Galera, já vi alguns tópicos sobre este assunto mas com tantas opiniões diferentes fica meio difícil saber o que seguir... sou leigo, sem grilo de assumir isso, e espero contar com a ajuda dos mais experientes.. bom vamos lá.
Eu malho há exatos um ano e seis meses, tenho 23 anos, 1,83m, e atualmente pesando 80kgs... quando comecei a malhar pesava 67kg, obviamente meu objetivo era e continua sendo ganhar massa muscular e com essa ambição eu fui seguindo um ritmo de musculação e alimentação (principalmente esta) digamos, um tanto desenfreado.
Os resultados que tenho obtido quanto às medidas até que estão satisfatórios, pois aumentei significativamente as medidas dos bíceps, coxas, panturrilha, trapézio, peito... desde o terceiro mês de treino faço uso de suplementação com Whey pós-treino, e há um mês venho tomando malto+creatina antes dos exercícios... pra falar a verdade não tenho muito do que reclamar quanto os resultados da hipertrofia.
O problema, na verdade, é que o "desespero" para ganhar massa na fase principiante e a santa ignorância me fez descuidar totalmente da alimentação... como meu objetivo era crescer unicamente, não liguei pra manter uma alimentação que favorecesse apenas o ganho da massa magra e cortar o quanto pudesse os alimentos que facilmente se acumulam em forma de gordura, então imaginem só a besteira que acabei fazendo... meu apetite triplicou depois que comecei a malhar então tudo o que é de porcaria que via pela frente eu devorava: refrigerante, doces, massas em excesso, muuuuuuita gordura... resultado: hoje estou com uma barriga nada agradável e bem protuberante... pra não dizer barrigão mesmo!
Pena que eu fui perceber isso tarde demais, e na tentativa de perder a bendita barriguinha, há um mês acrescentei os aerobicos aos meus treinos, com 20-25 min de corrida e 10 min de bicicleta, de segunda a sexta... pelo tempo e pelo esforço que eu imponho, achei que em algumas semanas já veria resultado, mas vejo que ainda continua do mesmo jeito e pior, parece estar ficando ainda maior hehe...
Meu dilema é, sei que esse é o caminho para perder a gordurinha (aeróbicos + dieta controlada sem gordura), mas temo que isso possa afetar o desempenho quanto ao treino para ganhar massa... e sinceramente me sinto perdido porque ao que parece, lendo em vários sites e fóruns, inclusive aqui mesmo, ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo é quase milagre, e honestamente não me atrai muito a ideia de ter que mudar a rotina de treino para perder primeiro o excesso de gordura (que no meu caso pode levar bastante tempo) para então depois focar no treino para hipertrofia...
Alguém que tenha passado por experiencia semelhante poderia me dar uns toques? Abração!