Cara eu discordo muito dessa frase. Concordo que hipertrofia muscular é algo ainda obscuro na ciência e seus gatilhos ainda são desconhecidos, porque que existe plateau, etc.
Mas se a teoria esta incorreta não é teoria. Teoria EXPLICA a prática, qualquer coisa que aconteça na prática que contrarie a teoria seria o suficiente para derrubar a teoria.
Exemplificando, teoria da evolução esta ai a mais de 150 anos e até hoje nenhuma evidência prática (coelho no periodo cambriano ou qualquer outra coisa de mesmo impacto) foi encontrada. Se fosse toda a teoria estaria errada, e uma nova deveria ser feita, por enquanto e ainda bem, nada disso foi encontrado.
Isso que você falou é no mínimo inconsistente, se você é formado como diz ser verificar que existem coisas ocorrendo na prática com você que contraria o que você aprendeu, você deveria no mínimo relatar isso a algum centro de estudo para se certificar se o seu pensamento esta correto mesmo. Deveria também como formado que é, acredito que tenha o embasamento teórico necessário, para conduzir um experimento para se certificar que você não é a exceção da exceção..
As pessoas endeusam a hipertrofia como se fosse algo completamente nebuloso e escuro que só se pode tirar conclusões in natura e no teste prático. Assim quem está a mais tempo tateando é o que sabe mais. Deprimente.