Fala garoto, blz?
Sou novo no fórum, estreando hoje, vamos ver se consigo ajudar em alguma coisa.
Bom, a primeira coisa que eu faria no seu lugar é procurar um avaliador físico, se a dona da academia que você frequenta não o fizer, procure um nutricionista (eles normalmente realizam uma avaliação, ou deveriam pelo menos). Só para você entender, em uma boa avaliação constam dados de perimetria, massa corporal total, altura e para o % de gordura, o método mais comum é a utilização de um protocolo de dobras cutâneas. Além de uma boa avaliação postural. Estes são protocolos quantitativos, eu associaria a eles um qualitativo, que é o protocolo fotográfico de comparação. Basta pedir a alguém que tire fotos de corpo inteiro, frente, costas e perfis para comparações posteriores.
Quanto ao método de treino que você utiliza, você já começou a treinar nesta divisão (ABC), Realiza quantos exercícios para cada grupo? quantas séries? quantas repetições?
Só pra entendermos, existe um período do treinamento (quando iniciamos) chamado de adaptação anatômica, antes que possamos hipertrofiar é necessário que os músculos "aprendam" a trabalhar de forma eficiente. Imagine o seguinte (os números são apenas para exemplo, longe da realidade ok?): Seu bíceps é formado por 100 unidades motoras (fibras musculares), normalmente, a única flexão de cotovelo que você realiza é pra levar o garfo até a boca, pra isso, seu corpo só precisa de 5% destas unidades, quando você passa a realizar uma rosca direta, ele passa a precisar de 25% para a carga que você escolheu. Até ai tudo bem, só tem um problema, o seu corpo não sabe fazer isso. Por isso, um aluno iniciante, normalmente, realiza um nº maior de repetições, em exercícios que devem passar gradativamente do mais simples ao mais complexo. Para tal situação. você não necessita de muitos exercícios, mas de estímulos cada vez mais constantes, afim de "alfabetizar" os seus músculos.
Exemplo prático:
Treino A
Grupamento Exercício Set Rep
Quadríceps Cadeira extensora 2 15
Peito Voador frontal 2 15
Costas Extensão de ombros P.A. 2 15
Femorais Mesa flexora 2 15
Tríceps Rosca tríceps P.A. 2 15
Bíceps Rosca Bíceps P.B. 2 15
Panturrilha Flexão plantar step 2 15
Abdome Abdominal solo 2 15
Seg Ter Qua Qui sex sáb dom
A off A off A off off
A partir da semana 2, subir de 2x15 para 3x15
Esse é um modelo, não sendo o único, se interessar, eu posso prescrever as semanas seguintes. Sei que parece pouco, mas lembre-se, que é uma fase de adaptação. A literatura aponta que a "janela" de tempo em que a hipertrofia efetivamente começa a acontecer varia de 8 a 12 semanas em indivíduos bem adaptados. Esta é uma forma segura e eficiente de você iniciar.
Aproveito pra enviar as referencias. A propósito galera, eu sou formando de educação física e já trabalho com musculação, treinamento, periodização e afins a pouco mais de 2 anos. Precisando de qualquer material, fico feliz em ajudar. Grande abraço!
Bibliografia consultada:
Treinamento ideal, 9ª Ed. Manole - Autor Jürgen Weineck
A prática da preparação física, 5ª Ed. SHAPE - Autor Estélio H.M. Dantas
Fisiologia do exercício - teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho, 6ª Ed. Manole - Autor Scott K. Powers e Edward T. Howley