- Importancia de Dormir :
É durante o sono que nosso organismo procura recuperar o desgaste e restaurar as lesões que sofreu durante o dia.
Outra muito importante função do sono - mais precisamente, do sono profundo, aquele que nos faz sonhar - é a produção de hormônio do crescimento. Nos adultos, o hormônio do crescimento comanda o crescimento e restauração dos músculos magros, bem como colabora decisivamente na eliminação da gordura. Para atingirmos o sono profundo é importante dormirmos sem interrupções, em ambiente escuro e silencioso.
Quem dorme pouco, ou dorme com frequentes interrupções, sofrerá uma sensível diminuição de testosterona. A testosterona é um hormônio cujo nome vem da palavra testículo, ou seja: a testosterona é um hormônio masculino, comandando o crescimento dos músculos e ativando o sistema imunológico. Fraqueza muscular e pouca resistência à doenças são sintomas decorrentes de nível baixo de testosterona.
- Como o cigarro prejudica :
Hoje, todo o mundo sabe que o cigarro produz câncer de pulmão e outros males que terão efeito somente a longo prazo. Não é sobre isso que vamos falar aqui. Nossa preocupação é com os efeitos atuais do cigarro no desempenho da musculação.
O cigarro prejudica a capacidade de seu pulmão absorver oxigênio e isso resulta numa óbvia diminuição do fôlego, resistência e capacidade de competir adequadamente num esporte de alto desempenho como é o caso do fisiculturismo.
O cigarro também produz problemas menos visíveis. Ele produz grande quantidade de oxidantes que diminuem a eficácia dos alimentos e que reduzem a potência do sistema imunológico. Isso faz com que o fumante fique fraco e mais sujeito a pegar resfriados e outras doenças que prejudicarão seu treino e desempenho.
- Como a maconha prejudica :
É já bastante sabido que a maconha desmotiva as pessoas e não é compatível com a disciplina exigida de um praticante de musculação. Contudo, esse não é o maior problema que ela provoca.
Nas primeiras horas depois de uma pessoa fumar um cigarro de maconha, a mesma fica com sua capacidade de julgar distâncias severamente prejudicada.
Outro grave problema da maconha é que basta um mísero cigarro para que nas próximas 24 a 48 horas seu organismo sofra uma grande redução da testosterona ( o hormônio masculino do qual já falamos acima ) e aumento do estrogênio ( o principal hormônio feminino ). Os resultados são a perda de força, aumento de gordura e diminuição na capacidade do organismo se recuperar dos efeitos do treinamento.
- Como o alcool prejudica :
O álcool é transformado em gordura e, além disso, esse processo de transformação gasta nutrientes - como é o caso das importantes vitaminas do complexo B - que poderiam ter um uso muito importante na recuperação e descanso do atleta.
Além disso, nas primeiras horas depois da ingestão de bebida alcoólica, a coordenação motora da pessoa fica prejudicada. Quem bebe diariamente tem grande possibilidade de estar desidratado, e então enfraquecido muscularmente.