Falou bobagem mano...
As 2t foram proibidas nos EUA, nos campeonatos de MX e SX, já na europa, nos enduros ainda são a maioria e as preferidas, além de estarem quase sempre ganhando as provas (claro, quem ganha é o piloto, não a moto).
A CR125 não foi substituida pela CRF230, não tem nada a ver uma com a outra a não ser o nome CR. A CR125 é uma moto importada de motocross, já a CRF230 é uma moto nacional, com mecanica derivada da XR200, e com algumas coisas a mais. A que substituiu a CR125 no motocross foi a CRF250R (existe a CRF250X, mas essa é versão enduro). A CRF250R tem mais ou menos a mesma potencia de uma CR125, porem os melhores tempos nas pistas são delas, para uma CR125 andar na frente da CRF250R o piloto tem que ser bom, mas não vou entrar na discução 2t x 4t, porque isso é igual discutir política.
A que veio para substituir a CR250 foi a CRF450R (tambem existe a versão X, de enduro), ambas tem mais ou menos a mesma potencia. Falar que a 450R não acompanha uma CR250, vc nunca deve ter andado numa 450... Mano é algo assustador, e olha que eu ja tive uma 250 2t!!!
Os motores 2t ainda tem investimentos sim, é só sair das marcas japonesas (honda, yamaha, kawasaki e suzuki) e olhar as tops de enduro (ktm, gasgas, tm, etc). A KTM já tem motores 2t com partida eletrica a uns dois anos, e a GasGas lançou recentemente partida tambem.
CR125:
(2006)
CRF250R:
(2011)
CRF230:
XR200:
(mecanica base da 230)
Agora as 2t que ainda tem investimentos:
(essas motos são tops, ganham todos os enduros hard, tipo WEC...)
KTM EXC 250 2T
GASGAS EC 300 2T 2011
essas 2t europeias de enduro são muito superiores as japonesas de motocross e mesmo as japonesas de enduro (crfx, wr, klx, etc), porque as japonesas de enduro são, na verdade, as de cross preparadas para enduro, não sao legitimas....
são superiores em tudo, as suspensoes WP (da ktm), marzochi e ohlins (das gasgas e tm), freios, ciclistica são elogiadas por todos os tops
as motocicletas japonesas na verdade são as mais queridas e que os roias conseguem andar melhor e mais rapido porque são bem mais faceis de andar, ja as europeias de enduro top, são motos para quem sabe tocar mesmo, são motos mais brutas, olha as TMs por exemplo, são tops tops tops, só que esteticamente não são bonitinhas como as japas
eu estou defendendo as 2t, mas na verdade sou piloto de 4t (agora nem isso, estou parado das motocas)
ja tive uma kx250 e odiei, não consigo andar rapido de 2t, acostumei com as 4t