Bom Dia Marombada!
Depois de muito tempo afastado, venho pedir a ajuda de vocês pra tentar entender uma coisa interessante que vem acontecendo comigo.
O post vai ficar um pouco grande, pois preciso relatar um pouco da minha vida na musculação pra que entendam, a alguns dias venho pensando nisso tentando entender como isso pode ser explicado.
Bom, nem vou ficar de modéstias e o que vou escrever aqui realmente aconteceu/tá acontecendo comigo mesmo.
Comecei a treinar aos 15 anos de idade, durante o primeiro ano, só aprendizado e muitos erros (como muitos) pouca evolução e assim a vida foi seguindo... Aos 16, comecei a empolgar realmente com o mundo bodybuilding, ler livros, acompanhar fórum, artigos, assistir dezenas de vídeos todos os dias, enfim, acho que a grande maioria aqui já passou por isto... E foi ai que comecou minha "preparação pesada"... nesta época, trabalhava realizando recarga de cartuchos da empresa de meu pai dentro de casa, ele me pagava R$700,00 por mês e grande parte deste dinheiro era investido em dieta e suplementação pesada. Já tomei tooooodo tipo de suplemento que vocês possam imaginar, nacionais e importados. Aos 17 quase 18, no auge da minha empolgação, cheguei a consumir 12 claras de ovo por dia, quase 600GR frango/dia. Sem contar suplementação com muito whey e albumina... Bom, o resultado, depois de 3 anos treinando pesado, com uma super dieta não era pra ser diferente: Estava razoavelmente seco. grande e bem desenhado pra alguém que nunca fez uso de AEs.
A vida bateu! Passei no vestibular e ao mesmo tempo fui convidado a trabalhar na CEMIG (Distribuidoria de Energia de Minas Gerais) lógicamente aceitei o convite e então comecei a trabalhar das 8 às 18 e estudar até as 22:30. Com essa drástica mudança de vida, fiquei totalmente sem tempo e parei de treinar durante uns 8-9 meses (mas sempre tentei segurar a onda na alimentação) resultado: Ganhei um pouco de gordura, e perdi alguns KG de massa muscular.
Tudo bem, uma vez adaptado a nova rotina de vida, a vontade de treinar voltou, retornei a academia, e aos poucos fui retornando dieta e suplementação NA MEDIDA DO POSSÍVEL. O que achei engraçado e gostaria de entender é: Hoje, por não ter mais tempo/condições, consumo muito menos proteínas do que deveria, minha dieta não chega nem perto do que era antes, sou obrigado a comer um pastel frito ou coisa similar todos os dias pelo menos 1x ao dia pra não morrer de fome e mesmo assim, com poucos meses de treino retornei a minha condição anterior (exceto o nível de gordura corporal, obviamente) e hoje, por incrível que pareça, estou até maior do que estava antes quando treinava e alimentava super bem. Lógico que a gordura corporal não é a mesma, afinal de contas sou obrigado a consumir mais frituras e carbos ruins durante o dia. Mas, enxergo hoje meu shape maior e mais proporcional em relação a massa muscular do que era antes. Como explicar isto? Memória Muscular? Sempre pensei que nunca mais voltaria a condição anterior por não ter mais condições de manter o estilo de vida que mantia....
O que vocês acham?