Meus caros, o bodybuilding profissional não é uma brincadeira de crianças: o organismo humano é algo muito complexo para ser completamente previsível. Os casos são tão extremos que chegam a nos mostrar a besta Dorian Yates, que permaneceu nada menos que 12 anos on fire em protocolo blast and cruize, chegou ao topo em 6 Olympia's e aparenta ter uma saúde impecável hoje. Arnold está em plena forma e saúde em sua sexta década de vida. Ao mesmo tempo, Andreas Munzer, dono de um dos mais fibrados e secos shapes da história, morreu com 30 anos de idade, sangramento intestinal intenso, hipertrofia cardíaca, falha no fígado e nos rins. Em sua autópsia, foram encontrados resquícios de aproximadamente 20 drogas diferentes e inúmeros comprimidos de halotestin não digeridos. Nasser el Sonbaty teve falência cardíaca aos 46 anos de idade. Mas claro, ninguém entra nisso sem primeiro amar o esporte.
Então, a pergunta que faço a vocês é a seguinte: daqui a 10, 15, 20 anos... Como estarão os bodybuilders que reconhecemos hoje como tops?? Numa era em que a química aumenta sua já então grande presença nos palcos do nosso esporte, veremos os gigantes e sua longevidade ou estão estes datados a irem-se com 40, 50 anos, até menos? Vale a pena se expor ao risco??
http://www.getbig.com/boards/index.php?PHPSESSID=31a9d98e7ba14a654a397f533c3a93e3&action=dlattach;topic=220063.0;attach=257855;image
(Andreas Munzer morto, logo depois da autópsia)
http://www.ergo-log.com/plaatjes/viesding.jpg
(Imagem de sisto no fígado, principal causa da morte de Munzer)
http://migre.me/g04Vq
(Suposta foto de Nasser em seus momentos finais)