Falaremos aqui hoje sobre a nossa Glândula Mestra também conhecida como Hipófise ou Pituitária, localizada na sela túrcica que se liga ao hipotálamo através do infundíbulo [1].
A hipófise é dividida em duas partes, a Adenohipófise (anterior), e a Neuro-hipófise (posterior), sua função é basicamente sintetizar hormônios, mas a sua divisão difere em funções, enquanto a Adenohipófise produz hormônios tróficos*, que atuam em outras glândulas. A Neuro-hipófise produz hormônios e os envia por meio dos axônios para a Adenohipófise.
* Quando falamos em hormônios tróficos estamos nos referindo aos hormônios produzidos na Adenohipófise, com exceção da Prolactina. Exemplo: Gonadotrófico, Tireotrófico etc.
Vocês devem estar se perguntando qual é o objetivo desse artigo, e como já temos uma base no que é a Hipófise agora podemos falar sobre os seus hormônios, que é a parte que interessa a nos culturistas ou amadores.
Começaremos pela parte Anterior da Hipófise, a Adenohipófise, como já sabemos, ela produz os hormônios tróficos que são os seguintes:
- STH – Hormônio Somatotrófico, este é o real hormônio do crescimento e não o GH como uns dizem, o termo GH é empregado errado quando estamos falando de crescimento. Disfunções nesse hormônio podem nos causar sérios problemas como o Nanismo (carência do hormônio), Acromegalia (membros desproporcionais) e Gigantismo (excesso do hormônio).
- TSH – Hormônio Tireotrófico, estimula a Glândula Tireoide a secretar os hormônios T3 e T4, todos sabemos que disfunções em hormônios da tireoide e inclusive no TSH nos causam sérios problemas à saúde, como por exemplo o Hipo e Hipertireoidismo.
- ACTH – Hormônio Adrenocorticotrófico, atua sobre as glândulas suprarrenais, que libera os hormônios: Aldosterona, Cortisol e Adrenalina (em outro artigo irei falar sobre eles).
- GH – Hormônio Gonadotrófico, estimula as gônadas sexuais masculinas e femininas, dos quais é responsáveis pelos hormônios FSH e LH, o FSH estimula a Ovulogênese e a Espermatogênese, já o LH estimula a ovulação da mulher.
- Prolactina – Estimula a Glândula mamária a produzir o leite, tanto em mulher quanto em homens, ai entra o problema de ginecomastia em homens por aumento de prolactina devido a alguns esteroides anabolizantes.
Agora falaremos um pouco sobre a parte Posterior da Hipófise,os hormônios produzidos pela Neuro-hipófise são:
- ADH – Hormônio Antidiurético, atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e a concentração de íons e, consequentemente, elevando a pressão arterial. A deficiência de ADH leva ao quadro clínico conhecido como diabete insípida. [2]
- Ocitosina – Hormônio responsável pelo estímulo à glândula mamária fazendo com que ela ejete o leite. Também é responsável pelas contrações uterinas no Miométrio.
Lembrando que é meu primeiro artigo, irei fazer artigos sobre todas as principais glândulas do nosso corpo e muito mais, abraços, Matheus Pedroni.
Referências:
[1] Guyton. Tratado de Fisiologia Médica. [s.l.]: Guanabara Koogan, 2002. 791-793 p.
[2] Fonseca, Krukemberghe. Hormônio ADH. [brasil Escola].
Maioria dos dados é provindo das minhas próprios aulas de Biologia no Colégio LaSalle Caxias com a Bióloga Saionara.
OBS: Se estiver na area errada pfvr mover.