Sim, uma dica válida sobre sua suplementação é:
Como você deve saber, o único horário que seria interessante fazer uma refeição com alto índice glicêmico (ocasionando uma alta liberação de insulina) é no pós-treino. Não posso falar com muita propriedade sobre a sua dieta e essa estratégia de ciclar os carbos, mas eu percebi que vc inclui bastante fruta na sua dieta, e eu tenho uma noticia pra vc (de uma hora e meia - vale muito a pena assistir cada segundo):
Em resumo: Frutose (o açucar da fruta) = veneno.
Voltando à insulina:
Você precisa desse hormônio pra mover nutrientes diversos pra dentro das células (musculares inclusive) - e a creatina está inserida aqui. Durante o treino a sua insulina, um hormônio anabólico está em baixa, em realidade os hormônios catabólicos estão em alta! A hipótese mais aceita sobre o funcionamento da creatina é o da saturação - as células musculares se enchem de creatina proporcionando uma reestauração do ATP mais eficiente.
Então até agora: Você precisa de insulina para "dragar" creatina pra suas células musculares, saturá-las pra que a creatina tenha a sua absorção e até sua ação maximizada.
Existem estudos também (lamento, não tenho as referencias agora =s) que comprovam que suplementação de creatina pode melhorar a recuperação muscular, talvez pela sua osmolaridade (a creatina entra na célula junto com água, dae o aumento de peso de quem toma creatina), e com a água ela carrega nutrientes extras pras suas células musculares.
Então as vantagens de se tomar creatina no pós treino são: Melhor absorção (refeição de alto IG = Insulina), Maximização dos efeitos (saturação), Ajuda a recuperação muscular (recuperando melhor, vc pode treinar mais e melhor - tendo ganhos em menos tempo).
Creatina x Cafeína
Como disse ali em cima, a creatina tem grande osmolaridade, ela se associa à água, e vai até as células nessa condição. Já a cafeína tem propriedades diuréticas, ela proporciona uma eliminação da água (adivinha o que acontece com a água associada com creatina?). Acho o maior paradoxo do mundo esses suplementos pré-treino terem creatina + cafeína, mas enfim - talvez eles saibam de algo que eu não sei...
Então, fosse você, eu tomaria sim a minha cafeína no pré-treino pra dar aquele "kick" a mais, tendo ae um intervalo de umas 2 horas ou mais até a próxima refeição - a pós treino - aonde eu colocaria a creatina no seu shake...
depois eu leio sobre seus treinos pra ver se eu tenho mais alguma sugestão xD
abrass