Andreas, também estou treinando para o TAF, no caso, para o concurso de PRF que ainda não saiu, mas....
Então, no caso também são 2400m em 12 minutos (no mínimo), isso no último concurso de 2013. Minha meta é fazer 3000m nesse tempo até o dia da prova. Corro em um parque perto de casa, que possui uma pista de caminhada oval, com piso de asfalto bem ruim de correr, com cerca de 1km.
Estava muito sedentário, então comecei uma rotina de exercícios dia sim, dia não, onde vou lá correr uma volta completa, depois caminho mais um pouco, corro mais um pouco e assim vai, até completar os 3km. Desse jeito, levei 21 minutos (correndo e andando) para bater essa distância, mas percebo que cada vez que vou, consigo correr um pouco mais do que caminhar. Pelo que andei pesquisando, é realmente questão de tempo e persistência para seu corpo se acostumar. No começo, eu sentia uma dor forte na canela, mas descobri que mudando o passo da corrida, isso aliviaria e realmente a dor não apareceu mais. Agora a luta é contra o fôlego, para aguentar uma distância maior, sem parar de correr. Sugiro pesquisar em canais do youtube sobre corridas para iniciantes. Tem muitas dicas legais de passada, respiração, ritmo, etc.
Não tente forçar demais. Deixe para fazer os sprints quando estiver mais preparado. Eu comecei tem pouco mais de um mês e conseguia fazer o seguinte do TAF:
Corrida: Corria 500m e já estava morrendo;
Barra Fixa: Mal conseguia subir meia barra;
Salto horizontal: Máximo de 1,90m;
Abdominal (Aquele que você dobra os braços no peito e encosta os cotovelos no joelho): Fiz 12 e fiquei com uma dor terrível no abdômen.
Ou seja, estava MUITO sedentário.
Agora, apenas seguindo uma rotina de treino, onde vou ao parque e faço todos os exercícios e corrida, consigo:
Corrida: Cerca de 1200m sem parar e depois intercalando com caminhada;
Barra Fixa: 2 completas;
Salto horizontal: 2,00m;
Abdominal: 27 seguidos.
Espero que você não desista e continue em frente, que a vitória é certa.
Abraços!