Arnica Montana
Acho que toda vovó conhece! Senti falta dessa plantinha maravilhosa aqui no fórum e tomei a liberdade de postá-la.
Nome Científico: Arnica montana
Familia: Compositae (Asteraceae)
Histórico e Curiosidades: Chamada de arnica verdadeira, arnica das motanhas, arnica importada. É natural das regiões montanhosas da Europa e da região da Sibéria. Era muito encontrada em estado nativo nas regiões dos Alpes. Existem outras espécies do mesmo gênero nativas do Alasca e oeste dos EUA e México. Muito consumida no mundo todo, há comentários recentes que está entrando em extinção em estado nativo, e está surgindo alguns problemas em seu cultivo. Empregada desde a época romana, sendo que os antigos gladiadores nos circos romanos utilizavam uma pomada com arnica e calêndula.
Parte Utilizada: Emprega-se tanto as flores quanto as raizes, mas o grande emprego é para suas flores.
Propriedades: A arnica possui as propriedades medicinais devido aos flavonóides, sendo muitos e variados seus usos. Dentre os principais podemos citar: cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo antiinflamatório natural de uso externo.
Indicações: A Arnica melhora o fluxo sangüíneo no local afetado, reduzindo hematomas e edemas (inchaços) e repara mais rapidamente os tecidos lesados. Isto lhe confere um efeito antiinflamatório e analgésico além de uma leve ação estimulante e diurética.
Indicada para contusões, hematomas, entorses, edemas, fraturas, articulopatias, doenças reumatológicas, gota, bursites e tenossinovites, dores miofasciais, pré e pós operatório.
Pode ser usada também para furúnculos e picadas de insetos devido a sua ação anti-séptica.
Utilização:
Tintura: 20g de flores em 100 mL de álcool 60º. Diluir em 500mL de água.
Tintura a 10%: 10 gotas diluídas em água, 2 a 3 vezes ao dia nas contusões.
Infuso: 20g de flores em 1L de água. Usar na forma de gargarejos, bochechos e banhos.
Cataplasma: fever um punhado de flores e aplica-las sobre a região atingida.
Pomada: passar no local 3 vezes ao dia. Usada para alívio de dor.
Xampus, loções capilares, sabonetes e géis: extrato glicólico ou tintura hidroalcoólica de 2 a 10%.
Uso interno: solução oral, glóbulos ou comprimidos preparados, todos homeopaticamente de acordo com a prescrição.
A arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente hepatotóxica, exceto quando utilizada homeopaticamente.
Contra-indicações: Evitar o uso em gestantes devido ao risco de atividade ocitócica uterina e à falta de conhecimentos sobre o potencial teratogênico da planta. Indivíduos sensíveis à planta, gravidez e lactação. A tintura não deve ser aplicada pura sobre a pele e sim diluída em água.
http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=11&p=arnica-montana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnica
http://www.lemnisfarmacia.com.br/fitoterapia-%E2%80%93-arnica-montana-analgesica-antiinflamatoria-e-anti-septica-utilizada-na-medicina-odontologia-veterinaria-dentre-outras-areas/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arnica/arnica-3.php