Olá,
hoje eu estava assistindo a um DVD feito pelo Dr. Lair Ribeiro, que fala a respeito do aproveitamento e absorção das proteínas nos alimentos, segundo um método chamado NNU (Net Nitrogen Utilization). De forma bem simples, esse método tem por base o cálculo da diferença entre a quantidade de nitrogênio que você ingere através das proteínas e a quantidade que você excreta. Então, quanto maior a quantidade de nitrogênio excretado, menor será a absorção e consequentemente a qualidade da proteína ingerida, por outro lado, se há pouca excreção, então há maior absorção e utilização da proteína ingerida.
Até aí, tudo bem... mas o que tirou a minha paz foi que, segundo esse método, o whey protein teria absorção de apenas 16% e o resto seria excretado. De início, eu achei absurdo e tentei procurar aqui no forum e também no google algo a respeito. Encontrei alguns artigos e sites de venda de suplemento (todos em inglês), onde falam a mesma coisa a respeito, inclusive alguns dizendo que a taxa de absorção do whey seria de apenas 12%!
Gostaria que aqueles que soubessem algo a respeito pudessem me ajudar a esclarecer se é apenas puro marketing, se a metodologia é falha etc. Infelizmente, eu não tenho mais informações técnicas a respeito, pois sou totalmente leigo no assunto. Quero deixar bem claro que não estou fazendo propaganda de nenhum suplemento, sou apenas um marombeiro como muitos aqui que desejam saber o porquê das coisas.
Ajudem aí! Obrigado!