NOTA: o tópico havia sido fechado anteriormente, devido a argumentos um pouco ofensivos(creio eu), pois bem, respostei com argumentações menos "agressivas", neste caso, não vejo motivo algum que leve o tópico a ser fechado.
Falando em maconha, muito se diz, mas e quanto a comentários alegando que de forma simples: "MACONHA DEIXA LENTO", saiba que, na prática sim, na teoria também!
A maconha queima neurônios? Não exatamente...
O neurônio tem uma parte alongada, que parece um "rabo", chamada axônio. O axônio é constituído por um feixe interno revestido de um tipo de gordura chamada mielina. A bainha de mielina (mielin sheath) (figura), como é chamada a estrutura formada pela mielina acumulada no corpo do axonio, tem a funçao de acelerar os impulsos nervosos.
Exemplo: neurônios sem bainha de mielina transportam os impulsos à uma velocidade de 0,6 m/s. Uma pessoa de 1,80m, se tivesse neurônios sem bainha de mielina, ao queimar o dedão do pé numa fogueira, precisaria de 3 segundos para sentir o calor, e mais 3 segundos para tirar o pé.
Porque?
Fácil, se o impulso anda 60cm a cada segundo, o impulso com a informação de que o pé está queimando levaria 3 segundos para sair do dedão e chegar ao cérebro, e o impulso com a ordem de tirar o pé da fogueira levaria mais 3 segundos para sair do cérebro e chegar ao pé.
Mas, como voces sabem, nós nao levamos 6 segundos para reagir ao calor ou a uma agulhada, mas sim frações de segundo. Isto porque temos uma bainha de mielina, que acelera os nossos impulsos à incríveis 25 m/s !!!!! Com toda esta velocidade, o impulso sai do pé, chega ao cérebro, e volta para o pé em um tempo desprezível...
Agora pense sobre uma Baleia Azul de 50m. Voce acha que a velocidade dos nossos impulsos de 25m/s sao o bastante para a baleia??? Claro que nao, senao, seguindo a lógica do exemplo acima, a baleia levaria 4 segundos para reagir a um toque na cauda. A bainha de mielina destas baleias são muito grandes, para que a velocidade do impulso seja maior...
Vocês podem se perguntar: "O que que isso tem a ver?"
Tudo. Voces já ouviram falar que o THC é liposolúvel? Isto significa que THC se dissolve em gordura, nao em água... A mielina, como eu disse, é uma gordura. Portanto, o THC "entra" na bainha de mielina. O problema é que o THC se acumula e começa a degradar a bainha de mielina, que com o tempo diminui. Como o exemplo da baleia deixa claro, quantidade de mielina é importante, quanto menos mielina, mais devagar o impulso.
A exposiçao ao THC(maconha) diminui o tamanho da bainha de mielina, deixando os impulsos nervosos mais lentos. Contudo, ainda nao se sabe quanto tempo este processo toma, nem qual é a diminuiçao quantitativa de mielina, pois o processo é lento e contínuo, mas lembre-se do seu amigo adepto a maconha, QUE É FACILMENTE NOTÁVEL O RETARDO(DEMORA) NO RACIOCÍNIO.
Isto nao significa que se voce fumar muita maconha vai ficar com movimentos mais devagar. Lembre-se que os impulsos de movimento são relativamente simples, como um sim ou não. O problema sao açoes que exigem intercomunicaçao de várias áreas do cérebro.
Um impulso de movimento sai do cérebro e percorre um caminho meio que reto até o musculo que deve ser contraído, portanto a distancia que o impulso percorre é pequena. Porém, antes de contrair o músculo, a decisão de enviar o impulso teve de ser tomada. Esta decisao é tomada
por vários impulsos, que viajam por caminhos muito mais longos somente dentro do cérebro.É aí que a velocidade da mielina faz falta: o "pensamento" fica mais lento, não a ação.