Você Sabia?
A partir de 13 de janeiro de 2009, você NÃO vai mais poder:
* Beber Gatorade depois de jogar futebol com os amigos, andar de bike ou durante a musculação
* Jantar um Shake saudável em vez de um hambúrguer gorduroso
* Comer um PowerBar ou tomar Whey para ajudar no seu exercício físico
Isso porque, o Ministério da Saúde do nosso país, através da ANVISA, está quase aprovando uma legislação (http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B24416-1-0%5D.PDF) que proíbe a fabricação de alimentos para pessoas que PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA. Eles acham que esses alimentos são só para ATLETAS, que consomem com o objetivo de COMPETIÇÃO. Ou seja, para os 99,50% da população brasileira restante, não irão existir suplementos, mesmo que você pratique atividade física regularmente.
A ANVISA não deveria proibir nada. Afinal, vivemos ou não em um país livre? E o nosso direito à escolha? Com certeza a ANVISA deve garantir que todo alimento seja SEGURO PARA O CONSUMO, mas a escolha de consumir ou não deve ser EXCLUSIVAMENTE do cidadão. E além de tudo isso, a ANVISA ainda está proibindo produtos seguros que são consumidos há anos no mundo todo, como BCAA, aminoácidos isolados (carnitina, arginina, taurina...) e isotônicos com vitaminas.
Se você gostaria:
- de ter liberdade na escolha do que vc consome
- de consumir Gatorade, shakes ou suplementos, mesmo sendo um praticante de atividade física que não objetiva competição
junte-se a nós, entre no site e encaminhe já sua OPINIÃO à ANVISA:
www.abenutri.org
ou envie sua opinião para
[email protected]
(Se possível com cópia para:
[email protected])
E também argumente no fórum: http://www.anvisa.gov.br/forum/cp/forum.asp?FORUM_ID=421
Antes de aprovar qualquer legislação, nosso país libera uma consulta PÚBLICA. Ou seja, é PÚBLICO!!
Não deixe de expressar sua opinião!
E para ajudar, segue um MANIFESTO pronto para ser enviado:
"Prezada ANVISA, vocês têm que fazer uma legislação para todos os praticantes de atividades físicas, e nós é que decidimos se queremos consumir suplementos ou se é possível ter uma alimentação balanceada. Queremos ter essa liberdade de escolha! Não aprovem essa legislação restritiva para atletas que buscam competição ou rendimento. Como vocês irão controlar o consumo somente pelos atletas? Vocês devem avaliar a segurança do alimento, mas não cabe a vocês saber se uma alimentação diversificada é suficiente para um esportista regular. Pensem nisso e mudem com urgência essa legislação!"