Olá.
Sou dentista e vou ser imparcial em relação à este assunto para ajudar vocês, pois já me beneficiei muito com os artigos desse fórum dês de 2007 quando me cadastrei aqui, e até hoje tiro proveito das informações.
Bom...vamos lá...
A formula para o clareador bucal se resume em duas:
Peroxido de hidrogênio (H2O2) popularmente chamada de água oxigenada normalmente usado para fazer clareamento de consultório, comummente encontrado na concentração de 35% (diferente da solução bucal usada como enxaguante que é 3% ou 10 volumes).
A aplicação do produto não é feita em forma de líquido, normalmente se manipula um gel e deve ser monitorada por um profissional, pois o simples fato de aplicar sobre a gengiva já causa uma irritação, em tanto quanto chata, e o paciente relata que está ardendo ou queimando quando isso ocorre.
É necessário fazer o isolamento absoluto ou então um isolamento relativo dos dentes mantendo a gengiva protegida do peroxido de hidrogênio e isso é possível com materiais e/ou técnicas executadas pelo cirurgião dentista.
Outro agente clareador é o: Peroxido de Carbamida.
O peroxido de carbamida é normalmente utilizado no clareamento com moldeira, chamado popularmente e erroneamente de "clareamento caseiro".
Esse produto é encontrado em menores concentrações do que o peróxido de hidrogênio. Bastante comum encontrar o peroxido de carbamida a 22%. Já este produto é aplicado na parte interior de uma moldeira na qual o paciente vai utilizar aproximadamente 3 ou 4 horas por dia(dependendo do fabricante). Também deve ser acompanhado pelo profissional pois pode causar diversos problemas.
Principais problemas que os clareadores podem causar: Sensibilidade dental, manchas indesejáveis, não muda a cor de uma restauração de resina composta(massinha branca), não muda a cor de uma coroa protética(prótese fixa), eu particularmente ja ví um caso em que o paciente teve necrose pulpar(morte da polpa dental) tendo que fazer um tratamento endodôntico(canal) depois, entre alguns outros problemas.
RESUMINDO:
O clareamento dental é um tratamento que exige, primeiro uma analise da boca toda, verificando se o paciente está em condições ou não para receber o clareamento, é necessário o esclarecimento das úvidas e a informação ao paciente para que após o tratamento não tenha surpresas desagradáveis, cada pessoa reage de uma forma diferente.
Existe também alguns cuidados para manter a saúde e estética após o clareamento.
Cuidado com propagandas de algumas marcas de creme dental que prometem o clareamento dental.
Sobre o bicarbonato de sódio:
O bicarbonato de sódio é um produto abrasivo, consequentemente ele vai deixar o esmalte dental desgastado e opaco. É como pegar uma lixa ou algum material abrasivo e passar em um vidro, este vidro vai perder sua translucidez e parecer mais branco. O bicarbonato pode ser usado controladamente pelo cirurgião dentista em alguns casos de manchas por exemplo, mas com cautela e técnica.
PROCUREM SEMPRE UM BOM PROFISSIONAL PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS.