Themis,
Também sou karateka e ganhei uma hérnia de presente recentemente.
Contudo, você comentou que foi o karate que causou sua hérnia. Será? Pergunto pois o karate, principalmente o shotokan, visa a postura em si. Apesar de ter bastante giro de quadril não acredito que esse seja o problema.
Deixa eu contar como descobri a hérnia e o que ando fazendo para melhorar...
Depois de algum tempo parado no karate, tomei vergonha na cara e voltei a treinar (mar/2011). Nessa época pesava em torno de 107Kg.
Logo nos 6 primeiros meses emagreci para 92Kg. Resultado disso: hérnia. A primeira coisa que você pensa é "ferrou". "Vou entrar na faca".
Li bastante coisa na internet que me tranquilizou sobre não precisar de cirurgia e tal. O médico passou a fisioterapia. Contudo, não parei de treinar. O médico mesmo disse para eu impor meus próprios limites e não forçar. No fim de ano quando fiquei sem treinar por 2 semanas, senti as costas voltar a doer. Nesse momento percebi que ficar sem exercícios seria impossível.
Sobre a fisioterapia
A primeira coisa que a fisioterapeuta disse quando apareci lá foi: "Você vai ter que parar de treinar". Minha resposta foi imediata:"É mais fácil eu não fazer fisio do que não treinar".
Só que percebi que era ignorância dela por não conhecer o karate em si. Perguntei se ela já tinha visto algum treino e ela disse que não. Resolvi então filmar alguns treinos para mostrar a ela. Ela percebeu que muitos dos exercícios da fisio tinham no karate, como estabilização pra mae geri, zenkutsu e etc.
Bom... o resultado disso tudo foi que ela passou a ver que os exercícios "padrões" da fisio não faziam muita diferença por causa do karate, e começou a criar algumas variações para forçar um pouco mais.
Exercícios:
1. Deitado no chão com as pernas flexionadas e com os pés plantados e braços ao lado do tronco. Tirar os ombros e braços do chão e segurar por 20 segundos. Repetir 3 a 5 vezes
2. Similar ao exercício acima só que esticando e levantando uma das pernas e puxando bem o pé (da perna levantada) pra trás. A perna que levanta não precisa ficar muito alta. Pode deixar +- no mesmo ângulo como se estivesse dobrada.
3. Variação do exercício acima com peso no tornozelo. Hoje estou fazendo com 3Kg em cada perna.
4. Deitado no chão com a bola de pilates. Apoie as duas pernas em cima da bola encaixando-a atrás do joelho fazendo a perna, joelho e costas ficaram em ângulo de 90º. Apóie as mãos nas coxas e force a perna pra trás (dobrando os joelhos) como se fosse espremer a bola. Com a mão apoada nas coxas forçando pra manter as coxas e coluna no ângulo de 90º.
Segurar por 20 segundos. Repetir de 3 a 5 vezes
5. Deitado no chão com a bola de pilates. Apoie as duas pernas em cima da bola e levante o quadril. As pernas devem ficar retas com a coluna.
Segurar por 20 segundos. Repetir de 3 a 5 vezes
6. Similar ao exercício acima só que levantando uma das pernas e puxando o pé pra trás
7. Variação do exercício acima com peso no tornozelo
8. Varição dos exercícios 5, 6 e 7 só que de barriga pra baixo, como se fosse flexão de braços.
9. Levantamento de pernas
10. Levantamento de tronco
Bom...
Espero ter ajudado.
Hoje estou me sentindo praticamente zerado. Sinto ainda alguns desconfortos mas a impressão é que estão cada vez mais tênues.
Oss!