultados. Achismo meu, somente.

Sobre o vídeo do Candito, concordo 100%. O que vejo é um clubinho no powerlifting que se você criticar um agachamento alto ou uma competição com equipamentos multi panos você é taxado de hater, babaca, powerlifter de internet e outras coisas do tipo, como se todo mundo tivesse que concordar com tudo e ninguém pudesse expressão sua opinião sem ser um competidor de nível mundial. Imagina se pra comentar futebol, UFC ou automobilismo fosse igual, mas não, isso todos comentam, criticam, muitas vezes sem ter conhecimento técnico e ninguém fica brabinho. Tá competindo? Tá se expondo ? Beleza, você está aberto a críticas, simples. Quando eu posto meus vídeos no youtube, estou abrindo espaço para quem quiser criticar ou opinar, se eu não quisesse isso eu não postava vídeo ou bloqueava os acessos dos mesmos. Acho que existe muita birra e cada um puxa a sardinha para o seu lado ou federação, mas em público há aquela falsidade de "todos somos amigos, toda federação deve ser respeitada, toda competição é válida". Lembrando que falo aqui e críticas e opiniões, não de falta de respeito, que são coisas bem diferentes.

Me lembro por exemplo dos 1000kg do Zahir, quando bateu o recorde do Dan Green. Meio mundo criticou o agachamento dele, que foi claramente bem alto, mas aí surgiram pessoas dizendo que só os juízes poderiam saber isso, que criticar não era coisa de atleta e mais algumas coisas. Tudo bem, todos tem uma opinião, mas cada pessoa como espectador e fã do esporte pode emitir a sua e criticar a arbitragem sim, assim como todo mundo que acompanha futebol já criticou um impedimento ou pênalti dado por engano. Se o esporte quer ser reconhecido, tem que lidar com essas coisas que a popularização traz, se não vai ficar sendo sempre um clubinho fechado.

Nesse ponto também acho muito boa a IPF. Competições 100% RAW atraem mais público e facilitam a entrada de novos atletas. Até o treino RAW se torna muito mais simples que um equipado, você pode treinar em casa sozinho com um power rack sem precisar de três mamutes para te vestir um macaquinho ou camisa de força. Além disso as marcas e recordes são mais próximos da realidade e estimulam mais pessoas a competir. Por exemplo, vários aqui tem totais cerca de 100-120kg menores que o Candito, que hoje é um top IPF. É muita diferença ainda, mas nada se compararmos a outras federações. Garanto que muito cara com potencial mas sem conhecimento do esporte ao ouvir falar de supinos de 300kg simplesmente se desestimulou por pensar que nunca teria chance de chegar nesse patamar, sem saber que o cara que fez 300kg fez em multi ply e tem um supino raw pior que o seu (aqui no RS já vi isso).

Outra coisa que noto é que as marcas da IPF hoje estão muito próximas dos recordes mundiais RAW, aquela lista que engloba todas as federações.

Por exemplo, o Ray Williams com seus 412.5kg não é tão distante dos 460kg do Malan. Será que o Malan faz essa carga sem faixas? Não sei, eu nunca vi ele agachando pesado sem faixas, se alguém souber posta aí.

O Pozdeev tem um recorde terra de 404kg na 110kg com deadlift bar, mas em treino faz 360kg com uma barra convencional e parece estar bem próximo do limite dele. Enquanto isso Krzysztof Wierzbicki tem um terra de 372.5kg na 93kg da IPF com uma barra Eleiko que mal flexiona...

Enfim, só algumas opiniões minhas.

Editado por hellgod
Postado

helldog, se você está agachando 3 x 5 x com 155 kg, experimente num dia em que estiver muito raivoso uma RM1 com 180 kg.

É o que os números andam prometendo:

RM1estimada = carga x reps x 0,0333 + carga

usar valores em lb.

Postado (editado)

Bá...isso é algo complicadíssimo de opinar. Eu venho de uma área na qual TUDO é baseado em ciência e relevância estatística. Porque se trata hipertensão com um medicação X ao invés do medicação Y? Porque a melhora nos níveis pressóricos pelo medicamento X provou ser estatisticamente significativa em relação a Y. Em função disso, pra mim TUDO deve ser justificado com algum tipo de ciência.

Infelizmente na área de treinamento nem tudo é possível de ser justificado dessa forma, há muito empirismo. E mesmo os trabalhos científicos usados para reforçar argumentos não são delineados de forma convivente. Vejam só: o artigo científico que indicou o tratamento de infarto agudo do miocárdio com Aas (acido acetilsalicílico) utilizou uma amostra de 10 mil pessoas. Porra 10 mil pessoas?! Os trabalhos na área do esporte usam amostras de 10-15 pessoas em cada grupo, totalizando 20-30 pessoas no total. Comparem agora o poder de afirmação: 10 mil pessoas foram estudadas e 30 pessoas foram estudadas. Qual estudo é mais fidedigno? A resposta é clara. Existem outros aspectos para serem criticados nos estudos de treinamento com força, além do tamanho da amostra: tempo de acompanhamento, outcome de escolha, padronização da amostra, aspectos éticos.

Como faltam bases científicas para muitas respostas, a gente se apoia em gurus, em gente que tem anos de treinamento. E aqui a problemática se agrava, uma vez que alguns tem a sorte de ter Dave Tate e Louie Simmons como coach, outros trabalham com Waldemar Guimaraes e Fernando Sardinha. E mesmo pessoas extremamente conceituadas acabam opinando de forma errônea. Um exemplo muito claro de alguem conceituado que acaba ensinando algo errado é o Squat que Mark Rippetoe ensina.

A questão científica se agrava muito no campo da nutrição. Olhem só a quantidade de perguntas mal respondidas: qual o método padrão para analisar a quantidade de gordura corporal? Qual a fórmula adequada para calcular taxa metabólica basal? Como explicar as baixas variações da taxa metabólica basal para kg de massa magra adicionada? Porque algumas pessoas simplesmente ingerem 5000kcal por dia e não ganham peso? Qual o limite genética de ganho de massa?

Além disso, infelizmente o mundo do treinamento está cheio de gente mal intencionada e mal capacitada. Já observaram a quantidade de pessoas vendendo dietas milagrosas? E os instrutores? Mesmo os instrutores formados em educação física raramente sabem aspectos científicos sobre treinamento de força, algo que teoricamente deveriam saber - afinal, estiveram um ambiente cuja função supostamente era estudar os modelos de treinamento para força, explosão, resistência, hipertrofia, entre outros.

Editado por proxy
Postado (editado)

helldog, se você está agachando 3 x 5 x com 155 kg, experimente num dia em que estiver muito raivoso uma RM1 com 180 kg.

É o que os números andam prometendo:

RM1estimada = carga x reps x 0,0333 + carga

usar valores em lb.

Minha meta para o final dessa programação é 190kg

Hoje foi, com aquecimento inclusos:

Agachamento low bar:

10 x 15kg

10 x 15kg

6 x 55kg

6 x 55kg

5 x 105kg

5 x 115kg

5 x 130kg

5 x 155kg

5 x 155kg

5 x 155kg

5 x 130kg

5 x 130kg

Agachamento high bar com pausa:

5 x 115kg

5 x 115kg

5 x 105kg

5 x 105kg

Terra sumô em deficit

5 x 60kg

3 x 100kg

3 x 120kg

3 x 130kg

3 x 130kg

Supino fechado

10 x 55kg

6 x 85kg

6 x 105kg

6 x 105kg

Barra fixa

3x8

Editado por hellgod

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...